Por SophiA Em Bibliotecas e Acervos

Software para gestão de biblioteca ajuda na orientação de TCC




Um software para gestão de biblioteca pode ser um grande aliado para a orientação do trabalho de conclusão de curso (TCC).

Trata-se de um material que exige muita dedicação, já que o seu resultado é muito importante para o aluno em formação.

Sem contar que há muitos desafios durante o percurso - do início e estruturação até suas etapas finais de formatação.

Mas a tecnologia voltada para a biblioteca pode entrar como um elemento facilitador nesse processo.

Siga na leitura e saiba como um software para gestão de biblioteca torna a orientação de um TCC mais prática!

Afinal, quais são as atribuições de um orientador de TCC?

Orientar um trabalho de conclusão de curso não é uma tarefa simples. Isso porque envolve muita responsabilidade, dedicação e tempo do orientador.

Não é exagero dizer que o docente terá papel essencial na formação do trabalho e, também, do profissional.

Aliás, a otimização da agenda do professor é uma das vantagens oferecidas pelo software para gestão de biblioteca. Mas antes de focarmos nesse tema, vamos pontuar as principais atribuições de um orientador de TCC.

1) Auxiliar na estrutura do trabalho

Para qualquer TCC, o primeiro passo entre orientando e orientador é alinhar o tema e o formato de texto que será utilizado.

Dessa forma, é papel do orientador do TCC conversar e informar todas as normas dos modelos de texto para o seu aluno - em geral, são utilizadas as monografias, que são a forma padrão.

Além de auxiliar na estrutura, também é papel do orientador conduzir o desenvolvimento do trabalho, estando próximo do aluno em todas as etapas da elaboração de seu trabalho.

2) Fornecer informações importantes

Outra atribuição do orientador, além de auxiliar na escolha de um modelo de estrutura, é fornecer informações importantes.

Elas incluem as normas da ABNT, que existem para todos os tipos de trabalhos e incluem o uso de espaçamentos, margens, tipos de citação, prazos, etc.

A elaboração de um cronograma, com etapas e datas de entrega, também é uma tarefa muito importante no desenvolvimento do trabalho,

3) Analisar o conteúdo, corrigir e propor melhorias

Nesta etapa o software de gestão de biblioteca, ou outra tecnologia, não pode substituir o professor, com sua experiência e conhecimento.

Assim, cabe ao orientador de TCC analisar o texto e orientar seu aluno quanto às partes que necessitam de melhorias.

O principal objetivo dessa tarefa é evitar erros no trabalho final, bem como garantir que a metodologia do trabalho esteja coerente com o tema escolhido. E que o TCC seja, de fato, de autoria do aluno – e não um plágio.

Para isso, o ideal é que essa avaliação ocorra aos poucos, conforme os prazos do cronograma, previamente desenvolvido, para garantir concordância e um trabalho de qualidade.

4) Indicar bibliografias de referência, o que pode ser mais fácil com um software para gestão de biblioteca

Por fim, cabe ao orientador, já no início da pesquisa, indicar bibliografias relacionadas à linha de pesquisa do aluno.

Entretanto, isso não significa que todo conteúdo utilizado como referência tenha que vir do orientador. É essencial que o aluno complete a bibliografia com sua própria pesquisa.

Nesse sentido, para garantir que o orientando encontre os livros e autores com facilidade, é essencial que o acervo da universidade esteja atualizado e que utilize um software para gestão de biblioteca eficiente.

Assim, será capaz de auxiliar alunos e orientadores a localizar com rapidez os materiais necessários para o desenvolvimento de um TCC de qualidade.

Não menos importante, é a possibilidade de identificar livros que estão emprestados. Ou seja, se o orientando deseja uma obra que não está disponível, fica fácil saber qual o prazo de devolução e receber um aviso automático, quando ela retornar ao acervo da universidade.

Essas e outras funcionalidades, estão disponíveis em Sophia, software para gestão de biblioteca.

Quem está apto para orientar um TCC?

Como regra geral, qualquer professor universitário, ou pesquisador, está apto para a orientar um TCC. No entanto, nem todos os professores se sentem familiarizados com as atribuições, detalhes da pesquisa e metodologia científica.

Por esse motivo, aqueles profissionais mais alinhados com esse tipo de função são mais requisitados para a orientação.

Outra regra geral, mas que pode abrir exceções dependendo da universidade, é que o orientador seja professor da própria universidade do aluno.

Uma ótima dica para alunos que estão em busca de um orientador é considerar o perfil do profissional. Descubra aquele que tem maior familiaridade e/ou já orientou trabalhos de conclusão semelhantes.

Já para o orientador, uma boa forma de otimizar seu tempo, é ter à disposição um software para gestão de biblioteca. Facilitando suas pesquisas, a ferramenta vai otimizar seu tempo.

E esse fato faz toda a diferença, pois para orientar é necessário dar atenção ao aluno durante toda a trajetória do TCC. Como se tivesse a guarda do projeto em desenvolvimento.

Software para gestão de biblioteca: TCC sem complicação!

Orientar trabalhos de conclusão de cursos é uma tarefa de grande responsabilidade e que exige disponibilidade de tempo do professor – que já tem uma agenda bem sobrecarregada.

Como vimos, a análise crítica do conteúdo elaborado pelo orientando é algo que somente o orientador pode fazer. Mas existem outras tarefas que podem ser facilitadas.

É caso da pesquisa e seleção de referências bibliográficas, que consome energia e tempo do docente. E, se feita manualmente, pode deixar de fora materiais preciosos disponíveis no acervo da universidade.

Nesse sentido, o SophiA é o software para gestão de biblioteca que chegou para ajudar nessa etapa tão importante da produção do TCC.

Com a solução esse processo, que costuma ser longo quando feito manualmente, passa a ser muito mais prático. E totalmente eficaz, já que vai garantir que todo conteúdo relevante para o trabalho será identificado e listado para a pesquisa.

Além do mais, com SophiA será mais fácil catalogar cada TCC produzido, incorporando-o ao acervo físico/digital da universidade.

O orientador tem um papel fundamental durante todo o desenvolvimento de um TCC. No entanto, precisa de soluções práticas que ajudem a agilizar as atribuições mais burocráticas para que possa usar seu tempo para analisar e orientar o conteúdo do trabalho.

Por isso, todo orientador – e todo gestor de acervos - precisa de um software para gestão de biblioteca inovador e completo.

Peça agora mesmo uma demonstração de SophiA e surpreenda-se! 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.