Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Bibliotecas e Acervos

SophiA possui o software para biblioteca perfeito para a sua instituição

Fazer uma boa escolha a respeito da ferramenta de gestão de biblioteca é uma das formas de aproximar os alunos dos livros, e incentivar o hábito da leitura!

A gestão escolar, em qualquer uma de suas áreas, trata-se de uma tarefa que exige atenção, esforço, planejamento e dedicação, dentre outros substantivos nessa linha. E, claro, na gestão de biblioteca não é diferente!    

É mais um dos importantes papéis dos educadores na vida dos jovens: incentivo à leitura. Para isso, no entanto, é preciso colocar à disposição deles boas e eficientes bibliotecas — aqui, inclui-se, por exemplo, um acervo abrangente e variado, com títulos de fácil pesquisa e localização. 

Como proporcionar tudo isso aos estudantes? Além da atenção, do esforço, do planejamento e da dedicação, fazendo também uma boa escolha de software para biblioteca!

Nossas sugestões de softwares para você: Philos, SophiA Biblioteca e Odilo!

O Philos, o SophiA Biblioteca, e a plataforma Odilo são três soluções para biblioteca que fazem parte do portfólio dos sistemas para escolas, bibliotecas e acervos dos softwares SophiA. Odilo vem de uma parceria recente — ela é uma solução para gestão de conteúdo digital, desenvolvida em 2011, na Espanha e, atualmente, comercializada no Brasil pela Prima, empresa criadora dos softwares SophiA.

A seguir, falaremos mais sobre cada uma dessas três opções de software para biblioteca. Confira! 

Philos

A solução Philos foi desenvolvida, especialmente, para otimizar a gestão de bibliotecas escolares. A plataforma facilita, por exemplo, o acesso dos gestores às estatísticas do acervo da biblioteca escolar, bem como às informações relacionadas a circulação das obras. 

O software para biblioteca escolar também conta com um portal capaz de otimizar a prática de pesquisas, reservas, empréstimos e renovações no acervo da instituição de ensino — tanto por parte dos alunos, quanto dos funcionários autorizados da biblioteca. 

Com o Philos, ainda é possível que todos visualizem quais foram as aquisições recentes feitas pela biblioteca da escola e quais são as obras mais emprestadas.

Para saber mais sobre esse software da Prima, acesse: solução Philos! 

SophiA Biblioteca

O SophiA Biblioteca, por sua vez, é voltado para a gestão de bibliotecas acadêmicas. bibliotecas. Com ele, é possível fazer o gerenciamento da biblioteca digital, com vinculação de diversas mídias — como PDF, DOC, imagem, vídeo e som. 

A ferramenta é integrada a provedores de conteúdo digital, como o Minha Biblioteca. Além disso, disponibiliza aos seus usuários o acesso aos trabalhos e pesquisas realizados pelos corpos docente e discente da instituição universitária que atende.

O software para biblioteca universitária da Prima também permite que os acadêmicos tenham acesso online às principais operações da biblioteca — como a consulta de obras, as reservas e as renovações.

Ainda, com o SophiA Biblioteca, os usuários podem requisitar volumes de outras bibliotecas da mesma instituição, bem como realizar o levantamento de referências bibliográficas de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Para saber mais sobre esse software Prima, acesse: SophiA Biblioteca! 

Odilo

A plataforma Odilo é uma solução voltada à gestão de conteúdo digital, que pode ser integrada aos dois softwares para biblioteca citados acima, Philos e SophiA Biblioteca.

A plataforma espanhola funciona da mesma maneira que a famosa Netflix (provedora global de filmes e séries via streaming) — mas, no lugar de oferecer aos seus usuários séries e filmes, ela oferece o acesso a livros, revistas, jornais e outros documentos digitais.

Atualmente comercializada pela Prima no Brasil, a Odilo é uma solução usada por mais de 40 países — em mais de 4.500 instituições do mundo todo. A ferramenta conta com cerca de dois milhões de conteúdos digitais disponíveis, acessados por volta de 140 milhões de usuários ativos. 

Por meio da integração da Odilo com o SophiA Biblioteca e o Philos, é possível associar o conteúdo disponibilizado pela solução espanhola ao acervo da biblioteca escolar ou universitária — incluindo documentos e trabalhos produzidos pela própria Instituição. 

Para mais informações sobre a plataforma Odilo e a integração dela com as soluções SophiA, acesse: www.sophia.com.br/solucoes/bibliotecas/odilo — no final da página você ainda pode preencher um formulário para agendar uma apresentação online com a equipe responsável pela ferramenta no Brasil, sem nenhum compromisso.

E, se você possui interesse em saber mais sobre gestão de biblioteca, temos, ainda, à sua disposição, o conteúdo "Tudo o que você precisa saber sobre gestão de biblioteca" — outro dos nossos posts sobre o assunto! 

Não deixe de continuar acompanhando nosso blog para mais dicas como essa.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.