Por SophiA Em Bibliotecas e Acervos Atualizada em 17 MAR 2022 - 15H25

Tipos de Bibliotecários: em qual deles você se encaixa?

Existem vários tipos de Bibliotecários e, para cada um, um software de gestão que facilita o trabalho diário. Venha saber mais!




Quais são os tipos de Bibliotecários e as características de cada um deles? Ao contrário do que se possa pensar, não existe um único perfil de biblioteca – e profissionais.

Afinal, o trabalho em uma biblioteca possui muitas similaridades – um bom exemplo são os cuidados com a conservação das obras. No entanto, existem particularidades inerentes ao tipo de acervo e objetivo do espaço.

Em outras palavras, dependendo da finalidade e do público-alvo, a equipe tem uma rotina específica.

Por isso, trouxemos neste artigo, 4 tipos de Bibliotecários, bem como as soluções modernas para facilitar a rotina profissional de cada um deles.

Conheça 4 tipos de Bibliotecários que ajudam a promover o conhecimento

Mesmo abrigando coleções de livros e outras publicações, as bibliotecas não são exatamente iguais.

Entre suas particularidades, podemos destacar: objetivos, público atendido, tamanho da equipe de trabalho, orçamento disponível, localização, interação dos usuários com o espaço, etc.

A seguir destacamos 4 tipos de Bibliotecários que ilustram bem essas diferenças.

1- Bibliotecário de escolas

O primeiro de nossos quatro tipos de Bibliotecários é aquele que atua na biblioteca escolar, sendo responsável por um acervo que faz parte da infância e adolescência de muitas pessoas.

É na biblioteca da escola que se fomenta o interesse pela leitura, ampliando o processo de aprendizagem para além das paredes da sala de aula.

Dessa forma, o Bibliotecário escolar deve manter tudo organizado e muito atrativo – inclusive com uma decoração interessante.

Além de garantir atualização nos conteúdos das estantes. Para este profissional, existe o grande desafio de estimular a leitura e, ao mesmo tempo, gerenciar dados de centenas de alunos.

Por isso, uma ótima solução para otimizar o tempo é utilizar um software para gestão da biblioteca escolar. Se você é esse tipo de Bibliotecário, precisa conhecer o Philos, um software desenvolvido pela equipe SophiA.

Fácil de usar, entre suas facilidades, ele permite:

· Cadastrar obras por meio do número do ISBN;

· Configurar perfis de acesso condizente com as funções de cada operador;

· Acessar estatísticas do acervo;

· Realizar a gestão de acervos híbridos;

· Que os usuários pesquisem o acervo, façam reservas e renovem o empréstimo via portal web.

Assim sobra mais tempo para iniciativas de estímulo à leitura, como atividades em comemoração à datas importantes - o Centenário da Semana de Arte Moderna, por exemplo.

2- Entre os 4 tipos de Bibliotecários, temos os que cuidam de acervos universitários

Focadas em conteúdo acadêmico, as bibliotecas universitárias precisam disponibilizar materiais específicos para determinada área - engenharia, comunicação, filosofia, etc.

Assim, garantem que obras presentes no plano de ensino estejam disponíveis em quantidade suficiente para atender os alunos matriculados naquele curso. Aliás, esse é um dos requisitos exigidos pelo MEC.

E cabe ao profissional, que está nesta categoria de tipos de Bibliotecários, receber os avaliadores do MEC, apresentar relatórios que atestem a qualidade do acervo, etc.

Essa tarefa é uma das mais importantes porque a nota obtida pela biblioteca influencia na nota final da instituição de ensino.

Mas não é a única atividade do gestor, que precisa cuidar do acervo e criar outras ações para atrair o público ao espaço.

Para ajudar esses incansáveis profissionais, o SophiA Biblioteca é a solução perfeita para gestão universitária.

Automatizando processos, facilita a elaboração de documentos para o MEC e ainda permite gerenciar o acervo digital e físico com praticidade e eficiência.

Tudo isso, com vinculação de mídias diversas, como PDFs, DOCs e outros. Também oferece o Terminal de buscas do Repositório Institucional da SophiA, ampliando a disseminação da produção da Universidade.

A ferramenta permite acesso online para pesquisa, empréstimos e consulta às referências bibliográficas com base nas normas ABNT.

3- Bibliotecas Públicas

Neste tipo de acervo, encontramos exemplares para todo tipo de leitor, seja estudante ou não.

Assim, os tipos de Bibliotecários que atuam em espaços públicos, precisam de uma gestão atrativa para contemplar o seu diversificado público.

É importante ter clássicos da literatura mundial e da literatura brasileira. Mas também devem ter espaço para outros tipos de obras, como histórias em quadrinhos, jornais e revistas.

Além disso, atividades como teatro, música, roda de leitura, exposições culturais, entre outras, também devem ser ofertadas para atrair o público e criar engajamento entre espaço e a comunidade.

Nesse sentido, o SophiA Biblioteca, software altamente diversificado, oferece muitas funções para gerenciamento do acervo físico/virtual. Faz a catalogação por meio do ISBN, elabora relatórios variados, possui portal web para os leitores pesquisarem o acervo via online, etc.

Além disso, também é possível controlar normas em esferas municipais, estaduais, federais e até mesmo internacionais.

4- Acervos especializados

Fechando a lista com os 4 tipos de Bibliotecários, temos aqueles que atuam em acervos especializados. É o caso de bibliotecas jurídicas, médica, corporativa, etc. Para esses casos, conte com o SophiA Biblioteca para acervos especializados.

Visando facilitar a organização, pesquisa e armazenamento de conteúdo, o SophiA oferece pesquisas simples e avançadas. Nome do autor, título, palavra-chave, período, entre outros.

Para cada um dos tipos de Bibliotecários, uma solução SophiA

As soluções da linha SophiA voltadas para a gestão de bibliotecas são intuitivas, tornando o trabalho muito mais ágil e eficiente – para todos os tipos de Bibliotecários.

Automatizando processos, nossas ferramentas otimizam o tempo dos Bibliotecários, permitindo focar em funções mais estratégicas como atrair público para o espaço e valorizá-lo.

Outro recurso interessante é o DSI - Disseminação Seletiva da Informação, por onde o usuário é avisado quando algo de determinado tema de interesse dele, estiver disponível na biblioteca.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.