Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Bibliotecas e Acervos Atualizada em 24 OUT 2017 - 15H15

Vantagens de uma gestão de biblioteca escolar com softwares

Conheça as principais vantagens que uma gestão de acervo bibliográfico com softwares pode trazer para as instituições de ensino.




As bibliotecas nas escolas representam um espaço enriquecedor, que têm como principal objetivo fomentar o gosto pela leitura em crianças e jovens. Além disso, as bibliotecas ajudam a estreitar a relação dos alunos com a cultura letrada, facilitando, inclusive, no processo de aprendizagem em sala de aula.

Diante de tamanha importância na formação integral dos estudantes, as bibliotecas precisam estar preparadas para oferecer essa experiência completa para os alunos. Neste sentido, foi sancionada em 2010 uma lei que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino. Por ela, as escolas da rede pública e privada têm até maio de 2020 para cumprirem as exigências do texto, que estipula que as bibliotecas e salas de leitura tenham acervos compostos por, no mínimo, um título para cada aluno matriculado.

Essa medida é fundamental para que haja uma variedade de obras disponíveis para os estudantes de acordo com a faixa etária. No entanto, a ampliação deve ser assertiva, possibilitando que a biblioteca se torne realmente um suporte ao ensino e seja um local para desenvolver a leitura e ampliar os conhecimentos sobre a valiosa literatura.

Uma boa gestão de acervo bibliográfico é fundamental para que as escolas e, principalmente, os alunos desfrutem de todos os benefícios que uma sala de leitura pode proporcionar.

Se você é bibliotecário ou educador que atua na área e quer otimizar o trabalho diário, tornando o acervo mais atrativo e organizado, não deixe de conferir na sequência as vantagens de uma gestão de acervo com software.

Veja como deve funcionar uma biblioteca nos dias de hoje

Vimos que as bibliotecas nas escolas assumem um papel importante na formação dos estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Mas, para que esses espaços tenham de verdade um papel de destaque na instituição de ensino, é essencial que a gestão do acervo bibliográfico acompanhe as mudanças no perfil dos alunos.

Para chamar a atenção dos estudantes do século XXI, é importante que o acervo seja atrativo. Os bibliotecários são essenciais para colocar em prática estratégias que vão ao encontro do perfil dos alunos atuais, promovendo, por exemplo, uma catalogação por cores, integração com conteúdo digital e atividades lúdicas de estímulo à leitura.

Entretanto, para ter tempo de planejar e aplicar essas ações, os bibliotecários precisam contar com recursos tecnológicos parceiros, como a gestão de acervo com software. Nos próximos tópicos, vamos mostrar como funciona e quais são as vantagens de utilizar essa ferramenta na sua biblioteca.

Saiba qual é o papel de um software de gestão de acervo

O desafio dos bibliotecários dentro das instituições de ensino é complexo. Além de atuarem diretamente no processo de estímulo à leitura, esses profissionais têm que gerenciar todo o acervo da escola.

Para otimizar o trabalho, é interessante que os bibliotecários contem com um bom software de gestão de acervo, que facilite as tarefas diárias e ajude na organização do funcionamento das bibliotecas escolares.

Hoje, as instituições podem usufruir de plataformas que disponibilizem controles simples, contemplando empréstimos e devoluções, classificação dos títulos por cores, relatórios de acesso, entre outras funcionalidades. Com isso, o gestor da biblioteca ganha tempo na administração e consegue se dedicar para a sua missão mais nobre, que é fomentar a leitura entre os estudantes.

Conheça mais vantagens do gerenciamento com software

Além de permitir que o profissional atue de maneira estratégica na formação dos leitores, um bom software de gestão de acervo bibliográfico traz ainda mais vantagens. A seguir, listamos as principais:

Gestão descomplicada

Ao adotar uma gestão de acervo com software, o bibliotecário terá uma visão clara e detalhada dos dados do local por meio do painel de gestão, que traz gráficos altamente visuais sobre a situação das atividades desenvolvidas na biblioteca, como dados gerais, usuários, circulação, acervo e consultas aos terminais.

Catalogação simples e intuitiva

Agilizar os processos rotineiros da biblioteca é uma das funções da gestão de acervo com software. A catalogação, por exemplo, se torna muito mais simples e intuitiva nessas plataformas. Boas ferramentas permitem, por exemplo, que o bibliotecário importe os dados bibliográficos apenas digitando o ISBN da obra.

Biblioteca dinâmica e interativa

A gestão de acervo com a utilização de um software traz vantagens também para os alunos e docentes. Os processos de busca, renovação e reservas são realizados facilmente por meio do sistema de gestão. Além disso, materiais digitais também podem ser catalogados e ficam disponíveis para as consultas dos estudantes, deixando a biblioteca mais dinâmica e interativa, seguindo o perfil da educação do século XXI.

Hoje, mostramos as principais vantagens de uma gestão de acervo bibliográfico utilizando um bom software. Se você ficou interessado e quer conhecer os outros benefícios proporcionados por uma plataforma de gestão de bibliotecas escolares, clique aqui e veja como o Philos, software desenvolvido pela Prima, pode transformar o gerenciamento da sua biblioteca.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.