Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Bibliotecas e Acervos

Você já pensou em ter também um museu virtual?

Um museu virtual é uma forma de levar cultura e educação de forma fácil, acessível e prática a quem não pode ir até o espaço físico. Saiba mais sobre o assunto!

Em tempos como o da pandemia do coronavírus (COVID-19) — em que o isolamento social se faz necessário — é preciso inovar. Você já pensou em investir em uma versão virtual do seu museu para passar por momentos como esse com o menor impacto possível para a instituição?

A prática não é exatamente uma novidade, visto que já vem sendo realizada há anos por algumas instituições, entretanto, tem ganhado mais força nesse período de pandemia.

Grandes museus do mundo todo já disponibilizaram seus acervos artísticos para uma visitação virtual — é o caso, por exemplo, do famoso Louvre, localizado em Paris, na França. Que tal, então, inspirar-se na iniciativa?

Museu virtual: levando o seu acervo ainda mais longe

Um museu virtual é uma forma de levar a cultura e a educação de forma fácil, acessível e prática a quem não pode ir até o espaço físico — ou, mesmo, quem não gosta de fazer isso.

Essa versão de museu é perfeita para momentos como o de isolamento e quarentena. Nesses casos, as pessoas tanto não devem sair de casa quanto estão a procura de conteúdos que possam consumir diretamente do conforto e segurança dos seus lares. 

Os museus virtuais também são uma alternativa para as escolas que querem manter seus alunos entretidos com o conhecimento — de uma forma simples, prática e dinâmica — tanto dentro quanto fora das salas de aula. Eles configuram-se, ainda, em um exemplo de como as tecnologias digitais podem ser aplicadas na educação. 

O investimento em uma versão online do museu é uma oportunidade que não se pode perder — especialmente porque a presença na internet é uma forma eficaz de ganhar visibilidade e destaque diante das concorrências de mercado. Trata-se, ainda, de uma maneira de manter "abertas as portas" da instituição em momentos que exigem o contrário.  

Segundo o Centro de Referência em Educação Integral, um museu virtual é uma oportunidade educativa que proporciona visitas de duas maneiras diferentes: através de fotografias em 360 graus e panorâmicas do museu físico, "que permitem um passeio pelo espaço e observação das obras" ou "por meio da adaptação do acervo para o formato digital".

Para se inspirar: projeto ERA CULTURAL

O ERA VIRTUAL é um projeto pioneiro na disponibilização de visitas pela internet com visualização 360º dos museus brasileiros e seus acervos. A intenção da proposta, desenvolvida desde 2008, é justamente a ampla divulgação e promoção do patrimônio cultural brasileiro.

"Este projeto foi e continua sendo resultado da percepção de que nesta nova era da tecnologia das informações é essencial inovar, rever e reconstruir o modo de promover a cultura", ressalta o texto de apresentação da iniciativa, em sua página online.

A publicação também destaca que "ao perceber o potencial  das visitas virtuais em promover as instituições beneficiadas", foi decidido, em 2013, "desenvolver o projeto também para os parques nacionais e para as cidades com sítios considerados como Patrimônio da Humanidade" pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 

Para saber mais sobre o projeto e inspirar-se para criação do seu museu virtual, acesse o site ERA VIRTUAL!

Lembre-se, no entanto, da essencialidade da boa gestão de acervos 

A gestão eficiente dos acervos do museu é fundamental para que a experiência do visitante — tanto do museu físico quanto do museu virtual — seja a melhor possível. Uma boa gestão de acervos também otimiza o tempo de toda a equipe de trabalho e evita muitos esforços desnecessários. 

Qualificar-se, atualizar-se e contar com as parcerias certas são três formas de efetuar essa boa gestão. O chamado SophiA Acervo é um exemplo nesse terceiro aspecto!

Conheça o SophiA Acervo

O SophiA Acervo é um software de gestão de museus desenvolvido pela empresa Prima, com o objetivo de facilitar todo o processo de organização, catalogação e pesquisa dos materiais e informações nesses espaços culturais — isso através de parâmetros como título, assunto, palavra-chave, intervalo de tempo, dentre outros. Através da solução Prima, também é possível criar fichas de catalogação de acordo com o interesse de cada instituição ou pessoa.  

Todas essas funcionalidades contribuem para melhorar a experiência do visitante (do museu físico e do museu virtual), bem como otimizar o tempo de toda a equipe da instituição cultural.

Para mais informações sobre SophiA Acervo, acesse a página online da ferramenta  — ou entre em contato para uma conversa sem compromisso com nossos consultores!

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.