Bibliotecas públicas: muito mais que apenas livros

bibliotecas públicas

As bibliotecas públicas cumprem uma função social importante. Elas contribuem com a formação e lazer de crianças e adultos, dando oportunidade de acesso ao conhecimento a todos os que a procuram. Mas a biblioteca é muito mais do que tomar livros emprestados. É onde podemos ter acesso a diversas fontes de informação, conexão com a internet, assistir palestras, fazer cursos, participar de oficinas, ou simplesmente, um local de abrigo onde podemos ficar tanto com silêncio para ler ou estudar, como com agitação, participando de alguma ação cultural ou debate, se essa for a nossa vontade. Enfim, um espaço democrático e acolhedor.

Nas bibliotecas públicas temos acervos e serviços variados e todas as faixas etárias são bem-vindas! As atividades variam de contação de estórias para as crianças, até clubes de leitura e aulas de informática. Já vi muitos projetos interessantes desenvolvidos com a comunidade, como aulas para a terceira idade para usar celulares e redes sociais, leitura de contos pelo telefone, auxílio na pesquisa escolar, ajuda para preparar um currículo para concorrer a uma vaga de emprego, cursos para uso de computadores, estímulo à leitura, teatro, saraus, encontros com autores, festa do pijama, roda de leitura, piquenique, campeonato de videogame, karaokê e muitas outras ações. Algumas dessas atividades causam estranheza por ocorrerem em bibliotecas, afinal as pessoas pensam que são templos de silêncio e que falar não é permitido. É claro que existem áreas onde o silêncio é fundamental, mas isso não ocorre no prédio todo. A biblioteca é, antes de mais nada, um local para troca de ideias, abertura para o novo, compartilhamento de experiências.

Com a pandemia, novos desafios. Mais do que nunca as pessoas precisam de acolhimento, opções de atividades para fazer em casa, encantamento com a ficção ou aproveitar o tempo livre para aprender uma nova habilidade. Logo no começo as bibliotecas precisaram fechar suas portas, mas não dava para permanecer desta forma. Aos poucos muitas foram encontrando formas de contato com seus leitores, como atividades virtuais (clubes de livros, exposições, debates etc.), até fazer o livro impresso chegar às mãos dos usuários, como é o caso do Biblio Delivery, projeto desenvolvido em Juína (MT), para que a biblioteca fosse até os usuários, que estavam em distanciamento social ou acamados. Outras dedicaram-se à empreitada de oferecer conteúdo digital, seja ele aberto ou licenciado, a seus usuários, como a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos.

As bibliotecas públicas no Brasil, em geral, sofrem com escassez de verbas, mas isso não impede a realização de diversas atividades, proporcionando a seu público opções para obtenção de novos conhecimentos, convívio social, diversão e cultura. Isso é fruto do empenho, aliado à criatividade e imaginação de bibliotecários que se desdobram para atender seus usuários.

Com tantas atividades e um papel social a desempenhar, as bibliotecas públicas precisam contar com uma ferramenta que auxilie e potencialize suas atividades, de forma simples, rápida e com excelente custo-benefício. Automatizar o seu acervo e torná-lo passível de descoberta na Web é fundamental às bibliotecas públicas, que tem adotado o SophiA Biblioteca Web como um aliado na aproximação e comunicação com seus usuários, em uma interface leve, customizável e intuitiva, com funcionalidades como reserva, renovação à distância, acesso ao conteúdo digital, divulgação dos materiais novos, assim como dos mais emprestados, ou ainda uma distribuição do acervo por categorias, que podem ser personalizadas pela biblioteca.

E a segurança dos funcionários da biblioteca não foi deixada de lado, principalmente neste momento tão delicado que estamos vivendo! Os materiais devolvidos pelos usuários passam por quarentena, com duração definida pela biblioteca, de acordo com o tipo de material emprestado.

Faça a diferença em sua cidade e turbine a biblioteca pública onde trabalha! Conheça mais sobre o SophiA Biblioteca Web, amplie os serviços prestados pela sua biblioteca e aumente a visibilidade com seus usuários de forma simples e fácil! Fale com nossa equipe.

Por Liliana Giusti Serra. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes na Universidade de São Paulo (ECA/USP, 2015). Especialista em Gerência de Sistemas (2008) e graduação em Biblioteconomia (1992) pela Fundação Escola Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESP). Profissional da informação dos sistemas SophiA Biblioteca e SophiA

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.