Boletim online escolar: conheça suas principais vantagens

Entre os principais benefícios do boletim online escolar está o aumento do engajamento entre os pais dos estudantes e a escola.
Boletim online escolar

Não é de hoje que a tecnologia, se bem usada, tem trazido benefícios para a sociedade. No ambiente educacional, não é diferente. As vantagens de se trabalhar com ferramentas tecnológicas dentro da escola são observadas tanto em sala de aula — onde o professor tem mais recursos para dar aulas atraentes e inovadoras, através de novas metodologias de ensino — quanto na parte de gestão e administração das instituições.  

Outra vantagem do uso da tecnologia no ambiente de ensino é fortalecer o engajamento dos pais e responsáveis na vida escolar dos jovens. Umas das ferramentas que auxiliam nesse sentido é o chamado boletim online escolar: Você já ouviu falar? Esse recurso é nosso assunto de hoje.

O que é e quais são as vantagens do boletim online escolar

O boletim online escolar trata-se de um sistema que torna procedimentos institucionais mais ágeis e práticos. Ele dá tanto aos estudantes quanto aos seus pais e responsáveis a possibilidade de acesso imediato e acompanhamento em tempo real de notas, frequência escolar, rendimento e o histórico escolar, entre outras informações referentes ao desempenho dos alunos em cada matéria — tudo através de um celular, tablet ou computador.

Ou seja, por meio do sistema, os pais podem acompanhar a evolução dos filhos durante todo o período letivo, de forma prática, sem sair de casa. Trata-se de uma forma de inserção desses responsáveis na vida escolar das crianças e adolescentes — o que é fundamental para uma boa educação — e de estabelecer uma comunicação mais efetiva entre escola e sociedade.

Da forma tradicional, por exemplo, os pais costumam receber o boletim dos filhos apenas no final do bimestre ou trimestre — e, muitas vezes, é somente nesse momento que tomam conhecimento das dificuldades ou, até mesmo, da falta de frequência das crianças e adolescentes na escola (ainda que estes tenham saído de casa com esse propósito).     

O boletim online escolar também permite o armazenamento de todos os dados dos alunos, bem como de seus pais ou responsáveis — além de registros de observações.

As vantagens da ferramenta para os gestores

Claro que a implementação de um boletim online escolar também é vantajosa para os gestores, que conseguem acompanhar de maneira mais prática o rendimento de cada aluno ou, mesmo, de cada turma. Desta forma, é possível planejar melhor as ações pedagógicas da escola, visando, muitas vezes, solucionar problemas pontuais.   

Além disso, a ferramenta proporciona muito mais transparência entre instituição de ensino e os pais dos estudantes — o que evita ou, ao menos, minimiza situações desconfortáveis como o questionamento desses responsáveis, apenas no final do período letivo, a respeito da infrequência, baixo rendimento ou repetência de ano dos filhos.  

Vantagens da ferramenta para os professores

Nesse caso, a grande vantagem do boletim online escolar é mesmo a praticidade. Sabe aquela função de preencher os documentos, como listas de chamadas e de notas, todas a lápis (para evitar rasuras em caso da necessidade de fazer alguma alteração ao longo do período letivo) e depois ter que passar caneta em tudo? Ou, ainda, aquela necessidade de andar com pilhas de papel entre uma turma e outra?  

Bom, com o boletim online escolar, a economia de tempo e esforços nesse sentido serão de grande ajuda para os docentes.   

Consciência ambiental

Sustentabilidade é umas das palavras de ordem do século XXI. E você já imaginou quanto papel uma instituição pode economizar apenas implementando o uso de uma ferramenta como o boletim online escolar?

Além de estar sendo responsável ambientalmente, através da economia de recursos naturais, a escola ainda ganha uma imagem positiva diante da sociedade — basta saber fazer uma divulgação eficiente da novidade.

Ainda vale lembrar que a implementação do boletim online escolar também implica economia financeira a longo prazo — considerando a diminuição dos gastos com papel, tinta e, até, manutenção de impressoras.  

Obtenha seu boletim online escolar com o software SophiA

Gostou das vantagens de trabalhar com o boletim online escolar? Então saiba que o SophiA Gestão Escolar — um sistema de gestão escolar que atua tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental, Médio e Técnico — oferece esse tipo de solução para a sua instituição de ensino.

O sistema SophiA foi desenvolvido pela empresa Prima e dispõe de diversas tecnologias para auxiliar nos desafios atuais da gestão escolar.

Quer saber mais sobre boletim online escolar? Então, entre em contato com nossos especialistas para uma conversa sem compromisso e saiba como eles podem ajudar a sua instituição de ensino a implantar a ferramenta.

Dê uma chance às tecnologias e aproveite a praticidade que ela pode oferecer!

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.