Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog Atualizada em 13 JUN 2018 - 10H20

Categoria por cor nos softwares da família SophiA

Philos e SophiA Biblioteca Web contam com o recurso ideal para bibliotecas infanto-juvenis



Uma criança deve desenvolver a autonomia na busca de informações e o gosto pela leitura. Deixar os livros acessíveis, mais atrativos e com uma organização simples, que seja do entendimento dos pequenos, é um grande estímulo neste processo. Para isso existe a categoria por cor no ambiente virtual, nos softwares Philos e SophiA Biblioteca Web.

É uma prática recorrente a divisão da biblioteca escolar por cores, sendo os assuntos e público-alvo “traduzidos” desta forma para as crianças. A adoção da categorização por cores nas bibliotecas escolares sempre foi uma prática, o interessante é poder contar com este recurso também no software de gestão da biblioteca. O aluno pode, desta forma, acessar o terminal web e, sem necessidade de digitar valores, acessar o catálogo disponível para a sua área de interesse, apenas identificando a cor correspondente ao que procura.

O recurso vem com as categorias configuradas tendo como base os padrões CDD e CDU, que separam os livros em dez grandes áreas do conhecimento. Porém é possível editar esta listagem, com 40 opções de cores disponíveis, possibilidade de mudar os nomes das categorias e imagens representativas. As etiquetas para categorização dos volumes também podem ser impressas já com a cor escolhida na categoria.

O papel do bibliotecário escolar é o de coeducador, atuando para estimular a leitura, ensinar a pesquisar, sempre trazendo para a criança uma experiência positiva de aprendizagem. Quanto mais rápido ela se habitua aos livros, maiores são as chances de se ter um adulto leitor no futuro. Uma biblioteca bem organizada, com um acervo acessível ao público-alvo, é um ótimo caminho para a formação das competências informacionais numa criança.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.