Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog Atualizada em 27 NOV 2019 - 10H40

Como acompanhar o uso dos livros digitais na biblioteca

Os livros digitais contratados precisam ter seu uso monitorado para obtenção do retorno do investimento realizado

Por Liliana Giusti Serra. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes na Universidade de São Paulo (ECA/USP, 2015). Especialista em Gerência de Sistemas (2008) e graduação em Biblioteconomia (1992) pela Fundação Escola Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESP). Profissional da informação dos sistemas SophiA Biblioteca e SophiA Acervo. 

Os livros digitais são recursos de informações que fazem parte do acervo de bibliotecas. Sejam eles de origem aberta (open access) ou licenciada (contratados por meio de fornecedores), é fundamental identificar quantos e por quantas vezes foram acessados. Enquanto os livros impressos contam a quantidade de empréstimos realizados para mensurar seu uso, o mesmo não ocorre com os livros digitais, uma vez que eles não possuem exemplar físico com código de barras.

A quantidade de empréstimos digitais realizados é contabilizada de acordo com o número de acessos que foram feitos nos livros. Se é um recurso aberto, ele estará disponível na internet ou armazenado no repositório digital da biblioteca. Nestes casos, o uso pode ser simultâneo, com mais de um usuário consultando o livro ao mesmo tempo. Se o recurso é licenciado, seu acesso será realizado por meio de mediação de plataforma de leitura, desenvolvida e mantida pelo fornecedor. A biblioteca não recebe os arquivos dos livros para guarda em repositório. O acesso e a possibilidade ou não de simultaneidade de uso é definida entre a biblioteca e o fornecedor, de acordo com o modelo de licenciamento que foi adotado.

Se antes a biblioteca controlava os livros que eram emprestados porque foram retirados das estantes ou estão no balcão de circulações, com os livros digitais não existe esta rotina. Livros digitais não ficam em estantes e não ocorre manipulação. O controle de uso é feito por meio de indicadores da quantidade de acessos que foram feitos, sendo possível identificar a categoria do usuário, faixa etária, ou demais critérios para realização do empréstimo.

Apesar de poder acompanhar o uso que foi feito dos livros nas plataformas dos fornecedores, este dado também deve ser acompanhado no catálogo da biblioteca, facilitando a gestão do bibliotecário que não precisa realizar pesquisa em diversas plataformas, tendo os dados reunidos por título. Caso os livros digitais licenciados sejam incluídos ao catálogo, todos os acessos serão reunidos por título, produzindo estatísticas de uso. Assim é possível identificar:

  • Quantidade de vezes que o livro digital foi acessado;
  • Características do empréstimo (tipo do usuário, data, hora, curso etc.);
  • Quanto estão sendo utilizados os livros que foram licenciados;
  • Se o investimento está tendo retorno;
  • Quais os livros digitais que os usuários buscam;
  • Definir políticas de divulgação de livros digitais caso o uso esteja abaixo do esperado;
  • Estimar a quantidade de acessos que serão necessários na próxima renovação de licenciamento;
  • Qual porcentagem do orçamento será destinado à contratação de livros digitais;
  • Quanto os usuários estão aderindo ao uso dos livros digitais;
  • Entre outras questões.

É possível fazer o acompanhamento de todos os livros digitais que foram consultados, ou verificar o uso diretamente por título, acompanhando o uso que está sendo feito destes recursos.

Ofereça e administre os livros digitais em sua biblioteca. Seus usuários irão usufruir muito do acervo!

Para saber como incluir e controlar o uso de livros digitais presentes no acervo entre em contato conosco: 0800 55 7074 ou vendas@prima.com.br.

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.