Como cadastrar os livros da biblioteca durante o trabalho remoto

As bibliotecas precisaram aderir ao trabalho remoto, mas a catalogação tem que continuar, assim como novas maneiras de realizar empréstimos e devoluções precisam ser criadas
trabalho remoto

Antes de entender como cadastrar livros de maneira remota em um sistema de gestão, é necessário que a instituição tenha um software web que possibilite a realização deste trabalho de maneira 100% online – ou que possua os dados da instituição armazenados em nuvem – já que ainda pode durar alguns meses o distanciamento social.

Com a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19), as bibliotecas precisaram adotar medidas para viabilizar o trabalho remoto, causando o menor prejuízo possível aos seus usuários, e o cadastro de obras no sistema de gestão da instituição também precisa continuar a ser feito – afinal, esse é um momento para adquirir mais obras digitais – mas agora, em home office.

Um bom sistema de gestão de biblioteca web, como o SophiA Biblioteca Web e o Philos – ou o SophiA Biblioteca Desktop com os dados armazenados em nuvem pela Prima – possibilitam que o trabalho de catalogação seja feito mesmo no trabalho remoto. Assim como os empréstimos e as consultas ao acervo, que podem ser feitos pelos usuários da biblioteca pela internet, por meio do Terminal Web.

Facilidades para catalogação remota no SophiA e Philos

Os softwares SophiA Biblioteca Web e Philos permitem a importação de registros via ISBN. O que significa que, digitando a informação ou fazendo a leitura do código de barras, os sistemas buscam o registro bibliográfico da obra em uma base de dados, trazendo a ficha catalográfica preenchida, inclusive com a capa, agilizando muito o processo de catalogação. Com o SophiA Biblioteca Desktop, também é possível importar os registros e facilitar a catalogação, por meio do Portal SophiA. O trabalho pode, então, ser feito na biblioteca ou em casa.

Melhor ainda é que o SophiA Biblioteca e o Philos permitem a gestão de acervos híbridos, é possível cadastrar nos sistemas livros físicos e digitais. Os softwares têm ainda integração com os provedores de conteúdos digitais, como Odilo, Minha Biblioteca, Grupo A e Pearson, para fazer crescer o acervo de conteúdo que pode ser consumido online.

Veja mais informações sobre registros no SophiA Biblioteca e no Philos no vídeo feito pela Analista de Suporte da Prima, Maralice Batista:

Para saber mais sobre as soluções da Prima, desenvolvedora dos softwares SophiA e Philos, para a sua instituição, fale com nossa equipe Nesse link

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.