Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog

Como celebrar o Dia Internacional da Amizade na sua escola

As relações interpessoais regem nossas vidas e precisam ser abordadas, sob todos os seus aspectos, no ambiente escolar

A escola é um dos primeiros contatos da criança com pessoas de fora do círculo familiar, muitas vezes, sua primeira chance de interagir e criar laços, fazer crescer os sentimentos de confiança, simpatia e, por que não, dificuldade de conexão com o outro, sendo este indivíduo alguém que não tem relação familiar ou próxima com a criança.

O desenvolvimento dos laços de amizade na escola auxilia no acolhimento, no senso de coletividade e pertencimento. É o amor que a criança desenvolve por seus amigos, por seus professores, pelo seu cantinho na escola, que faz com que ela entenda os benefícios de se abrir para o mundo – assim como as dificuldades que isso pode trazer, mas com as quais será importante aprender a lidar.

Nós, seres humanos, somos seres sociais e precisamos desenvolver nossas habilidades de comunicação, interação, empatia desde pequenos. É assim, desde a primeira infância, que vamos nos desenvolvendo para aprender os momentos de ouvir, falar, dividir, dizer sim ou não. É desde cedo que aprendemos a separar aquilo que gostamos daquilo que não gostamos e passamos a nos aproximar de pessoas que, muitas vezes, tornam-se amigas por toda a vida.

Na sua escola, como é abordado o tema amizade? Você sabia que no dia 30/07, é celebrado o Dia Internacional da Amizade? Essa é uma boa chance para falar com as crianças e com os jovens sobre este processo natural que se constrói no ambiente escolar, e aproveitar para fazê-los refletir sobre a importância dos amigos, além de outros pontos, como o respeito e o amor que são partes fundamentais de um relacionamento sadio.

A data é um momento oportuno para propor atividades que levem à reflexão sobre os pontos que fazem da amizade uma relação de troca mútua, até mesmo para que, desde cedo, as crianças entendam que ser amigo não é só dizer sim, mas às vezes, precisar se afastar de indivíduos que se dizem amigos, mas não nos fazem bem. A escola pode ajudar a desenvolver as capacidades de posicionamento do indivíduo em situações com as quais ele não concorda, para que não tenha dificuldade em dizer aquilo que realmente pensa, mesmo que por pressão social.

O momento é ideal também para levantar a importância de falar sobre sentimentos, de manter quem amamos por perto e ter uma rede de apoio. Amigos vão estar presentes nos dias mais divertidos, mas também nos dias mais difíceis de nossas vidas. É sempre bom lembrar de agradecê-los e mantê-los por perto sempre que possível.

As relações interpessoais balizam nossas vidas, falar sobre elas, suas faces mais belas e mais árduas, é importante para ajudar a fazer crescer seres humanos mais maduros emocionalmente. No fim das contas, nosso desempenho na escola, no trabalho, em qualquer atividade, sempre estará ligado a nossas relações com o outro e com a gente. Por isso, é essencial desenvolver atividades como estas no ambiente escolar.

Viva a amizade!

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.