Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog Atualizada em 20 MAI 2021 - 15H32

Como comemorar o Dia do Orgulho Geek em sua escola

Pexels
Pexels
Como comemorar o Dia do Orgulho Geek em sua escola


Na próxima semana, em 25/05, comemora-se o Dia do Orgulho Geek. A gíria em inglês é usada para definir pessoas que são fãs de tecnologia, informática, eletrônica, jogos, quadrinhos, filmes e séries, com um ar excêntrico, diferente. A expressão é algo muito próximo do que, aqui no Brasil, já foi o “nerd” – pessoa, especialmente em idade escolar, que gosta de estudar teorias complexas, abstratas ou relacionadas a livros, filmes e séries de ficção ou fantasia.

Se por muito tempo estas características foram motivo de vergonha e bullying, hoje os geeks ou nerds aprenderam a valorizar a sua curiosidade pelo que é novo e tecnológico e têm até um dia oficial para mostrar o seu orgulho. Inspirado no “Dia da Toalha” – uma alusão ao livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias” – e na data de lançamento de um dos filmes de Star Wars – uma unanimidade para este público – nasceu o Dia do Orgulho Geek.

A última década, especialmente, deu força ao movimento e lançou filmes de super-heróis, séries e jogos que fizeram o consumo da cultura nerd crescer muito e, quem diria, virar mainstream. Boa parte dos jovens e das crianças, agora, não tem vergonha e deseja ser geek. Por isso, vamos ver como você pode comemorar a data em sua escola, celebrando a cultura e incentivando seus alunos na busca por aprendizado.

Incentivo à curiosidade e ao aprendizado ativo

Estudantes com este perfil costumam ser mais curiosos, ter mais interesse em compreender técnicas e teorias, o “porquê” das coisas. E esse comportamento vai muito de encontro à metodologia de ensino ativa, na qual o aluno é o principal responsável por buscar conhecimento. Que tal aproveitar o Dia do Orgulho Geek para incentivar os estudantes a buscarem respostas para as suas dúvidas? Use situações vistas em filmes e livros geeks, como por exemplo, como o homem consegue explorar o universo, os foguetes, as sondas espaciais. Pense em quantos conceitos e práticas podem ser abordados – dá para fazer a dinâmica nas aulas de Física, Química, Matemática, História!

Concursos de ciências e cosplay

Você já deve ter ouvido falar de cosplay. Os geeks adoram visitar feiras e eventos do segmento vestidos como seus personagens favoritos, alguns ficam tão parecidos, que chegam a impressionar. Que tal, então, promover um concurso de Ciências e incentivar o cosplay? Os alunos podem inscrever diferentes projetos e, o melhor, leva um prêmio – claro, relacionado ao mundo geek. Não esqueça também de criar uma categoria para a melhor fantasia!

Maratonas de filmes e séries

A sugestão de atividade da sua escola para o Dia do Orgulho Geek pode ser uma maratona de filme ou série, feita em conjunto, e depois, uma análise dos principais conceitos e como esses são aplicados fora do mundo da ficção.

Provas e Olimpíadas

Nada como as Olimpíadas para testar o conhecimento destes ávidos por tecnologia. Pense em provas sobre diferentes temas, como Astronomia, e desafie seus alunos.

Campanha anti-bullying

Por mais que a cultura nerd tenha crescido muito, ganhado espaço e respeito, ainda existe preconceito. É importante, portanto, que a escola se mantenha atenta para coibir as práticas de bullying. A campanha deve reforçar a importância de entender o diferente e celebrar os múltiplos perfis que existem no ambiente escolar.

Tecnologia bem utilizada traz inovação

Entusiastas da tecnologia, os geeks sabem bem como ela pode ser usada a nosso favor nos mais diversos âmbitos. Na escola, não é diferente. A sua instituição está antenada nestas mudanças do mercado, está de olho nestas novidades?

Aulas interativas, conteúdo multimídia, tudo isso é uma realidade que precisa ser compreendida e adaptada para estar no contexto escolar atuando a favor não só dos alunos, mas de toda a comunidade escolar.

Por exemplo, sua escola possui um sistema de gestão informatizado? Ainda usa a agenda de papel, ou já partiu para uma opção de digital? As vendas de serviços ou produtos da sua escola podem ser feitas apenas presencialmente, ou já é possível comprar pela internet? Essas são demandas reais e mudanças 100% possíveis para sua escola ser um exemplo da busca por inovação.

Se quiser saber mais sobre um sistema de gestão integrado para a sua escola, converse com o time do software SophiA.

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.