Como criar a agenda de lives para sua escola

Escolha temas e datas relevantes para o seu público-alvo, assim você acaba fidelizando seus clientes e atraindo mais prospectivos para novas matrículas
agenda de lives para sua escola

A primeira tarefa para criar uma agenda de lives interessante é saber qual é o seu público-alvo e quais informações ele costuma buscar online, que tipo de conteúdo é relevante para ele e que faria parar para assistir a uma transmissão. Sabendo disso, você deve, então, avaliar no calendário as datas mais relevantes para abordar tais temas. Por exemplo, falar sobre como a sua escola trabalha os aspectos psicológicos do desenvolvimento dos alunos no mês de janeiro, que é o mês voltado a discutir temas de saúde mental.

Claro, algumas oportunidades irão surgir pelo caminho, mas com o planejamento dos eventos recorrentes e associados a datas específicas, como sugerimos acima, você terá mais tranquilidade para dar atenção aos assuntos do momento, mais urgentes e imprevisíveis, já que as outras transmissões online podem ter seus conteúdos adiantados.

Além do planejamento, outro ponto que pode ajudar a ter mais tempo livre para cuidar da agenda de lives é a automatização de processos da escola. Com um software de gestão escolar, por exemplo, fica mais simples fazer a divulgação da agenda de lives, por exemplo. Com outras funções disponíveis, como o lançamento de notas e faltas e conteúdo, em um só lugar, vai sobrar mais tempo para se dedicar a tarefas como as transmissões online.

CONHEÇA > SOFTWARE SOPHIA GESTÃO ESCOLAR

Veja abaixo a nossa sugestão de agenda de lives para o primeiro semestre de 2021

• Fevereiro: Dia da Amizade | Dia do Esporte

Que tal planejar uma live que fale sobre a importância de trabalhar as relações sociais na escola, ou então, sobre como a prática de esportes é essencial para o pleno desenvolvimento das crianças e dos jovens.

• Março: Dia da Mulher | Dia da Escola | Dia contra a Discriminação Racial

Crie uma transmissão online para falar sobre protagonismo feminino e as diretrizes da sua escola para igualdade de gênero. Aproveite o Dia da Escola para pensar em uma live que apresente aos pais e responsáveis a proposta de valor da sua instituição, em todos os aspectos do aprendizado. Ou então, aborde o importante tema da discriminação racial, tema essencial para abordar com os estudantes e suas famílias.

• Abril: Dia Mundial da Saúde | Dia dos Jovens | Dia da Terra

Faça uma live para divulgar as ações da sua escola na prevenção de doenças, por exemplo, com educação física, cardápio balanceado, restrições na cantina, acompanhamento psicológico e rodas de debate sobre saúde. O Dia dos Jovens pode render um bom bate-papo sobre as questões que permeiam a adolescência, os pais sempre têm muitas dúvidas com relação à sexualidade, o tema é sempre uma boa pedida.

• Maio: Dia da Comunidade | Dia Internacional da Internet

Uma boa oportunidade para divulgar os serviços sociais oferecidos pela escola à comunidade é o Dia da Comunidade, aqui você pode falar sobre projetos para o meio ambiente, para instituições de caridade entre outros pontos. Já no Dia da Internet, os assuntos que podem ser abordados são diversos, mas uma boa pedida é a exposição à qual estão os jovens quando usam a internet sem o controle dos pais.

• Junho: Semana Mundial do Meio Ambiente | Dia da Liberdade de Imprensa

A Semana Mundial do Meio Ambiente permite ações internas e externas, como uma live. Como o próprio nome sugere, esse é o tempo ideal para engajar toda a comunidade escolas no combate ao desmatamento e nas iniciativas de preservação do meio ambiente. O Dia da Liberdade de Imprensa é um bom momento para abordar temas como Fake News e como a escola se esforça para combater esta prática, provendo acesso ao conhecimento aos estudantes em diversas mídias e diversos meios, como a biblioteca.

Falamos sobre isso neste texto do blog>>> O papel do bibliotecário no combate às notícias falsas.

• Julho: Dia da Primeira Viagem à Lua | Dia do Escritor

E se você aproveitar a data para exaltar o trabalho feitos nos laboratórios de ciências da escola? Você também pode pensar em fazer uma transmissão para os alunos abordando este tema. No Dia do Escritor, é possível apresentar aos pais e responsáveis a proposta da escola quanto ao trabalho de obras clássicas da Literatura brasileira e estrangeira, e como este trabalho é importante no conhecimento, especialmente no período pré-vestibular.

É importante que você conte com profissionais qualificados para ministrar estas palestras online. Para ver mais datas, clique aqui.

Dica extra: você pode escolher o dia de algumas profissões para levar pessoas e palestrar aos alunos sobre a rotina de trabalho. Isso irá ajudar nas escolhas de cursos para o vestibular. É possível fazer isso no Dia do Médico, do Engenheiro, do Jornalista, do Advogado, do Professor, entre milhares de outras profissões. Legal, não é? Estas palestras também podem ser online, mas focados no público internos, que são os estudantes.

Se colocar esse cronograma em prática na sua escola, conte para a gente quais foram os resultados!

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.