Como criar o plano de retomada das aulas pós-pandemia

plano de retomada das aulas

Se, por um lado, a pandemia da Covid-19 vem mostrando números ainda crescentes no Brasil, por outro, existem notícias promissoras do desenvolvimento de vacinas contra a doença e, apesar de ainda não se saber quando as atividades irão retornar por completo, é fato que, em algum momento, as escolas irão retomar as aulas. Para isso, será necessário colocar em prática um plano de retomada das aulas que deve ser elaborado a partir de agora.

Como a pandemia teve início em países da Ásia, para depois chegar com mais intensidade às Américas, em continentes como a Europa, se vive uma fase diferente, na qual a retomada das escolas já aconteceu. Países, como China, Itália e Espanha podem ser bons guias de como tem funcionado esse retorno às aulas e quais estratégias adaptar para a realidade aqui no Brasil.

Em geral, quem já retornou às aulas adotou medidas como:

• Limitar o número de estudantes por sala

• Limitar horário de funcionamento

• Criar barreiras físicas de distanciamentos, como placas de acrílicos, entre carteiras

• Suspender alimentação em grupos no refeitório

• Realizar a aferição de temperatura na entrada

• Deixar à disposição o álcool em gel 70% em todas as salas e áreas comuns

• Usar máscaras

• Reforçar a importância de lavar bem as mãos todos os dias

• Oferecer atendimento psicológico especializado

A importância de um protocolo de higiene detalhado e rígido

protocolo de higienização da escola deve ser desenvolvido com a consultoria de médicos especialistas e toda a equipe deve ser treinada para colocá-lo em prática. Os estudantes e pais devem ser orientados, com frequência, sobre a necessidade de seguir as diretrizes de higiene estabelecidas pela instituição de ensino, como o uso de álcool em gel, a lavagem correta das mãos, distanciamento social, barreiras entre carteiras e o uso de máscaras, entre outras ações, bem como a periodicidade e o modo adequado de fazê-los.

Além da orientação aos estudantes, pais, responsáveis e professores, é importante dar uma atenção especial aos profissionais responsáveis pela sanitização da escola. Defina de quanto em quanto tempo as dependências, como banheiros, salas e refeitório, devem ser limpas. Bem como a maneira correta para evitar contaminações cruzadas.

O plano de retomada das aulas deve ser estruturado em fases

A maioria dos planos de retomada apresentados até agora pelas escolas tem sido estruturada em fases. Dessa maneira, é possível organizar quais grupos retornam primeiro, ou mesmo estabelecer como será feito um rodízio.

Também é mais simples entender quais ações resultaram em erros, caso haja, e quais ações trouxeram mais benefícios do que o esperado. Com a determinação em fases fica mais claro, ainda, quais condições permitem avançar para mais flexibilização, assim como quais delas determinam a necessidade de retrocesso do plano.

Fora do país, os primeiros alunos a retornarem às aulas foram os concluintes, aqueles que irão prestar vestibular ainda em 2020. Já em países como a Dinamarca, a prioridade de retorno foi para o Ensino Infantil, principalmente creches. Aqui no Brasil, o Ministério da Educação ainda não definiu uma diretriz nacional para o retorno, mas o estado de São Paulo foi o primeiro a anunciar a dinâmica de volta às aulas na rede pública de ensino.

A previsão de retorno é para o dia 08/09, com limitação de ocupação em 35% do total da capacidade. Isso só poderá ocorrer se o estado tiver 28 dias consecutivos de pandemia controlada e houver liberação da secretária de saúde.

É muito importante, por fim, ter um plano de ações para ser empregado caso algum aluno ou profissional da escola contraia o vírus.

E na sua instituição, como será o retorno às aulas? Já existe um plano considerando todos estes aspectos? Compartilhe com a gente! O SophiA também pode ser um parceiro para ajudar a organizar novas turmas, construir novas grades de aula, garantir mais controle da gestão financeira, entre outros pontos de atenção exigidos pelo momento.

Entre em contato com a nossa equipe para saber mais

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.