Como desenvolver o gosto pela leitura?

Cinco dicas para atrair seus alunos para as bibliotecas e salas de leitura e incentivá-los no hábito de ler
gosto pela leitura

Por Paulo José Rodrigues, Supervisor de Atendimento da equipe SophiA Biblioteca na Prima. Estudante de Psicologia com ênfase em Psicologia Comportamental.

Vivemos tempos onde a tecnologia está presente em todas as dimensões de nossa vida e não temos como nos esquivar desta realidade. Somos constantemente conduzidos por uma variedade de aplicativos e softwares que facilitam nossa vida.

Diante de todo esse movimento tecnológico, algumas questões emergem e nos fazem refletir sobre passado, presente e futuro.

Uma delas é sobre o futuro das salas de leituras, bibliotecas e do próprio livro. Cada vez mais, editoras antenadas às tecnologias vigentes, apresentam novas possibilidades de acesso ao mundo literário estando em consonância com aquilo que está no mercado.

Seja um livro impresso ou digital, é fato que a leitura é uma questão de hábito. Um ambiente favorável pode sim constituir no sujeito o comportamento da leitura.

Na Psicologia Comportamental, uma das abordagens da Psicologia Moderna, encontramos algumas referências que podem nos ajudar a criar e manter esse hábito em qualquer sujeito. Para isso, abaixo apresento algumas dicas de como você, bibliotecário, professor de sala de leitura, pode desenvolver esse comportamento da leitura.

1. A experiência da leitura, deve ser prazerosa. O comportamento da criança diante do ato de ler deve ser constantemente reforçado.

2. O ambiente onde a criança realiza as leituras não deve ser sinal de punição. Crie um ambiente alegre, iluminado, confortável e ele será naturalmente um ambiente reforçador.

3. Ofereça livros que estejam de acordo com a faixa etária de cada criança. Estimule a criatividade dos pequenos.

4. Faça investimentos na sua biblioteca ou sala de leitura, com aquisição de um acervo interessante e softwares que facilitem a gestão do espaço.

5. Mantenha o acervo da sua biblioteca ou sala de leitura sempre disponível, não coloque barreiras para o seu acesso.

A Prima desenvolve, desde suas origens, softwares exclusivos para a área educacional e um deles é o Philos, um sistema completamente web, intuitivo e que aproxima o leitor da biblioteca. Com o sistema Philos, você pode categorizar o seu acervo por público, pode disponibilizar a consulta pelo Terminal Web e muito mais.

Lembre-se: uma biblioteca pode ser muito mais que um local cheio de livros, ela pode ser um mundo de fantasia e criatividade onde não existem fronteiras!

Ficou interessado em nossa solução? Entre em contato com nosso time comercial, eles poderão ajudá-lo ainda mais.

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.