Como destacar a produção de sua instituição

As instituições precisam destacar suas produções ampliando sua visibilidade e colocando-as em evidência
 produção de uma instituição

Por Liliana Serra. Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes na Universidade de São Paulo (ECA/USP, 2015). Recomendação da banca de qualificação para doutorado direto. Especialista em Gerência de Sistemas (2008) pela Fundação Escola Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESP). Graduação em Biblioteconomia (1992) pela Fundação Escola Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESP). Profissional da informação dos sistemas SophiA Biblioteca e SophiA Acervo. Vencedora do Prêmio Laura Russo, categoria profissional, na edição 2012. Autora da publicação Livros digitais e bibliotecas, editado pela Fundação Getulio Vargas. Autora de diversos artigos, capítulos de livros e trabalhos publicados em eventos sobre livros digitais, catalogação, metadados, web semântica e demais temas relacionados à ciência da informação e tecnologia.

Instituições de ensino realizam pesquisas e geram novos conhecimentos. Estas pesquisas são divulgadas na forma de produções técnico-científicas e contribuem com a reputação da instituição, proporcionando novas oportunidades para obtenção de orçamentos e verbas para realização de novas pesquisas.

produção de uma instituição é formada por livros, artigos de revistas, entrevistas, trabalhos apresentados em congressos e demais contribuições intelectuais realizadas por pessoas vinculadas à instituição, normalmente, professores e estudantes.

Quanto maior a quantidade e relevância da produção, maior o conceito da instituição e, consequentemente, seu posicionamento como geradora de conhecimentos e captadora de recursos.

Apesar da produção institucional fazer parte da coleção da biblioteca, é importante que seja possível consultá-la de forma separada e transparente e não tentar localizá-la por meio de pesquisas no catálogo online. Para atender a esta demanda, é importante poder distinguir os recursos do acervo da produção institucional dentro de um mesmo banco de dados, dispensando a realização de investimentos redundantes.

Apesar dos dados estarem reunidos em um único ponto, a visualização pode ser feita por interfaces específicas para cada conjunto, com o acervo (e as produções institucionais) no catálogo online e outra interface específica para o repositório institucional, com URL separada.

No site do Repositório Institucional, é possível visualizar somente as produções técnico-científicas que foram catalogadas e marcadas como produções técnico-científicas, inclusive destacando as últimas produções cadastradas.

Como o volume de produção é importante, indicadores podem ser consultados em tempo real, organizados por tipo de material, área de conhecimento e repositórios, tornando a visualização da produção institucional ainda mais transparente aos usuários. Gráficos e estatísticas são gerados de forma dinâmica, com opções de:

  • Visualizar quantidade de produções por área de conhecimento e programa
  • Analisar a evolução da produção por ano
  • Acompanhar a produção por tipo de material e ano
  • Entre outros gráficos.

Além disso, uma interface para reunião e divulgação da produção institucional deve ter outras funcionalidades como:

  • Tomar conhecimento das últimas produções cadastradas
  • Possuir uma URL específica para consulta
  • Permitir a customização da interface
  • Garantir restrições de acesso a registros e mídias, de acordo com as permissões obtidas junto aos autores
  • Permitir cadastro de usuários externos
  • Identificação dos usuários que acessaram os recursos

Coloque a produção de sua instituição em evidência, ampliando sua visibilidade!

Para saber mais sobre como agregar valor e dar destaque à produção de sua instituição entre em contato conosco.

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.