Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog Atualizada em 03 OUT 2019 - 13H22

Como diversificar seu acervo e manter a leitura atrativa, divertida e interativa

Livros pop-up, livros lego, magnéticos, empurre e puxe, quebra-cabeças, já ouviu falar em algum desses tipos de livros?

Por Joyce Querubino, cursando Ciência da Computação pela Universidade Paulista - UNIP. Na Prima, é Designer Instrucional e trabalha nas ações de experiências de aprendizagens e engajamento do cliente.

Diversificar o momento da leitura é muito importante para incentivar as crianças e manter a leitura atrativa, divertida e interativa, auxiliando na alfabetização e no desenvolvimento. Neste post, separamos uma lista de diferentes tipos de livros que incentivam a leitura na infância e podem enriquecer o acervo da sua escola. Confira!

Livros pop-up e 3D

Os livros pop-up são uma ótima dica para incentivar a leitura das crianças, eles são livros tridimensionais formados por meio de ilustrações em dobraduras, que saltam aos olhos e tornam a leitura dinâmica e divertida, prendendo a atenção nos detalhes e instigando a imaginação. A cada página virada, uma nova surpresa!

Alguns exemplos de livros pop-up são:

• Mordisco, de Emma Yarlett;

• Dinossauros, de Fiona Watt;

• O Tigre Brincalhão, de Jack Tickle;

Empurre e puxe: livros com toque interativo

Os livros “Empurre e puxe”, são uma ótima forma interativa de leitura infantil, com eles, é possível acompanhar a história do personagem com abas e painéis dentro do livro, que permitem puxar, empurrar, deslizar e muito mais, criando movimentos ao personagem e dando vida à história.

• Empurre, puxe, vire & aprenda: Máquinas agitadas, editora Happy Books;

• Empurre, puxe...e muito mais! Pirata, editora Todolivro;

Livro ou quebra-cabeça?

Os “quebra-cabeças” são livros que possuem páginas grossas e firmes, com quebra-cabeças imersos na história, auxiliando ludicamente na leitura e no desenvolvimento cognitivo. Por meio da interatividade, a criança monta os quebra-cabeças para dar vida às cenas da história, uma maneira divertida, atrativa e interativa de incentivar a leitura na infância.

Alguns exemplos de livros quebra-cabeças são:

• Frozen Febre Congelante - Meu Primeiro Livro Quebra-Cabeças, Disney;

• Patrulha Canina: Meu Primeiro Livro Quebra-cabeças, Nickelodeon;

• Os Três Porquinhos - Coleção Contos Clássicos em Quebra-Cabeças, Ruth Marschalek Nascimento;

Livros Lego: uma novidade

O brinquedo ‘Lego’ é muito famoso até hoje, lançando filmes, desenhos e até livros interativos que se tornaram uma novidade para crianças. Basicamente, o conceito do brinquedo é o de peças divididas em diversas partes e formatos, que se encaixam, permitindo formar qualquer objeto com o uso da imaginação. O livro ‘Reações em cadeia’, por exemplo, ensina as crianças, de forma interativa, a utilizar as peças para aprender mais sobre Física, criando máquinas e desenvolvendo a criatividade e imaginação de uma forma divertida.

Exemplos de livros educativos Lego:

• Faça seu próprio filme, de Klutz editores;

• Reações em cadeia, de Klutz editores;

Brinque e aprenda com imãs

Os livros com imãs são uma forma divertida de aprendizagem e alfabetização, eles permitem que a criança solte a imaginação criando diversas histórias, utilizando figuras e cenários magnéticos. Os personagens são atraídos pela tela e a atenção da criança também, desenvolvendo a leitura e imaginação.

Alguns exemplos de livros magnéticos são:

• Winnie the Pooh - Ímãs Mágicos, Dias de Alegria;

• Animais Selvagens , editora Lafonte;

Gostou de descobrir estes diferentes tipos de livros que incentivam a leitura na infância? Então, utilize essa dica extra para fazer a melhor gestão do acervo da sua escola. Para organizar tudo, o software Philos é a melhor opção. Entre em contato pelo e-mail vendas@prima.com.br e saiba mais sobre essa solução para bibliotecas escolares!

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.