Por SophiA Em Blog

Como e porque celebrar o Dia Nacional do Livro

Data foi criada em homenagem à maior biblioteca pública do Brasil, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, e reforça a importância dos livros e das bibliotecas no acesso à informação

Pexels
Pexels
Como e porque celebrar o Dia Nacional do Livro


Em 29 de outubro, comemora-se no Brasil o Dia Nacional do Livro. A data remonta à fundação da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Neste dia, em 1810, foi trazido para o Brasil um enorme acervo da Real Biblioteca Portuguesa, que deu origem à instituição. Atualmente, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro é a maior da América Latina e está também entre as dez maiores do mundo. Desde 2012, a Biblioteca Nacional é cliente SophiA, tendo lançado recentemente seu novo Terminal Web para consulta do acervo.

Leia mais: A maior biblioteca do mundo – e como fazer a sua crescer

Leia mais: SophiA e Biblioteca Nacional lançam novo Terminal Web

Mas, afinal, qual a importância desta data para o nosso segmento? O livro e a biblioteca são agentes essenciais de transformação da sociedade. Eles garantem o acesso à informação de qualidade e de maneira democrática. Por isso é tão importante celebrar datas como o Dia Nacional do Livro, reforçando a necessidade de cuidado com nossas instituições.

A biblioteca escolar e importância dos livros na escola

A criança que tem o hábito da leitura internalizado e mantém contato com a Literatura desde os primeiros anos de vida é beneficiada em diversos aspectos importantes para a sua formação integral, como o aprimoramento do aprendizado, a pronúncia das palavras, a relação com os sentimentos e a comunicação com as pessoas ao seu redor.

E as bibliotecas escolares são mais que um espaço destinado à leitura, elas representam uma aproximação real do aluno com os livros, isto é, com as histórias orais, as cantigas de roda e as parlendas - versinhos com temática infantil tão difundidos em nossa cultura.

Nesses ambientes, os educadores podem utilizar a Literatura não somente como uma estratégia para ensinar determinados conteúdos, mas como uma forma de estimular a imaginação da criança, permitindo que ela amplie as suas referências e use a fantasia para compreender e se relacionar com o mundo.

Leia mais: A importância das bibliotecas nas escolas no processo de alfabetização

Atividades para o Dia Nacional do Livro

Como você percebeu, esta é uma data com importante aspecto histórico. Então, uma das opções de atividade está em estudar o período da história brasileira no qual surgiu o Dia Nacional do Livro. Como era o Brasil do século 19 e como era a Biblioteca Nacional em sua fundação e como ela está hoje? Você pode também sugerir um estudo sobre a evolução dos livros, desde as prensas de Gutenberg, no século 15, até a atualidade, com os e-books. Além disso, sugerir a pesquisa da origem de outras datas que celebram os livros e as bibliotecas, como 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil.

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.