Como e porque celebrar o Dia Nacional do Livro

Em 29 de outubro, comemora-se no Brasil o Dia Nacional do Livro. A data remonta à fundação da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
dia nacional do livro

Data foi criada em homenagem à maior biblioteca pública do Brasil, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, e reforça a importância dos livros e das bibliotecas no acesso à informação

Em 29 de outubro, comemora-se no Brasil o Dia Nacional do Livro. A data remonta à fundação da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Neste dia, em 1810, foi trazido para o Brasil um enorme acervo da Real Biblioteca Portuguesa, que deu origem à instituição. Atualmente, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro é a maior da América Latina e está também entre as dez maiores do mundo. Desde 2012, a Biblioteca Nacional é cliente SophiA, tendo lançado recentemente seu novo Terminal Web para consulta do acervo.

Leia mais: A maior biblioteca do mundo – e como fazer a sua crescer

Leia mais: SophiA e Biblioteca Nacional lançam novo Terminal Web

Mas, afinal, qual a importância desta data para o nosso segmento? O livro e a biblioteca são agentes essenciais de transformação da sociedade. Eles garantem o acesso à informação de qualidade e de maneira democrática. Por isso é tão importante celebrar datas como o Dia Nacional do Livro, reforçando a necessidade de cuidado com nossas instituições.

A biblioteca escolar e importância dos livros na escola

A criança que tem o hábito da leitura internalizado e mantém contato com a Literatura desde os primeiros anos de vida é beneficiada em diversos aspectos importantes para a sua formação integral, como o aprimoramento do aprendizado, a pronúncia das palavras, a relação com os sentimentos e a comunicação com as pessoas ao seu redor.

E as bibliotecas escolares são mais que um espaço destinado à leitura, elas representam uma aproximação real do aluno com os livros, isto é, com as histórias orais, as cantigas de roda e as parlendas – versinhos com temática infantil tão difundidos em nossa cultura.

Nesses ambientes, os educadores podem utilizar a Literatura não somente como uma estratégia para ensinar determinados conteúdos, mas como uma forma de estimular a imaginação da criança, permitindo que ela amplie as suas referências e use a fantasia para compreender e se relacionar com o mundo.

Leia mais: A importância das bibliotecas nas escolas no processo de alfabetização

Atividades para o Dia Nacional do Livro

Como você percebeu, esta é uma data com importante aspecto histórico. Então, uma das opções de atividade está em estudar o período da história brasileira no qual surgiu o Dia Nacional do Livro. Como era o Brasil do século 19 e como era a Biblioteca Nacional em sua fundação e como ela está hoje? Você pode também sugerir um estudo sobre a evolução dos livros, desde as prensas de Gutenberg, no século 15, até a atualidade, com os e-books. Além disso, sugerir a pesquisa da origem de outras datas que celebram os livros e as bibliotecas, como 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil.

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.