Como falar sobre preservação ambiental na escola

A questão já não é mais sobre falar ou não sobre o tema, mas como abordar da melhor maneira este assunto que é essencial na formação intelectual e social dos estudantes
preservação ambiental na escola

Os recursos naturais da Terra são finitos. Esta verdade dura pode ser bem difícil de se escutar, mas não debater o tema da preservação ambiental na escola só piora o cenário. Pesquisar, entender e conversar sobre a preservação do meio ambiente na escola é um item essencial para a formação intelectual e social dos estudantes, afinal, não dá para viver sem água limpa e ar puro, não é mesmo? Então, como sua instituição tem tratando esta questão?

No mês de julho, em 17/07, é celebrado o Dia da Proteção às Florestas. Você pode aproveitar a data para levantar questões ambientais, como a das queimadas de biomas brasileiros e as graves consequências disto para o mundo, mas tenha em mente que o assunto é prioridade e precisa estar presente no currículo dos alunos de maneira consistente – não só em uma data comemorativa.

Até mesmo porque, o tema é urgente e a necessidade de novas ideias e ações para otimizar o uso dos recursos naturais do nosso planeta são para já! Incite seus alunos a pensar nas alternativas sustentáveis para combustíveis, alimentação em massa, saúde etc. Será que as soluções propostas hoje têm condições de se manter durante anos a fio? Se a resposta for não, é necessário mudar. E como é possível fazer isso? Faça-os refletir.

Apresente soluções alternativas já disponíveis aos estudantes, como energia solar, combustíveis limpos, incentivo à agricultura familiar, entre outros, mas traga também aqueles problemas para os quais ainda não há solução. Será que não há mesmo como resolver, ou será que os interesses de grandes potências não permitem que a solução seja aplicada? Veja que a questão ambiental vai muito além das florestas e mostre aos alunos como os conflitos sociais e econômicos ditam, muitas vezes, hábitos que já sabemos serem péssimos para conservação do planeta.

Quais temas sobre meio ambiente abordar na escola

Veja abaixo uma lista com diversas sugestões de temas a serem abordados em sala de aula:

• Desmatamento e queimadas

• Plantio e manejo consciente do solo

• Alimentos orgânicos e transgênicos

• Reduzir, reutilizar, reciclar

• Economia de água e energia elétrica

• Mudanças climáticas

• Extinção de animais e plantas

Não deixe esta pauta tão importante fora de discussão na sua escola!

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.