Como fazer a gestão de museus e bibliotecas de forma remota e online

Gerenciar documentos e obras do acervo de forma eletrônica é a melhor saída para continuar atendendo ao público durante a adoção do trabalho remoto e do distanciamento social
acervo de forma remota e online

O distanciamento social e a adoção do trabalho remoto trouxeram à pauta uma discussão importante sobre o gerenciamento eletrônico de documentos. Muitas empresas têm acervos extensos, compostos pelos mais variados itens, que precisam continuar a ser geridos, mesmo que a distância. Museus e bibliotecas, por exemplo, precisam continuar a funcionar, adaptando-se à atual realidade, que demanda pela gestão online dos arquivos e documentos já existentes, bem como pela inclusão de obras digitais no acervo.

SophiA Acervo e o SophiA Biblioteca são softwares que permitem o gerenciamento eletrônico de documentos físicos ou digitais do acervo da sua instituição, sendo o primeiro, destinado a museus e centros de memória, o segundo, a acervos bibliográficos. Além disso, os sistemas têm integração com provedores de conteúdo digital, como Odilo, Minha Biblioteca e Pearson. Veja abaixo mais alguns benefícios dos sistemas:

Terminal Web para consultas e empréstimos

A instituição pode configurar as informações que serão exibidas no Terminal Web, oferecendo aos seus usuários acesso às principais operações da biblioteca, do museu ou do centro de memória de forma online, como renovação e reservas, além de consultas ao acervo de maneira prática.

Dados estatísticos sobre o acervo

Os softwares permitem a visualização de dados estatísticos sobre o acervo – e sua circulação, no caso das bibliotecas -, com a possibilidade de aplicação de filtros que facilitam ainda mais a rotina dos funcionários que cuidam dos acervos, como bibliotecários e museólogos. Esses dados podem ser acessados remotamente, por dispositivos com acesso à internet, tanto na versão web como na versão desktop dos sistemas.

LEIA MAIS > Ferramentas online ajudam na dinâmica dos acervos

Evento online gratuito

Se você quiser saber mais sobre o tema e de que modo um software de gestão pode ajudar no gerenciamento eletrônico de acervos compostos por documentos e arquivos digitais, no dia 25 de agosto, terça-feira, às 15h, transmitimos uma palestra gratuita em nosso canal no YouTube, com a Gestora da Informação do SophiA, Liliana Giusti Serra.

Para falar com nossa equipe, Clique aqui

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.