Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog

Como fazer a Semana do Livro Didático na escola

O evento reforça a importância dos livros e do hábito da leitura para os aprendizados cognitivo e socioemocional. Veja como fazê-lo, mesmo online

O final do mês de fevereiro é marcado, aqui no Brasil, pelo Dia Nacional do Livro Didático. Em 27/02 celebra-se a importância deste item, que é essencial ao processo de ensino-aprendizagem nas escolas. O livro didático, segundo definição do Ministério da Educação (MEC), é o material mais frequente no cotidiano escolar do aluno.

Segundo o órgão, esse tipo de livro deve ser fonte atualizada de informações, conter textos de boa qualidade e propor atividades interessantes que facilitem a articulação do seu conteúdo ao conhecimento do aluno. Então, que tal aproveitar a data e criar um evento para promover o Dia Nacional do Livro Didático em sua escola?

De 21 a 27/02, sua instituição pode realizar a Semana do Livro Didático, promovendo atividades que evidenciem a importância das propostas pedagógicas e dinâmicas presentes no material. E além dos livros didáticos, a Semana do Livro pode contar com a presença, também, de obras paradidáticas, aquelas que complementam o plano de aulas elaborado com o uso dos livros didáticos.

Existem coleções paradidáticas para todas as etapas da escolaridade, que complementam o aprendizado e possibilitam propostas de desenvolvimento de outros trabalhos e projetos. A leitura, as resenhas e os fichamentos destas obras são algumas das atividades possíveis. Mas na Educação Infantil, por exemplo, o desdobramento do uso dos livros paradidáticos pode gerar a realização de atividades práticas, saindo apenas da teoria.

Quais livros usar

Veja abaixo uma lista de sugestões de livros paradidáticos para usar. Os livros didáticos, normalmente, são definidos de acordo com o método e variam de escola para escola.

• A bolsa amarela, de Lygia Bojunga

• Robinson Crusoé, de Daniel Defoe

• O mistério da fábrica de livros, de Pedro Bandeira

• O pequeno príncipe, de Saint-Exupéry

• A invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick (esse aqui pode até virar sessão de cinema!)

• Brasil de fio a pavio, de Gilles Eduar

• A vizinha antipática que sabia matemática, de Eliana Martins

A lista de possibilidades é imensa! Aproveite a data para renovar o acervo da biblioteca escolar.

Biblioteca escolar: presencial e virtual

A biblioteca escolar ou sala de leitura será a principal aliada dos educadores na Semana do Livro. É ali que os alunos irão encontrar as obras que serão estudadas e que irão guiar as atividades propostas no período. Neste período em que ainda temos aulas online, ou mesmo as aulas híbridas, devido à pandemia, as obras precisam estar disponíveis na biblioteca física e na digital.

Se sua escola ainda não possui uma solução de biblioteca virtual, a Odilo é uma opção já usada por diversas instituições em todo o mundo. Se você ainda não conhece a Odilo, acesse essa página para saber tudo sobre a nossa solução de biblioteca digital. Além disso, o Philos é um software 100% web que permite a gestão da biblioteca escolar. As duas ferramentas, unidas, serão o combustível ideal para informatizar a biblioteca escolar e ofertar aos alunos os livros nas versões física e digital.

Fale com nossa equipe para saber mais!

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.