Como gerenciar uma franquia de escola de cursos livres

É necessário disponibilizar suporte adequado a todos os franqueados, além de monitorar o padrão de qualidade de toda a franquia de escola de cursos livres.
franquia de escola de cursos livres

As franquias funcionam como uma boa alternativa para uma marca alcançar visibilidade. Esse modelo de negócios, também chamado de franchising, é uma forma de facilitar a expansão de uma rede, que consegue alavancar o seu nome de forma mais rápida e prática, já que conta com a colaboração de terceiros. 

No entanto, gerenciar uma franquia não é tarefa fácil e exige alguns cuidados, afinal, é o nome da sua rede que estará em jogo — nesse caso, da sua escola de cursos livres.

Por isso, algumas etapas e pontos importantes precisam ser ressaltados.

Vamos falar sobre eles!

Etapas da gestão de uma franquia de escola de cursos livres 

Se você possui um franquia ou pretende abrir uma, verifique ou invista em alguns aspectos:

Primeiro: quanto ao contrato

Contar com um contrato bem elaborado é uma maneira de evitar brechas para possíveis conflitos que possam surgir tanto com os próprios franqueados quanto com terceiros. Contar com apoio jurídico para isso é muito eficaz.

No entanto, mesmo com um contrato bem elaborado, é preciso ter uma política para resolução desses eventuais conflitos, visto que eles podem surgir. 

Segundo: quanto à equipe

É crucial que a sua escola de cursos livres conte com uma equipe competente e especializada para gerenciar toda a rede de forma organizada.  

Terceiro: quanto ao suporte

Dar suporte aos franqueados é essencial. Não pense que por ser uma franquia de escola de cursos livres você não tem responsabilidades com as unidades. Vamos reforçar: é o  nome da sua rede que está em jogo e falta de qualidade em apenas um local pode manchar toda uma reputação.

Forneça treinamentos às equipes sempre que necessário, foque em manter os professores e gestores sempre atualizados, invista na adição de novas ferramentas e de novas metodologias de ensino sempre que estas trouxerem benefícios para o setor.  

Quarto: quanto ao apoio tecnológico

Usar uma plataforma para gestão da sua franquia de escola de cursos livres é uma forma de otimizar o tempo.

Existem ferramentas tecnológicas que ajudam a automatizar tarefas, a comunicar-se facilmente com os franqueados, bem como a compartilhar materiais e arquivos com eles de maneira rápida e segura e organizar as compras das unidades com os fornecedores.

Mais para frente, vamos falar mais sobre isso.  

Outros pontos importantes para a gestão eficiente de uma franquia de escola de cursos livres 

Quanto ao padrão de qualidade/atendimento:

É importante que todos os franqueados mantenham o alto padrão de qualidade/atendimento em relação ao seu público, e monitorar esse padrão faz parte das atribuições da franqueadora. 

Quanto aos números

Também é fundamental acompanhar de perto o andamento do negócio em todas as unidades. Como anda o balanço financeiro de cada franqueado? Como anda a admissão de novos alunos em cada local? Como as unidades estão posicionadas nos índices de avaliação?  

A franquia da sua escola de cursos livres pode, por exemplo, definir objetivos, metas e, sim, formas de avaliar o desenvolvimento de cada unidade. Com dados sólidos em mãos, é possível tomar decisões mais assertivas e saber onde é preciso melhorar. 

Quanto à comunicação

Comunique-se com seus franqueados. Escute-os. Faça, constantemente, pesquisas de satisfação com eles. Afinal, quanto mais satisfeitos estiverem com o suporte da sua rede, melhor trabalharão e melhor, também, serão os resultados. Todo mundo ganha! 

Como aprimorar a gestão da sua franquia de escola de cursos livres 

Lembra que falamos do apoio tecnológico? Pois bem, temos uma sugestão para aprimorar a gestão da sua franquia de escola de cursos livres — o sistema SophiA Master.

A ferramenta possibilita uma visão geral de toda a rede. Com ela, é possível garantir a padronização entre as unidades da franquia; gerenciar as metas da equipe e impulsionar as matrículas; obter informações de todos os franqueados e, assim, tomar decisões estratégicas com propriedade.

Segundo o CEO da franquia Método Supera, Antônio Carlos Guarini Perpétuo, “o SophiA auxilia a rede franqueada do método Supera em todos os processos pedagógicos, comerciais e administrativos/financeiros. Também nos fornece as informações essenciais para as decisões estratégicas. O software proporciona a possibilidade de aplicarmos uma administração profissional, baseada em dados e estatísticas, sem achismos. Além de suportar um trabalho de excelência com foco no cliente”, ressaltou ele.

Descubra como o SophiA Master é a melhor escolha de software para atender também às suas necessidades. Entre em contato com os nossos especialistas! 

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.