Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog

Como informatizar sua biblioteca

Se a sua biblioteca ainda não está 100% informatizada, neste artigo, encontre três pontos de mudança para analisar e, então, começar a colocar em ação este importante projeto

Quanta mudança pudemos acompanhar nos últimos 20 anos em relação à informatização de processos no mercado de trabalho. Se nos anos 2000 era impossível imaginar que deixaríamos de ir ao banco para pagar contas, em 2020, já não é mais preciso perder tempo com isso e as soluções estão à mão, em nossos computadores, celulares e tablets.

Nas bibliotecas, que antes eram o reino dos livros impressos, agora, está à disposição a multimídia: um mundo de informação se abriu. E o ato da leitura pode ser feito em papel ou nas telas, em livros físicos ou digitais e com os recursos das ferramentas audiovisuais. Com o cenário traçado pela tecnologia, tornou-se imperativa, também, a mudança da gestão dos acervos nas bibliotecas.

Com a complexidade dos processos aumentando em decorrência de acervos mais diversificados e ambientes compostos por tecnologias mais robustas, faz-se essencial a adoção de um sistema para gerir a biblioteca de forma automatizada, dando suporte aos profissionais que cuidam destes acervos nas tarefas que antes eram manuais.

Se a sua escola ainda não colocou a informatização da biblioteca em foco, veja abaixo três pontos para analisar e tirar este projeto do papel – literalmente.

Criação do acervo digital

Ofertar livros em formato digital é o primeiro passo. Seu acervo precisa ser híbrido, composto por obras físicas e digitais. E não estamos falando somente de e-books, pense que você pode ter diversas mídias, como CDs, DVDs, entre outros. A Odilo é uma das opções disponíveis no mercado para agregar itens digitais ao seu acervo, com integração com os softwares de gestão SophiA Biblioteca e Philos.

Aquisição de computadores e tablets

Mas onde os usuários lerão estas obras? Será preciso, portanto, adquirir dispositivos nos quais seja possível realizar esta leitura. Se eles puderem ser móveis, como os tablets, as pessoas podem se aconchegar em seus lugares preferidos da biblioteca para ler. Mas os computadores também são uma ótima opção! Com computadores e tablets, os usuários podem escolher se vão ler suas obras em casa ou dentro da biblioteca.

Implantação de um software de gestão da biblioteca

Toda esta tecnologia não combina com um controle de acervo feito à mão em planilhas, não é? Por isso, é muito importante que você adote, com estas demais mudanças, um sistema de gestão da biblioteca, que permita:

• Agilizar o processo de catalogação em diferentes padrões

• Visualizar dados estatísticos do acervo por meio de gráficos

• Oferecer aos usuários um Terminal Web para consulta e empréstimo das obras

• Envio de e-mails personalizados aos usuários diretamente do sistema

• Preparar enquetes para questionar aos usuários sobre os mais diversos temas

• Retenção programada de obras para a quarentena durante a pandemia

Para saber mais sobre o SophiA Biblioteca e o Philos, entre em contato com a nossa equipe. Clique aqui: www.sophia.com.br/contato. 

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.