Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog

Como montar um quadro de horários eficaz para sua escola

"Quadro de horários" é um termo que soa familiar para você? Pois nós já falamos a respeito dele por aqui, e da importância dessa ferramenta para a gestão escolar, no post "Quadro de horários escolar: como otimizar a montagem e ganhar tempo" . Hoje, no entanto, o assunto é outro: falaremos sobre quais aspectos levar em conta na hora de montar esse quadro, para que ele seja o mais eficiente possível para a escola. Vamos lá?

Como montar um quadro de horários eficaz

O quadro de horários serve, basicamente, para auxiliar a organização e o planejamento do ano letivo de uma instituição educacional. A ideia, com ele, é organizar, da maneira mais eficiente possível, os horários das aulas e a grade de disciplinas das turmas, bem como os demais eventos e atividades da comunidade escolar. Por isso, na hora de montá-lo, é preciso levar em conta três fatores fundamentais: 

1. Os docentes 

Conversar com os professores e verificar qual a disponibilidade de cada um para ministrar as aulas é fundamental na hora de montar o quadro de horários da escola — principalmente porque eles costumam trabalhar em mais de uma instituição de ensino durante o ano letivo. Então, será necessário conciliar os horários considerando, inclusive, o tempo de deslocamento entre uma escola e outra. 

Vale salientar que considerar as necessidades de cada professor durante a produção do quadro de horários é uma prática que pode ter influências na qualidade do trabalho do docente — já que este também terá sua agenda organizada e poderá trabalhar com mais calma e tranquilidade.

Ainda, com todas essas informações bem organizadas, a escola consegue evitar outro problema enfrentado pelos gestores — que é a rotatividades de professores. As constantes mudanças no quadro de docentes afeta tanto a gestão da instituição de ensino, quanto o desempenho dos alunos.

2. A boa distribuição das disciplinas 

O quadro de horários possibilita que os gestores tenham uma visão geral da distribuição das disciplinas em cada turma e na escola como um todo. E pensar nessa parte é essencial para não sobrecarregar os alunos. É complicado, por exemplo, ter três períodos seguidos de matemática, ou matérias similares, não é mesmo? Por isso, tudo deve ser planejado estrategicamente.    

Além disso, na hora de distribuir as disciplinas, é preciso pensar na questão das janelas de espera — aqueles horários que ficam vagos para o professor, entre uma aula e outra do mesmo turno. O mais comum nos acordos entre instituição de ensino e docentes é que esses horários vagos também sejam remunerados. Desta forma, se acontecerem com muita frequência, podem gerar um gasto a mais para a escola, que acabará pagando por horas não trabalhadas. 

3. A boa distribuição dos espaços escolares

Outro aspecto fundamental na hora de planejar o quadro de horários é em relação à utilização dos ambientes escolares — como os laboratórios, as quadra de esportes, os auditórios, a biblioteca e demais espaços de leitura, e as próprias salas de aula. É crucial para o bom andamento das aulas organizar bem esta parte e deixar tudo visível para todos — quais espaços estão ocupados e quais estão disponíveis em dias e horários determinados.   

Pode acontecer, por exemplo, de dois ou mais professores planejarem usar o mesmo laboratório no mesmo horário. As consequências disso são o tumulto no ambiente escolar e, até, aulas improvisadas — já que alguém terá que desistir do local e o que foi preparado com antecedência pelo docente poderá não acontecer.   

O sistema Untis como aliado na montagem do quadro de horários  

Montar o quadro de horários não é uma tarefa tão fácil quanto parece, não é mesmo? Mas, calma, fazendo um bom planejamento estratégico, e com bastante antecedência ao início do ano letivo, é bem possível uma gestão eficiente também desta parte. Além disso, a tecnologia está aí para ajudar. 

Existem, atualmente, muitas ferramentas capazes de automatizar, pelo menos em parte, processos como esse, tornando-os mais práticos e eficientes. Um exemplo é o Sistema Untis, um software prático e simples de usar, voltado para a construção de quadros de horários informatizados, que está presente em cerca de 20.000 instituições em todo o mundo.

A ferramenta possui um algoritmo de otimização que elabora automaticamente o quadro de acordo com os critérios dos usuários. Ela considera, entre outras variáveis, os dias que determinado professor não poderá trabalhar, por exemplo. Para saber mais sobre o software, basta entrar em contato com os nossos profissionais e pedir uma demonstração das funcionalidades do Sistema para montar o seu quadro de horários.https://www.sophia.com.br/blog/gestao-escolar/sistema-para-montar-quadro-de-horarios 

Além disso, não esqueça de ficar de olho no blog do SophiA e manter-se sempre por dentro das novidades sobre gestão escolar.     

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.