Como montar uma biblioteca particular

Mesmo que não tenha um espaço razoável para instalar uma biblioteca particular em casa, há outras formas de realizar este sonho. Descubra!
biblioteca particular

Por Sérgio Silva, consultor comercial na Prima.

A presença de livros em casa é tão benéfica quanto a presença de plantas. Em ambos os casos, se recomenda um espaço com boa luminosidade, sem incidência direta do sol. Os livros, assim como um jardim de inverno, trazem alegria e um certo charme ao ambiente.

Em sua residência é comum o hábito da leitura? Nela existe algum tipo de biblioteca? Hoje, com os recursos tecnológicos, não é necessário ter um grande espaço em casa para montar uma biblioteca particular. Em relação ao espaço físico, há soluções bem variadas: uso de estantes de madeira, estruturas de aço, instalações alinhadas ao ambiente de salas ou escritórios, nichos na parede, escadas estilizadas, prateleiras pelo quarto. Para apaixonados por livro, qualquer cantinho onde possa se encaixar uma pilha de livros já serve, rs!

Mas, como montar uma boa biblioteca particular? A seleção das obras é subjetiva e os títulos que a compõem refletirão parte da sua personalidade, acredite! Esse tipo de biblioteca não costuma surgir de forma clara e planejada. Muitas vezes, quando se percebe, a pilha de livros tomou corpo, ganhou espaço e se transformou em biblioteca. É um pouco como uma semente que brota no jardim, cresce, encanta e passa a fazer parte da identidade visual da casa. A composição do acervo geralmente atende primeiro à demanda da formação acadêmica de seu dono, sua área específica de estudo ou a de maior curiosidade intelectual. Desta forma, cada biblioteca será, naturalmente, muito distinta da outra.

Mesmo que não tenha um espaço razoável para instalar uma biblioteca física em casa, há outras formas de realizar este sonho. Uma biblioteca completa pode ser formada por meio de aquisição de e-books ou da assinatura de plataforma de conteúdo digital, por exemplo. Utilizando aparelhos de celular, tablets e e-readers é possível ter uma grande biblioteca em sua residência. Ainda com uma vantagem de poder levá-la consigo aonde for, no bolso!

A tecnologia nos trouxe essas novas formas de cultivar o hábito da leitura e colecionamento de títulos. Há opções de audiolivros para quem não dispõe de muito tempo para se sentar e apreciar uma obra literária. Ou mesmo para quem não tenha o hábito da leitura diária. O importante aqui será aprimorar o conhecimento e se alimentar de boa informação.

Um último ponto. A organização de uma biblioteca física. Você pode ordenar os livros por área de conhecimento, assim como uma biblioteca universitária. Mas pode seguir outros formatos que reflitam mais sua forma particular de arranjo. Por exemplo, organizar primeiro por livros raros ou que não são mais publicados, ter seção somente de livros com dedicatórias (assinados pessoalmente pelos autores ou com mensagens de amigos). Depois, os títulos mais revisitados ou de maior interesse. Caso a família toda utilize a biblioteca, a divisão pode ser por grandes áreas: títulos de administração, títulos de biológicas, biblioteca infanto-juvenil ou área das crianças. Essa personalização ajuda na hora de localizar os títulos necessários para cada momento.

Você possui uma biblioteca particular? Como ela está organizada? Como ela se formou? Se a biblioteca estiver aumentando e a localização de título começar a ficar difícil, você pode adquirir um sistema de gerenciamento para o acervo. Também poderá anotar no sistema o empréstimo para aquele amigo ou parente que sempre pede um livro emprestado na vista de domingo. Isto ajuda depois a lembrá-lo de devolver a obra. É uma garantia de compartilhamento da circulação da biblioteca.

Pois livro gosta de passear, mas sempre precisa achar o caminho da casa de volta!

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.