Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog

Como otimizar a gestão de cursos livres?

Para acompanhar o crescimento das instituições de cursos livres é preciso ter uma gestão de escolas assertiva e a tecnologia ajuda os gestores nesta missão.

Desde 2014, o Brasil vem passando por momentos de instabilidade financeira. Esse cenário impactou diversos setores, inclusive a educação. Em busca de uma recolocação profissional ou mesmo para impulsionar a formação e alcançar voos mais altos, os brasileiros estão cada vez mais buscando pelos cursos livres.

Outros fatores contribuem para esse aumento, como as formações focadas em áreas específicas, o aprendizado em um curto período e o valor mais acessível do que outras modalidades acadêmicas. A ampliação deste mercado trouxe alguns desafios para a gestão de cursos livres, que precisa se adaptar o quanto antes ao novo cenário da educação brasileira. Assim, as intuições conseguirão manter o crescimento, alcançando um número cada vez maior de estudantes.

Outro ponto em destaque da gestão de cursos livres é que muitos empreendedores da área educacional viram neste mercado uma excelente oportunidade para empreender. Mas, como toda nova área, a gestão de escolas de cursos livres envolve uma série de especificidades que precisam ser bem administradas para que o negócio consiga se consolidar.

Para ajudar, tanto os veteranos como os novatos, na gestão de cursos livres, listamos na sequência deste artigo dicas de como otimizar o gerenciamento das instituições de ensino. Confira!

Planejamento é a chave para a gestão de escolas

A primeira dica que apresentaremos é muito importante para todos os negócios e, por isso, deve ser aplicada na gestão de cursos livres: o planejamento. Com os planos bem estruturados, a escola conseguirá enxergar com mais clareza as oportunidades para impulsionar a instituição e os desafios que precisam ser superados para a escola continuar se desenvolvendo.

Como são várias áreas que compõem a gestão de escolas, é importante ter um planejamento geral, com as principais metas da instituição, e também planejamentos específicos para cada setor. Por exemplo, a área pedagógica deve ter um planejamento de todos os conteúdos a serem trabalhados com os alunos, seguindo a metodologia da escola. Já o financeiro, deve planejar as suas principais atividades, como contas a pagar e a receber, inadimplência, entre outras.

Assim, a gestão de cursos livres se torna mais organizada e assertiva, pois cada setor sabe exatamente os passos que deve percorrer para alcançar bons resultados a curto, médio e longo prazo.

Recursos tecnológicos ajudam na otimização da gestão

Vimos que uma escola de cursos livres possui diferentes departamentos que, juntos, fazem o negócio se manter ativo e prosperar. Para o responsável pela gestão geral da escola, é bastante complicado analisar todos esses pontos, ainda mais quando os processos são realizados de forma manual ou burocrática. Mas, a visão do todo é essencial para que o gestor possa tomar decisões mais assertivas e adequar processos que mesmo com o planejamento prévio não estão alcançando os resultados esperados.

Para conseguir realizar essa gestão de cursos livres de forma efetiva, é fundamental que o gestor conte com bons recursos tecnológicos, que vão otimizar o trabalho de diversos setores e ainda facilitar a sua administração, com relatórios atualizados da operação.

Além disso, há softwares que oferecem uma gestão de escolas completa, inclusive com serviços que atendem as necessidades dos alunos, aprimorando a experiência entre a escola e o estudante. Na sequência, listamos alguns pontos atendidos por boas plataformas de gestão de cursos livres:

Gestão pedagógica

Oferecer um ensino de qualidade e facilitar o dia-a-dia dos estudantes são objetivos de todas as escolas de cursos livres. Ao adotar um software de gestão escolar, a instituição consegue ter um controle atualizado das turmas no sistema, garantindo a flexibilidade, disponibilizando horários de baias e salas de acordo com os horários dos alunos, além de conseguir emitir boletins e certificados de modo prático e rápido através do software.

Secretaria escolar mais assertiva

Para se manterem ativas, as instituições precisam alcançar um bom fluxo de alunos. Por isso, bons softwares de gestão de cursos livres oferecem aos profissionais da secretaria recursos que ajudam a gerenciar as metas e impulsionar as matrículas. Por exemplo, caso a escola opte pela prospecção via web, os contatos de interesse feitos pelo site da escola vão direto para o recurso chamado 'captação de alunos', garantindo que nenhum contato com potencial seja perdido.

Controle financeiro

Mais um recurso importante para a gestão de escolas é o controle financeiro. Ao adotar uma plataforma de gestão educacional, a sua escola poderá acompanhar as contas a pagar e a receber, emitir boletos com praticidade, além de ter as notas fiscais de serviços e produtos integradas ao sistema, garantindo que a escola mantenha a sua saúde financeira.

No artigo de hoje, apresentamos algumas dicas de como otimizar a gestão de cursos livres, utilizando o planejamento e a tecnologia como aliados. Se você se interessou pela plataforma de gestão de escolas que apesentamos acima e quer saber mais sobre suas funcionalidades, clique aqui e confira todas as informações sobre o software SophiA, desenvolvido pela Prima.

Para continuar conferindo notícias como esta, assine agora mesmo a nossa newsletter.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.