Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog

Como trabalhar a interação social no ensino a distância

Confira quatro ideias para incentivar a interação entre salas e turmas da sua escola e como praticar o acolhimento dos alunos neste período de aulas online

Há quase um ano estudando em casa, as crianças e os jovens vêm perdendo um importante aspecto do ensino presencial, o de convívio social. Com isso, mais um desafio dos educadores no ensino a distância, enquanto ainda houver aulas online devido à pandemia, é o de manter atividades de interação social. Neste artigo, você verá sugestões de dinâmicas para garantir a interação entre os alunos, começando pela celebração do Dia da Amizade, em 14/02, entre outras ideias. Confira!

Celebre o Dia da Amizade

A ideia aqui é gerar interação e integração entre salas e turmas. E para celebrar a amizade, que tal sugerir uma dinâmica de reconhecimento? Incentive os alunos a mandarem recados para seus amigos dizendo o que mais gostam uns nos outros. Depois, compartilhe e converse sobre os sentimentos que podem surgir, como alegria, tristeza e saudades. Fale também sobre as expectativas para a volta ao estudo presencial. Como será que os alunos imaginam esta volta? Use o momento para alinhar expectativa e realidade.

Faça o dia da contação de histórias

Uma outra ideia para criar interação entre os alunos é fazer o dia da contação de histórias. Primeiro, crie uma votação para a escolha da obra a ser lida, a partir das sugestões feitas pelos estudantes, faça uma votação para eleger o livro da vez. Na hora da leitura, crie uma dinâmica em que cada um dos alunos leia uma parte da obra. Depois, proponha atividades em grupo, para a discussão dos temas centrais do livro e a realização de estudos de aprofundamento.

Crie encontros - mesmo online - que permitam trocas

Ofereça momentos de descontração. Eles são essenciais, principalmente agora, em uma realidade de estresse para grande parte das famílias. Tem sido difícil para todas lidar com as mudanças trazidas pela pandemia. As rodas de conversa, por exemplo, são a abertura de um espaço para expressão das opiniões e sentimentos e um importante momento de troca de experiências, o que aproxima e incentiva a interação.

Outra ideia é fazer um “tour pela minha casa”. Já que agora todos nós podemos ver um pedacinho das casas, porque não tornar essa experiência algo diferente. Proponha a atividade e, depois, discuta com os estudantes com é viver essa realidade, onde quase tudo agora é feito dentro de casa.

Desperte sentimentos e ofereça acolhimento

A verdade é que a interação faz com que os sentimentos sejam expostos e essa é uma grande oportunidade para que os educadores acolham seus alunos. Ter um profissional qualificado para atender os estudantes é uma opção interessantes, para a realização de seções em grupo e, se necessário, individuais.

Compartilhe com a gente! Como tem sido a prática de interação social na sua instituição?

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.