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Por SophiA Em Blog Atualizada em 28 JUN 2019 - 10H05

Como usar a tecnologia para impulsionar a captação de novos alunos

Sua escola precisa de um sistema que unifique todas as informações sobre a captação de novos alunos e auxilie na eficiência do processo de vendas

Por Marina Lima, graduada em Tecnologia em Gestão Comercial e Consultora Comercial SaaS na Prima

Após fazer o preparo do período de matrículas, projetar a quantidade de alunos para o próximo período letivo e prever a estrutura acadêmica e financeira desejada, é hora de alinhar práticas e rotinas para buscar, efetivamente, o atingimento das metas estabelecidas. Neste momento, a tecnologia é uma grande aliada da escola para captar novos alunos.

Confira na sequência deste artigo três dicas imperdíveis para que a sua instituição tenha sucesso nesse processo!

Comunicação por meio digital para captação de novos alunos

Estamos em um mundo cada vez mais conectado. As estratégias atuais de marketing, como o Inbound Marketing, apontam que a pesquisa online faz parte do processo de compra de um indivíduo. Os consumidores costumam fazer uma ou mais pesquisas na internet antes de decidir pela compra de um produto ou contratação de serviço.

Por isso, manter o site da instituição e as redes sociais atualizadas deve ser uma preocupação constante da escola. Aproveite e use o meio digital para captar novos alunos, crie um formulário no seu site para os interessados (prospectivos) deixarem uma mensagem ou telefone de contato, esses dados são essenciais para a equipe comercial entrar em contato e dar andamento ao processo de venda.

Organização do banco de dados em nuvem e envio de informativos

Incentive os colaboradores da secretaria a anotarem os dados cadastrais básicos (como nome, telefone, e-mail) de todas as pessoas que entrarem em contato com interesse em algum curso da instituição, mesmo que o prospectivo, por algum motivo, não faça a contratação imediata de serviço.

Posteriormente a escola pode usar esse banco de dados para enviar, por e-mail ou aplicativos de mensagens, informativos sobre a metodologia de ensino, abertura de novos cursos ou outros conteúdos. Essa é uma ferramenta importante para que a instituição fique sempre na memória do prospectivo e estimule no futuro a captação de novos alunos.

A instituição pode ainda fazer uso de planilhas em nuvem para guardar esse banco de dados, minimizando o risco de perder alguma informação valiosa.

Acompanhe periodicamente os resultados do processo de vendas

Enriqueça seu banco de dados. Além dos dados cadastrais, crie a rotina de anotar como foram os atendimentos e qual seu resultado (como venda realizada ou não realizada), por fim, a escola terá números para avaliar a estatística de conversão de atendimentos em matrículas. Com essas informações, o gestor pode aprimorar o processo de vendas, seja capacitando seus colaboradores, ou realinhando as estratégias de divulgação.

É natural que as instituições tenham uma dinâmica para o período de matrículas, usar a tecnologia para acompanhar as rotinas comerciais traz uma clareza da eficiência do seu processo de vendas.

A instituição pode usar ferramentas digitais gratuitas, como o Excel, para os registros; ou então, profissionalizar o setor comercial da escola, fazendo uso de um sistema de gestão como o SophiA Gestão Escolar Web, que auxilia na implantação dessas e outras práticas para impulsionar a captação de novos alunos.

Está esperando o que para captar mais alunos na sua próxima campanha? Entre em contato com nosso departamento comercial para agendar uma demonstração completa sobre o SophiA Gestão Escolar Web.

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