Como valorizar, reconhecer e motivar sua equipe na gestão escolar

Conheça ferramentas simples que podem facilitar o dia a dia e os meios de percepção de valorização, reconhecimento e motivação por parte dos profissionais da educação
equipe na gestão escolar

O mês de agosto é marcado por datas que celebram os profissionais das escolas. Veja algumas delas abaixo:

• Dia Nacional dos Profissionais de Educação – 06/08

• Dia do Supervisor Escolar – 22/08

• Dia Nacional da Educação Infantil – 25/08

Um bom momento, portanto, para verificar se sua instituição tem valorizado, reconhecido e motivado a equipe da forma adequada. Claro que essas ações não devem ocorrer só neste mês, mas em todo o ano letivo. Porém, vamos aproveitar a ocasião para refletir sobre o tema!

E então, como valorizar, reconhecer e motivar toda sua equipe na gestão escolar?

Este é um desafio que exige das escolas processos claros e trabalho em engrenagens, as partes precisam estar bem conectadas para que o todo funcione. A comunicação entre os profissionais da escola e o acesso aos dados necessários para a rotina são pontos essenciais para que isso aconteça.

Neste artigo, vamos focar em como investir e melhorar nestes dois pontos, mas vale lembrar que a valorização dos profissionais da sua escola envolve muitos outros aspectos, como uma boa remuneração, materiais de apoio de qualidade (livros, apostilas, computadores), boa estrutura física (conexão com a internet, uma boa biblioteca, salas adequadas), equilíbrio (momentos de descontração e descanso), e muito mais.

Como encaixar as engrenagens na gestão da sua escola

Voltando ao nosso assunto principal, como garantir processos claros, comunicação facilitada entre os profissionais e acesso à informação e aos dados, contribuindo para um trabalho mais fluido e, consequentemente, para implementação de modelos de gestão mais objetivos e justos, que priorizem a valorização dos profissionais da sua escola?

Para que tudo rode bem, como em engrenagens, o primeiro passo é criar processos e, sempre que possível, torná-los automatizados, sem que os profissionais da escola precisem perder tempo em tarefas operacionais e repetitivas. Isso já é possível, com a informatização de processos como o lançamento de notas e faltas.

Para facilitar a comunicação e garantir o acesso aos dados, você irá precisar de um local único e centralizado. E quando dizemos “local”, não necessariamente é um lugar físico. Preferencialmente, como explicamos acima, opte por um sistema digital para imputar dados e compartilhá-los com o seu time. Um software de gestão ajuda muito neste ponto, pois faz exatamente isto, centraliza as informações essenciais para a gestão da escola em apenas um lugar. Caso um profissional esteja buscando uma informação, será sempre ali que irá encontrar.

SAIBA MAIS >>> Conheça mais sobre o sistema de gestão escolar SophiA

Pode parecer pouco, mas multiplique essa necessidade de encontrar dados por semanas de prova e correções de simulados. Pois é, ter processos claros, informatizados e um sistema de gestão escolar que centralize tudo isto é garantir que seus profissionais conseguirão cumprir todas as tarefas necessárias sem perder tanto tempo, sem gerar tanto estresse e, portanto, ter mais motivação para seguir.

Ferramentas como o sistema de gestão escolar serão reconhecidas pelos profissionais da sua escola como um aliado. Elas são um dos meios – dentre muitos que citamos aqui – de valorizar, reconhecer e motivar sua equipe!

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.