Confira os benefícios da tecnologia na educação e cultura

Aliar a tecnologia na educação ao gerenciamento das escolas e bibliotecas culturais representa um passo importante rumo ao progresso das instituições de ensino
tecnologia na educação

Nos últimos anos, o mundo passou por evoluções tecnológicas que impactaram diversos setores, inclusive a educação. Com o surgimento de novos meios de interação, o comportamento e os hábitos da sociedade em geral também passaram por transformações.

Por conta dessa nova realidade, uma vertente surgiu e vem se tornando cada vez mais forte: a tecnologia na educação. O ensino-aprendizagem e a aquisição do repertório cultural são processos que devem acompanhar os avanços tecnológicos, pois as crianças e os jovens nascidos no século XXI são conhecidos como “nativos digitais”, isto é, pessoas que já conheceram o mundo com boa parte dos recursos tecnológicos disponíveis atualmente.

Na sequência, abordaremos um pouco mais esse cenário e vamos mostrar como a tecnologia da educação ajuda na formação acadêmica e cultural dos estudantes.

Jovens e a tecnologia

Como mencionado no início, as crianças e os jovens em idade escolar já conheceram o mundo com a tecnologia muito presente em suas vidas. Internet, smartphone, tablet e games fazem parte do dia a dia dos estudantes e o uso exagerado acaba preocupando educadores e pais.

Muito se fala sobre a eficácia ou não da tecnologia na educação. Isso porque ainda há um certo receio de implantar esses recursos em sala de aula. A principal questão está relacionada a distração que esses recursos podem proporcionar, comprometendo o aprendizado dos jovens.

Entretanto, é preciso acabar com esse receio, pois quando bem utilizada, a tecnologia na educação se torna uma grande aliada ao processo de ensino-aprendizagem, possibilitando a aproximação dos conteúdos trabalhados na realidade dos alunos.

O desafio para os professores

Em plena “Era Digital”, os educadores precisam desenvolver algumas habilidades específicas sobre a tecnologia na educação e também ampliar o repertório para que possam atuar como mediadores na construção do conhecimento dos estudantes. É importante que o educador esteja apto a estabelecer vínculos entre os conteúdos das disciplinas, as diversas aprendizagens da escola e da realidade cotidiana. 

Saiba quais são os benefícios proporcionados pela tecnologia na educação

Depois de conhecermos um pouco sobre o cenário atual da tecnologia na educação, vamos mostrar os benefícios que essa junção traz para a formação acadêmica e cultural dos estudantes. De forma bem objetiva, preparamos uma listinha com os principais ganhos proporcionados pelo uso da tecnologia no ambiente educacional:

Agiliza as atividades comuns no dia a dia escolar;

– Aproxima estudantes, pais e professores;

– Desperta a curiosidade dos alunos;

– Estabelece uma comunicação mais direta;

– Proporciona experiências diferenciadas;

– Ajuda a ampliar o repertório cultural dos estudantes;

– Conecta os alunos com o mundo.

Para que os professores possam usufruir desses benefícios, promovendo um processo de aprendizagem mais atraente para os jovens, a dica é utilizar softwares, aplicativos e sites que atuam como grandes aliados das escolas. Abaixo, listamos alguns bons exemplos:

Geekie: site e também um aplicativo móvel que permite que os alunos se prepararem para exames como o ENEM, de forma personalizada e totalmente interativa;

Qmágico: plataforma que permite aos jovens estudantes o acesso a Cadernos Digitais Inteligentes, nos quais eles visualizam os conteúdos que precisam estudar em determinado momento;   

FasTrackids: programa para desenvolver as habilidades de aprendizagem essenciais para um futuro promissor das crianças e jovens, como pensamento crítico, criatividade, colaboração, comunicação e autoconfiança;

Google For Education: reúne uma série de produtos que ajudam a promover a educação na sala de aula e também em casa, com ferramentas que aprimoram a produtividade e a organização dos aprendizes, como o e-mail e a agenda compartilhada.

Utilizar esses recursos e muitos outros disponíveis para aplicar a tecnologia na educação mostra que a escola está antenada as transformações da sociedade e que se preocupa em oferecer aos alunos uma formação integral, reforçando a imagem de uma instituição de vanguarda.

Conheça o software voltado para gestão escolar e de bibliotecas

Vimos até aqui toda a importância da tecnologia na educação, que traz diversos benefícios para o desenvolvimento das ações em sala de aula. Mas, é interessante destacar que os recursos tecnológicos também devem estar presentes no gerenciamento da instituição de ensino.

Softwares como o SophiA, desenvolvido pela Prima, conseguem otimizar as tarefas de diversos departamentos da escola, desde o financeiro à biblioteca. Para a gestão escolar das instituições de ensino, o SophiA simplifica a administração da escola, oferecendo aos gestores o controle total dos processos, por meio de um sistema completo que atua nos seguintes departamentos: financeiro, administrativo, secretaria, comunicação e gestão pedagógica.

Já o software SophiA para gestão de bibliotecas permite que os profissionais da área realizem a catalogação de livros de forma simples e rápida. Além disso, o gerenciamento do acervo bibliográfico é otimizado por meio de dados estatísticos e gráficos, com a possibilidade de aplicação de filtros que facilitam ainda mais a rotina do bibliotecário.

Apresentamos no artigo de hoje a importância da tecnologia na educação e cultura, tanto para o ensino quanto para o desenvolvimento da escola. Se você quer conhecer mais sobre o SophiA, software indicado para diversas áreas da escola e para bibliotecas culturais, clique aqui e conheça todos os benefícios proporcionados por essa plataforma.

Para continuar por dentro de notícias como esta, assine agora mesmo a nossa newsletter.

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.