Conheça nossos cursos na área de biblioteconomia

SophiA oferece dois cursos online para a área de biblioteconomia, sobre catalogação RDA e conteúdo digital para bibliotecas, ambos com Liliana Giusti Serra. Saiba mais!
cursos na área de biblioteconomia

Você já conhece os cursos online do SophiA? Se ainda não, este artigo vai apresentar os detalhes sobre os cursos de catalogação RDA e conteúdo digital para bibliotecas, ministrados pela bibliotecária e Gestora da Informação do SophiA, Liliana Giusti Serra*. Os cursos são voltados para profissionais da área de biblioteconomia e ambos oferecem certificado após a finalização dos módulos. Então, aproveite e siga na leitura deste texto para conhecer o conteúdo programático, formato das aulas e valores.

Curso de Catalogação RDA

O curso Catalogação em RDA (Recurso, Descrição e Acesso) foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar aos bibliotecários e demais profissionais interessados uma visão conceitual e prática do novo código de catalogação.

O curso está estruturado em três módulos. Cada módulo possui três aulas, organizadas em sete partes, totalizando 21 encontros. Ao final de cada parte são oferecidas recomendações de leituras e exercícios. Os participantes recebem um certificado na finalização de cada módulo.

O que você precisa saber:

• O curso é virtual e pode ser iniciado a qualquer momento, dispensando a formação de turma.

• Você define o ritmo para acompanhamento das aulas.

• Cada aluno terá acesso à plataforma por 6 meses para cada módulo.

• Serão 3 módulos para a formação completa e a venda de cada módulo será feita separadamente.

• Ao final de cada módulo será entregue um certificado.

Clique aqui para fazer sua inscrição!

Assista ao vídeo abaixo para saber mais:

Curso de Conteúdo Digital para Bibliotecas

O curso Conteúdo Digital para Bibliotecas apresenta aspectos relacionados ao conteúdo digital em bibliotecas, com foco em monografias. São apresentados os tipos de monografias digitais, fundamentos sobre conteúdo aberto e licenciado e como as bibliotecas podem incluir estes recursos nos acervos. Noções gerais de direitos autorais, licenciamento e gestão de conteúdo digital são apresentadas, oferecendo aos participantes visão abrangente para seleção e contratação de conteúdo para bibliotecas.

Em relação ao material licenciado, serão apresentadas as possibilidades de integração com plataformas, modelos de negócios, formas de acesso e fornecedores para bibliotecas. Aspectos relativos à gestão são abordados, apontando as particularidades de controle e acompanhamento de métricas.

Vantagens

Curso atualizado abordando os principais aspectos relacionados à inclusão de livros digitais em coleções de bibliotecas, desde obras gratuitas até o conteúdo licenciado. São apresentados os principais modelos de negócios com utilização no mundo, destacando os modelos praticados no Brasil. São destacadas as fragilidades e incertezas que a inclusão de conteúdo digital pode representar para bibliotecas, as possibilidades de contratação, formas de descoberta e acesso, como fazer a gestão do conteúdo e critérios que orientam as tomadas de decisão.

O que você precisa saber:

• O curso é virtual e pode ser iniciado a qualquer momento, dispensando a formação de turma.

• Você define o ritmo para acompanhamento das aulas.

• Cada aluno terá acesso à plataforma por 6 meses para cada módulo.

• Ao final do curso será entregue um certificado.

Clique aqui para saber mais e fazer sua inscrição!

Envie suas dúvidas para o e-mail cursos@Sophia.com.br ou entre em contato.

*Liliana é Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes na Universidade de São Paulo (ECA/USP, 2015). Especialista em Gerência de Sistemas (2008) pela Fundação Escola Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESP). Graduação em Biblioteconomia (1992) pela Fundação Escola Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESP). Profissional da informação dos sistemas SophiA Biblioteca e SophiA Acervo. Pesquisadora na área de Ciência da Informação sobre conteúdo digital, livros digitais, linked data, web semântica, bibliotecas digitais, repositórios digitais, repositórios institucionais, catalogação (AACR2, RDA), metadados (MARC), automação de bibliotecas, migração e conversão de registros bibliográficos, gestão de acervos, gerenciamento de documentação eletrônica (ECM) etc. Autora da publicação Livros digitais e bibliotecas, editado pela Fundação Getulio Vargas. Autora de diversos artigos, capítulos de livros e trabalhos publicados em eventos sobre livros digitais, catalogação, metadados, web semântica e demais temas relacionados à ciência da informação e tecnologia. Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4291164D6.ORCID: http://orcid.org/0000-0001-6788-2376

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.