Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog

Quais os principais desafios a enfrentar na Educação Infantil

Conheça os desafios na Educação Infantil e a ferramenta que irá te ajudar a enfrentá-los

Se você é professor ou gestor de uma escola de Educação Infantil, sabe que o sistema de ensino de hoje em dia precisa ir muito além daquele aplicado no século passado. Ano a ano, as instituições precisam atualizar-se, adequar-se à atualidade, visto que as mudanças ocorridas nas últimas décadas não foram poucas — em especial, referentes a novas ferramentas tecnológicas. 

Junto com tantas transformações, vieram também novos desafios para a Educação Infantil, e é esse o assunto do nosso post de hoje. Vamos lá?

Os desafios na Educação Infantil  

Com tantas novas maneiras de se comunicar, com a globalização, com a internet — que trouxe as redes sociais, o Google, que responde instantaneamente a praticamente qualquer dúvida — e com tudo isso tão acessível, por meio de smartphones, tablets, e notebooks, os desafios de quem trabalha com Educação Infantil tornaram-se ainda maiores. Entre eles, estão: 

Não ver a tecnologia como inimiga — mas, sim, como aliada 

Um dos primeiros desafios dos professores e gestores escolares é, justamente, não "brigar" com as novas ferramentas tecnológicas. Pelo contrário, inseri-las no processo de educação. Todos nós sabemos que remar contra a maré não é uma atitude muito inteligente, não é mesmo? 

Existem diversas formas de integração entre gestão e tecnologia. Por exemplo, softwares e aplicativos desenvolvidos para otimizar a rotina escolar (dentre outras vantagens), tanto dos gestores, quanto dos professores, bibliotecários e demais funcionários. Além, claro, dos benefícios em sala de aula, como a inserção de novas metodologias, capazes de despertar e prender a atenção e interesse das crianças e adolescentes do século XXI.    

Estreitar a comunicação entre os pais e a instituição de ensino

A contemporaneidade trouxe também a escassez de tempo. Os pais dos estudantes vivem na tão falada correria do dia a dia — com trabalho, casa, viagens e demais atividades. Isso tudo, muitas vezes, dificulta a participação ativa deles na vida escolar dos filhos. Mais um desafio na Educação Infantil...

Estreitar a comunicação entre os pais dos alunos e a instituição de ensino, bem como engajá-los nesse processo de educação dos jovens, não é tarefa fácil, no entanto, também está longe de ser impossível. Isso porque a tecnologia mesmo oferece respaldo para essa tarefa. 

Atualmente, existem várias ferramentas voltadas para facilitar a participação dos pais ou responsáveis na vida escolar dos filhos. Alguns exemplos são os portais de acesso; as agendas digitais, que facilitam o envio de todas as informações escolares, como comunicados, atividades, eventos e demais informações; o boletim escolar online, por meio do qual os pais conseguem acompanhar o rendimento escolar dos filhos em tempo real, dentre outras.  

Para saber mais sobre como otimizar a comunicação entre os pais dos alunos e a sua instituição de ensino, baixe o nosso e-book sobre o assunto! 

Despertar interesse pela leitura 

"Estimular a leitura e o interesse pelos livros por parte dos alunos está entre os grandes desafios das instituições de ensino e dos educadores — principalmente, em relação aos primeiros anos de colégio dos estudantes. Trata-se de desenvolver um hábito, que quando criado ainda na infância ou, mesmo, na adolescência, tem mais chances de seguir pelo resto da vida".

A citação acima é uma parte da nossa conversa no post "Como decorar a sua biblioteca escolar". Lá abordamos, justamente, a criação de um ambiente agradável e convidativo como uma das formas de atrair as crianças e adolescentes para o mundo da leitura. 

Outra das nossas sugestões para superar esse desafio na Educação Infantil, que é incentivar os estudantes à leitura, é aproveitar mais os espaços da sua biblioteca escolar, assunto também já abordado em nosso blog.

Formar cidadãos responsáveis 

É responsabilidade da escola — e, claro, dos pais — a formação de cidadãos responsáveis; conscientes social e ambientalmente; politizados; e que saibam raciocinar, refletir e falar sobre os mais diversos assuntos, assumindo, portanto, opiniões próprias. Complexo, não é mesmo? Mas é possível. 

Como enfrentar os desafios na Educação Infantil

Como já mencionamos, não é uma tarefa fácil, mas você tem recursos para enfrentar todos esses desafios que, hoje, precisam ser encarados pelos gestores e professores da Educação Infantil.

Lembre-se, por exemplo, que a tecnologia auxilia os gestores para que eles exerçam uma gestão escolar eficaz. Além disso, ela proporciona praticidade para os processos financeiros, por exemplo — permitindo, desta forma, que toda a equipe escolar foque seus esforços em aspectos como os os próprios desafios citados acima. A tecnologia também ensina um pouco sobre sustentabilidade, já que, com os sistemas online, há economia de papel, ou seja, de recursos naturais.

Se você está na luta pela educação de qualidade, encontre uma ferramenta que atenda às necessidades da sua instituição escolar e simplifique os processos administrativos. Assim, enfrentar os desafios na Educação Infantil torna-se muito fácil.

SophiA Educação Infantil, por exemplo, é um software desenvolvido pela empresa Prima, que dispõe de diversas tecnologias voltadas para a gestão de instituições que atuem na Educação Infantil.

Quer saber mais sobre essa ferramenta? Então, entre em contato com nossos especialistas e saiba como ela pode auxiliar a sua escola.

E, não esqueça, para ficar por dentro de mais assuntos como esse, continue acompanhando o nosso blog. Nele, você encontra diversas informações sobre gestão escolar, gestão de bibliotecas, educação e tecnologia.   

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.