Crie o seu projeto de gestão escolar em 2021

A melhor maneira de iniciar a gestão escolar em sua instituição é pela realização de um projeto, que irá definir as responsabilidades, bem como as ações de cada profissional
projeto de gestão escolar

A gestão escolar tem tantos aspectos a serem trabalhados que é natural se pegar pensando por onde começar. Se este é o seu caso, neste artigo você vai entender como começar a agir por meio da criação de um projeto de gestão escolar que vai definir as tarefas a serem realizadas por cada colaborador. Ah, e se você acredita que antes de fazer o projeto de gestão escolar, precisa investir em cursos para aumentar seus aprendizados na área, veja algumas sugestões que demos aqui no blog.

As cinco áreas da gestão escolar

O seu projeto de gestão escolar deve englobar ações para melhorar os indicadores de cinco áreas da gestão escolar, são elas: pedagógica, administrativa, financeira, de gestão de pessoas e de comunicação. Leia mais sobre isso no destaque do texto.

Os responsáveis pela gestão escolar e como atuam

São quatro os principais responsáveis pela gestão escolar: o diretor, o vice-diretor, o coordenador pedagógico e o orientador educacional. Veja abaixo as funções de cada um deles dentro dos aspectos da gestão escolar.

• Diretor escolar

A função do diretor é, talvez, a mais conhecida por todos. Responsável por gerenciar toda a administração da instituição de ensino, esse profissional foca o seu trabalho em ações que ajudam a garantir um aprendizado significativo dos alunos a partir de uma educação de excelência, com uma equipe de professores qualificados.

Na gestão escolar, o diretor também se apresenta como o responsável por atividades administrativas e financeiras, além de ser o supervisor do Projeto Político-Pedagógico (PPP) adotado pela instituição. Por ser o centro da gestão escolar, o diretor também cuida da sua equipe, auxilia na organização de eventos escolares e promove atividades que ajudam a envolver a comunidade escolar na rotina do colégio.

• Vice-diretor

Algumas instituições de ensino contam com o cargo de vice-diretor. Esse profissional atua como braço-direito do diretor em questões pedagógicas e administrativas. O vice-diretor também é responsável por tomadas de decisões importantes e acaba sendo um elo fundamental entre o diretor e o corpo docente.

• Coordenador pedagógico

Para os professores, a parceria com o coordenador pedagógico na gestão escolar é fundamental. Isso porque esse profissional é responsável por compreender os pontos fortes e fracos apresentados pela instituição de ensino, acompanhar o PPP, cuidar da formação continuada do corpo docente e analisar o nível de aprendizagem dos alunos. O coordenador pedagógico também é bastante presente na rotina dos pais, seja em reuniões ou eventos pedagógicos.

• Orientador educacional

Muitas instituições de ensino possuem em suas equipes de gestão escolar o profissional que atua como orientador educacional. Responsável pela mediação, o orientador auxilia diretamente na articulação entre alunos, professores e pais, contribuindo para o desenvolvimento integral do estudante e aprimoramento do desempenho de todos os que estão inseridos no processo de ensino-aprendizagem.

O software SophiA Gestão Escolar é um ótimo aliado na missão de implementar o projeto de gestão escolar em sua instituição. Pronto para colocar tudo em prática? Conte para a gente se está dando certo!

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