Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog

Cursos de gestão escolar: saiba mais a respeito

Cursos de gestão escolar mostram quais são as maneiras mais eficientes de planejar e administrar toda a estrutura e o ambiente de uma instituição de ensino

Não são poucas as responsabilidades e tarefas de quem trabalha com gestão escolar. Um gestor precisa se preocupar com a parte financeira e de recursos humanos, por exemplo, bem como com a parte da comunicação em relação aos membros internos da instituição e o público externo; e, obviamente, com a qualidade de ensino. Mas disso tudo você já sabe, não é mesmo?

Você também deve saber que o perfil, tanto dos pais quanto dos alunos, não é mais como antigamente. A digitalização, a internet, a era do acesso fácil à informação tornou-os mais exigentes — em constante busca por inovação, eficiência, praticidade e bons resultados em menor tempo. Se a sua instituição não é capaz de dar isso a eles, alguma outra será, e eles sabem disso e sabem como procurá-la. 

Então, diante desse novo cenário, do que a escola precisa? Outra resposta óbvia — preparar-se para esse novo público. Como? Contando com o trabalho eficiente dos gestores. 

Não é preciso muito mais que isso para entender que investir em gestão escolar, em bons cursos para adequar essa função, é uma prática fundamental para quem quer destaque em tempos de Google, Facebook, Instagram, WhatsApp — dentre outras formas de pesquisa e comunicação, onde a informação está a poucos cliques de distância.  

Para quem são indicados os cursos de gestão escolar?

Já dissemos, mas não custa repetir —  não são poucas as responsabilidades e tarefas de quem se dedica à gestão de uma escola, ou seja, os diretores e vice-diretores das instituições de ensino. E é para eles que os cursos de gestão escolar são voltados.  

E as funções que não são cumpridas diretamente por esses profissionais, ainda assim, são delegadas por eles. Trata-se de um envolvimento constante com diversas áreas de atuação, como a gestão de matrículas, de documentos, de contas a receber e a pagar, de turmas, de professores, do direcionamento de conteúdos a serem ministrados nas salas de aula, de reuniões com os pais, dentre outros encargos. 

É crucial estar preparado para tudo isso (e mais: para os imprevistos também)!

O que é ensinado nos cursos de gestão escolar? 

Os cursos de gestão escolar mostram aos diretores e vice-diretores quais são as maneiras mais eficientes de planejar e administrar toda a estrutura e o ambiente de uma instituição de ensino, assim como as formas de otimizar o funcionamento da escola em todas as áreas e todos os setores. Eles abordam ainda a importância da gestão escolar democrática, que tem como principal diferencial o perfil colaborativo, que envolve diretamente todos os membros da comunidade escolar.

Nos cursos de gestão escolar, os profissionais da educação:

Conhecem, por exemplo, os indicadores para a qualidade no ensino, as Diretrizes da Educação Nacional, bem como as formas de avaliar uma instituição;

Também aprendem sobre os departamentos da escola, como eles funcionam e quais são as atribuições e deveres de cada um; 

 Têm contato com conceitos sobre gestão administrativa, pedagógica, de recursos humanos, dentre outros. 

Tipos de planejamento, modalidades de ensino, inclusão de pais e alunos no plano de gestão, Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) e Projeto Político-Pedagógico (PPP) são outros exemplos de assunto abordados nos cursos de gestão escolar. 

Quanto aos tipos, podemos dizer que os cursos de gestão escolar podem ser presenciais, online, de curta ou longa duração. A modalidade deve ser escolhida conforme a disposição de tempo e locomoção, bem como de acordo com as expectativas de aprofundamento de conteúdo. 

A importância das parcerias na gestão escolar 

A importância de investir em boas ferramentas de gestão escolar é mais uma entre as pautas que podem integrar os cursos de gestão da sua escolha.

Fazer uso da tecnologia e suas ferramentas é investir em praticidade e otimização de tempo, dentre outros benefícios. Nesse sentido, quer uma dica que vai contribuir com a gestão da sua escola e tornar todo o processo mais fácil?

SophiA Gestão Escolar — um sistema, desenvolvido pela empresa Prima, que atua tanto na Educação Infantil, como no Ensino Fundamental, Médio e Técnico, e dispõe de diversas tecnologias focadas na praticidade de gestão e administração.

Gostou desse conteúdo? Quer manter-se sempre atualizado sobre assuntos como esse? Então, siga acompanhando o blog do SophiA e não perca a oportunidade de melhorar a gestão escolar e qualidade de ensino da sua instituição!

Se surgir qualquer dúvida, basta entrar em contato.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.