Por SophiA Em Blog

Dashboard na gestão escolar:

use bem essa ferramenta

O dashboard na gestão escolar é um recurso prático e eficiente que garante maior visibilidade, orientando o gestor a tomar decisões ágeis e assertivas.

Com base em dados atualizados em tempo real, esses painéis permitem avaliar indicadores e gerar insights para todas as áreas da escola. Assim, possibilita ações que promovam melhorias à instituição.

Para que você possa compreender o que é essa ferramenta, e como utilizá-la da melhor forma, nós preparamos este artigo. Venha conferir!

O que são dashboards e por que são importantes?

Todo carro possui painéis criados para que o motorista possa acompanhar de modo prático as funcionalidades do veículo. E, no caso de algum defeito, tomar as medidas cabíveis sem demora.

Os dashboards funcionam de modo semelhante e são utilizados por todos os ramos de atividades, inclusive no gerenciamento de instituições educacionais.

Trata-se, basicamente, de uma tela que reúne diversas informações, permitindo observar números e métricas relacionados a todas as áreas da escola/universidade.

Contudo, para funcionar realmente, o dashboard na gestão escolar deve garantir que a informação esteja disposta de maneira muito clara. Só assim, será possível a fácil compreensão e análise correta dos dados.

Os painéis, vale lembrar, são funcionalidades disponibilizadas por softwares, como as soluções SophiA para gerenciamento de instituições de ensino. E são apenas um dos recursos que os gestores podem usar para facilitar sua rotina.

Benefícios do dashboard na gestão escolar

Existem diversas vantagens relacionadas ao uso do dashboard em instituições de ensino. Já citamos aqui algumas delas: visualização rápida e simplificada dos dados, minimização de erros e suporte na tomada de decisões.

Além disso, é importante destacar que, o que aparece no painel da ferramenta, é atualizado em tempo real.

Isso faz com que seja mais fácil identificar problemas e agir rapidamente. O que, com certeza, irá trazer mais eficiência para todos os profissionais da instituição.

Confira outros benefícios do acompanhamento de informações por meio de dashboards na gestão escolar:

• Permite entender o cenário financeiro da instituição e acompanhar a sua lucratividade;

• Ajuda a diminuir a inadimplência, já que o gestor pode acompanhar a situação de cada aluno, inclusive enviando lembretes aos responsáveis - antes do vencimento ou após constatar atraso;

• Oferece visualização de matrículas por curso, unidade, turma e faixa etária.

Além disso, também colabora para melhorar a performance da área pedagógica e, como consequência, contribuir ainda mais para o desenvolvimento dos alunos - veja o próximo tópico.

Usando dashboards para melhorar o desempenho dos alunos

Além de proporcionar uma série de benefícios para a escola, o uso de dashboards na gestão escolar também traz importantes resultados para o desempenho dos alunos.

Isso porque, através da ferramenta, professores e gestores podem ter acesso a informações como notas, faltas, entrega de tarefas e evolução de cada indivíduo.

Outro ponto importante é que a visualização desses dados também permite identificar problemas entre os alunos ou professores. Pois nem sempre a turma está apresentando um mau desempenho por falta de interesse.

Em alguns casos, talvez os professores precisem adaptar suas metodologias para elevar o desempenho. E com o painel, ficará muito mais fácil identificar falhas.

Dashboard na gestão escolar: como funciona nas soluções SophiA

A eficiência do painel de gestão depende da qualidade da plataforma. Sendo referência no setor, as soluções SophiA oferecem dashboards completos, pensados especialmente para as instituições de ensino.

Com o nosso painel de gestão é possível acessar relatórios gerenciais em formato de gráficos. Em uma só tela é possível acompanhar, por exemplo, um resumo de contas a pagar e a receber.

Se a instituição tiver mais de uma unidade, é permitido ver o desempenho de cada uma delas.

Assim, o gestor pode acompanhar todas as operações, padronizando-as e mantendo a qualidade - mesmo que acompanhando as atividades por meio remoto.

O dashboard na gestão escolar, com SophiA, ajuda até na captação de alunos - incluindo gerenciamento de cursos livres.

Afinal, as soluções têm painéis que permitem acompanhar todo o processo e avaliar:

• Captação, considerando cada canal usado para captar o prospect;

• Conversão considerando cada um dos vendedores;

• Quantidade de vendas por campanha;

• Funil de vendas - quantos leads estão em fase de qualificação, quantos estão sendo tratados e quantos de matricularam, etc.

Além disso, o gestor pode usar os painéis para saber os motivos de perda de alunos, bem como buscar meios de evitar a evasão escolar e aumentar o engajamento e participação dos alunos.

De fato, o dashboard na gestão escolar potencializa resultados porque permite acompanhar, em tempo real, diversas informações para aprimorar o gerenciamento administrativo, financeiro e pedagógico.

Fale agora com um especialista e tire todas as suas dúvidas sobre as soluções SophiA!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.