Distanciamento social na escola: adapte para a retomada

Distanciamento social na escola

Como está a preparação da sua escola? Várias já voltaram às aulas presenciais, mas é importante estar muito bem preparado para este momento. O distanciamento social e protocolos são algumas das maiores preocupações dos gestores.

Na teoria, sabemos que precisamos evitar a aglomeração de pessoas em qualquer ambiente, mas como colocar isso em prática na escola? Com tantos alunos e colaboradores, parece uma tarefa impossível.

Confira dicas para a adaptar a sua infraestrutura e preparar a sala de aula e todos os ambientes para o retorno.

Distanciamento social

O distanciamento social é necessário para evitar a contaminação do coronavírus. Além do uso de máscaras e higienização das mãos, a Organização Mundial de Saúde recomenda manter uma distância de 1 metro entre cada pessoa.

Já outras organizações e escolas estão adotando 2 metros para garantir a eficácia do distanciamento. Para os colaboradores, é fácil visualizar como isso pode ser alcançado, mas e para os alunos?

Como garantir distanciamento na escola

Como as escolas já estão se preparando há meses para a retomada, alguns protocolos já foram adotados. Mas, é importante fazer um bom planejamento antes de investir em uma nova infraestrutura.

Não adianta comprar centenas de totens de álcool em gel sem pensar nos locais estratégicos para colocar. Da mesma maneira, não faz sentido instalar dezenas de pias que vão gerar filas e aglomerar alunos.

Por isso, o planejamento é tão essencial para a volta às aulas. Estude a arquitetura da sua escola e conte com ajuda de profissionais para entender o que deve ser melhorado.

Baixe grátis: Manual da jornada de rematrícula

Distanciamento social na sala de aula

A primeira dúvida dos responsáveis sobre o retorno das aulas é: como garantir que os alunos conseguirão seguir os protocolos? Esse questionamento acontece principalmente com as crianças da Educação Infantil.

Os pequenos alunos têm mais dificuldade em usar máscaras, manter a higiene e ficar longe dos coleguinhas. É normal sentir saudade, brincar juntos e compartilhar materiais, mas a escola deve ser paciente para ensinar novos hábitos.

Algumas medidas que podem ser tomadas:

  • Vídeos educativos mostrando a importância dos protocolos
  • Aproveitar a ventilação natural abrindo as janelas
  • Combinar diariamente com os responsáveis quais materiais devem ser usados para evitar o compartilhamento
  • Reorganizar a distribuição de mesas
  • Diminuir o número de alunos por turma
  • Intercalar os horários por segmentos ou turmas
  • Usar outros ambientes da escola para aulas, como ginásio e quadras
  • Adotar o ensino híbrido

O ensino híbrido é a metodologia mais recomendada para a volta às aulas presenciais, já que os alunos podem ser dividido em turma na escola e turma em casa ou até turma na sala de aula e laboratórios.

Nesse momento, o apoio da tecnologia é ainda mais essencial para garantir o distanciamento social dos alunos e até mesmo apoiar aqueles que são do grupo de risco ou não podem voltar para a escola.

O que é ensino híbrido e como aplicar na sua escolas

E nos outros espaços da escola?

Agora que a sala de aula já está organizada, ainda falta pensar em todos os outros ambientes da escola. Muitas escolas estão optando por suspender aulas de Educação Física e de laboratório e fechar as cantinas.

Confira algumas recomendações:

  • Divisórias de acrílico no refeitório
  • Demarcação de bancos no refeitório e arquibancadas
  • Uso do banheiro em horários alternados
  • Interditar os bebedouros e recomendar que os alunos tragam uma garrafa de água própria
  • Entrada e saída escalonada

Soluções para sua escola

Alguns protocolos de distanciamento social podem ser resolvidos com apoio da tecnologia. Primeiro, é necessário manter uma comunicação constante e eficiente com alunos e responsáveis.

Para isso, sua escola pode utilizar uma agenda digital. Com Agenda Edu, você pode mandar comunicados, enviar mensagens, atividades, criar eventos e até mesmo fazer transmissões ao vivo. Além disso, a plataforma tem integração com o software de gestão escolar SophiA.

Outra dificuldade atual é como organizar a entrada e saída de alunos. Usando EduGO, você controla e agiliza a portaria e ainda evita trânsito no entorno da escola. Os responsáveis avisam com antecedência que estão chegando e a escola prepara o aluno para a saída inteligente.

E para as cantinas? É possível evitar filas e aglomerações com o EduMenu, nova solução da Agenda Edu. Alunos e responsáveis fazem o pedido do lanche pelo aplicativo, pagam de forma digital e recebem somente na hora marcada.

Agenda Edu

Agenda Edu é a agenda escolar líder de mercado no Brasil, transformando a jornada educacional de milhares de escolas, alunos e famílias. Conheças todas as funcionalidades, monitore os sintomas de Covid-19 e ainda diminua a inadimplência.  Clique aqui e experimente na sua escola.

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.