Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog

Educação híbrida: os desafios trazidos pela pandemia

Veja como aliar a tecnologia ao ensino, criando processos que garantem a segurança e o bem-estar dos alunos durante o ensino híbrido, uma etapa necessária do plano de retomada

Os desafios que a Educação precisou enfrentar em 2020 foram grandes. As aulas online e o ensino híbrido, com a retomada parcial dos alunos às instituições de ensino, talvez tenham sido os pontos de maior adaptação por parte de professores, gestores e estudantes. A preparação das escolas teve que ocorrer de forma rápida e, por isso, não tão organizada. Mas agora que os processos estão um pouco mais claros, torna-se mais tranquilo colocar todas as ações necessárias em prática com eficiência. Se você quer ler mais sobre o ensino híbrido, é só seguir na leitura deste artigo que está cheio de dicas!

O que é o ensino híbrido e como aplicar na sua escola

O ensino híbrido já é uma das grandes tendências educacionais dos últimos anos, a pandemia acelerou as mudanças. Ele funciona com a mistura do ensino presencial com o ensino à distância, ou seja, offline e online, utilizando a tecnologia como sua aliada. A educação está sempre se transformando para acompanhar o desenvolvimento da sociedade. Por isso, está mais do que na hora de inovar o modelo tradicional de ensino e entender que o aluno deve ser o protagonista da sua aprendizagem, explorando tecnologias digitais. Independente das necessidades impostas pela pandemia, estas mudanças são para a evolução da escola a longo prazo. Mas como é possível usar o ensino híbrido nesta nova realidade?

LEIA MAIS: O que é ensino híbrido e como aplicar na sua escola

O tradicional e o tecnológico juntos pelo melhor da sua escola

O que seria da teoria sem a comprovação prática? É claro que os conceitos básicos das disciplinas devem ser ensinados, mas o ensino híbrido propõe que isso seja unificado à prática. Nesse sentido, todas as afirmações feitas em sala de aula podem ser comprovadas por meio de experiências ou pesquisas feitas fora dela.

As ferramentas tecnológicas permitem que, hoje em dia, em uma aula de Biologia, por exemplo, um cérebro seja visto detalhe por detalhe, em 3D. Só de pensar, é possível entender como isso torna-se muito mais interessante do que simplesmente decorar todas as funções de um órgão para ir bem em uma prova, não é mesmo? A tecnologia, se bem utilizada, traz inúmeros benefícios ao aprendizado.

LEIA MAIS: Ensino híbrido: o tradicional e o tecnológico juntos pelo melhor da sua escola

Distanciamento social na escola

Como está a preparação da sua escola? Várias já voltaram às aulas presenciais, mas é importante estar muito bem preparado para este momento. O distanciamento social e protocolos são algumas das maiores preocupações dos gestores.

Na teoria, sabemos que precisamos evitar a aglomeração de pessoas em qualquer ambiente, mas como colocar isso em prática na escola? Com tantos alunos e colaboradores, parece uma tarefa impossível.

LEIA MAIS: Distanciamento social na escola: adapte para a retomada

Compartilhe as experiências da sua instituição de ensino nos comentários!

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.