Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog Atualizada em 30 JAN 2019 - 15H45

Educação Infantil: como trabalhar a inclusão na escola

A inclusão é um direito das crianças e as instituições de Educação Infantil precisam estar preparadas para desenvolver planos significativos para esse público

A escola é um espaço democrático, que deve estar aberto e preparado para receber todos os alunos. A Educação Infantil, fase inicial da formação acadêmica, representa o primeiro contato das crianças com esse universo repleto de aprendizados e novas descobertas, e a inclusão neste período é fundamental, pois além de todos os desafios que o pequeno terá ao iniciar a socialização, é preciso levar em conta que esse é um dos primeiros momentos em que o estudante estará longe dos olhares de sua família.

Trabalhar a inclusão na Educação Infantil é muito importante para que a criança se adapte ao ambiente escolar e possa dar sequência aos seus estudos no Ensino Fundamental sem maiores dificuldades. Para isso, gestores, educadores e toda a equipe pedagógica precisam estar engajados e preparados para oferecer todo o suporte e atenção que as crianças precisam.

Na sequência deste artigo, iremos falar mais sobre a inclusão na Educação Infantil e apresentar dicas de como a instituição de ensino pode trabalhar esse conceito na prática. 

A importância da inclusão nas escolas 

De acordo com o Artigo 205 da Constituição Federal de 1988, “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”

Todos nós, como cidadãos brasileiros, temos direito a educação, sendo que qualquer tipo de restrição em relação a isso não é correto e impede que esse direito seja exercido. Por isso, o debate sobre a inclusão desde a Educação Infantil vem se fortalecendo bastante nos últimos anos.

Por muito tempo, a educação inclusiva era realizada de forma paralela, por instituições de ensino especializadas nesta área. Porém, muitas escolas estão investindo em ações reais de inclusão para que todas as crianças aprendam e se desenvolvam no mesmo ambiente, sempre respeitando o tempo e as necessidades de cada uma.

Nesta proposta, a instituição de ensino se compromete a oferecer atividades diárias nas quais os alunos da Educação Infantil possam cultivar o respeito, a cidadania, o cuidar de si e do outro, a aceitação, o companheirismo e tantos outros valores necessários para a formação de cidadãos justos, éticos e que respeitam as diversidades que tanto contribuem para o nosso desenvolvimento.

Para a criança portadora de necessidades especiais, participar de um processo de inclusão é essencial para que ela tenha acesso a estratégias multidisciplinares, que irão ajudar no desenvolvimento da linguagem, das competências e das habilidades motoras, cognitivas e emocionais que são fundamentais para a sua formação.

Esse acompanhamento exige muito preparo e conhecimento dos gestores e professores, pois a inclusão é uma etapa complexa e repleta de desafios, mas essencial para que as crianças tenham esse estímulo desde a Educação Infantil, as preparando para os próximos passos que serão ainda mais desafiadores.

Trabalhando a inclusão na Educação Infantil 

Como mencionado no tópico anterior, a inclusão na Educação Infantil é uma ação social e cidadã muito importante, pois ajuda diretamente as crianças com necessidades especiais e também promove um aprendizado valiosíssimo para todos os alunos, que é o respeito às diferenças.

Para trabalhar a inclusão na Educação Infantil na prática, é essencial que a equipe pedagógica faça um planejamento das atividades que são significativas para os alunos e que promovam a integração. Também é importante considerar o ritmo de cada estudante e as suas peculiaridades, somente assim a educação será realmente inclusiva

Reunimos abaixo algumas atividades que os educadores podem desenvolver em suas aulas na Educação Infantil:

Gincana entre alunos e famílias

A integração é a palavra-chave para a inclusão na Educação Infantil, por isso, nada melhor do que envolver as famílias em atividades que unem aprendizado e muita diversão. Por meio de gincanas ou jogos simbólicos, a comunidade se aproxima, as crianças começam a colaborar umas com as outras e os pequenos com necessidades especiais se sentem parte do todo, e isso é fundamental para estimulá-los dentro e fora do ambiente escolar.

Atividades que colocam os alunos em movimento

Por meio de músicas e cantigas populares, os educadores podem desenvolver atividades que ajudam a estimular o movimento das crianças, melhorando também a socialização. O clássico "Dona Aranha", por exemplo, pode guiar uma brincadeira com barbantes na qual o educador monta uma rede e os alunos têm que passar por ela para concluir a atividade.

É uma dica interessante para professores da Educação Infantil que tenham alunos com necessidades especiais que não estejam ligadas a redução de movimentos físicos.

Planejamento coletivo das atividades

Essa dica não é especificamente sobre uma atividade, mas sim sobre como montar um planejamento coletivo, visando a inclusão na Educação Infantil.

Os gestores, os professores e todos os membros da equipe pedagógica podem se unir para reformular objetivos do plano de atendimento educacional inclusivo da criança com necessidades especiais. Quanto mais pessoas abertas e dedicadas a oferecer o melhor para os alunos, maiores serão as chances de promover um ensino de qualidade, justo e acessível.

Como se pode notar, a inclusão na Educação Infantil é muito importante, mas a gestão escolar também é fundamental para o sucesso desse processo, pois quando bem feita possibilita que professores e gestores possam focar nas atividades inclusivas.

O software SophiA Educação Infantil, desenvolvido pela Prima, atua como um parceiro das instituições de ensino nessa tarefa, pois otimiza uma série de tarefas diárias, permitindo que os profissionais se dediquem à área mais nobre da escola: a educação dos alunos.

Para saber mais sobre ele, entre em contato com o nossa equipe.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.