Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog

Educação Infantil: o que não pode faltar no projeto da sua escola

Na Educação Infantil, os projetos são uma forma de tornar os conteúdos mais atraentes, de prender a atenção dos alunos e motivá-los à participação ativa.

Trabalhar com ensino é um prática nobre, porém, difícil, não é mesmo? Principalmente quando se trata da Educação Infantil. Prender a atenção dos pequenos e fazê-los focar no que é necessário é uma tarefa que exige da criatividade, tanto dos professores quanto dos gestores, bibliotecários e demais funcionários envolvidos nesse processo.  

Nesse sentido, um recurso bastante eficiente e muito utilizado dentro das instituições de ensino são os famosos "projetos". Certamente a sua escola já deve ter realizado algum. Mas, você sabe o que, de fato, não pode faltar nele para que os objetivos educacionais sejam alcançados? Esse é o assunto do nosso post de hoje! 

O que é o projeto de Educação Infantil e o que ele precisa ter

Na Educação Infantil, os projetos são uma forma de trabalhar com um tema e objetivos específicos, de dinamizar as atividades dentro da instituição de ensino, de tornar os conteúdos mais atraentes e de prender a atenção dos alunos e motivá-los à participação ativa.

Alguns aspectos, no entanto, precisam ser levados em conta na hora de criar um projeto para a Educação Infantil. Entre eles, estão:  

Os objetivos claros 

Definir o (ou os) objetivo(s) de um projeto vai além da escolha de um tema, significa definir onde se quer chegar com a atividade. Pode ser estimular a leitura; ou incentivar as crianças a não esperarem mais somente respostas prontas para todas as dúvidas, mas — além de serem curiosos e questionar — também pesquisar; ou, então, mostrar a eles a importância do trabalho em grupo.

Isso tudo pode ser feito através do tema "sustentabilidade", por exemplo, que também possui objetivos, como fazer com que os pequenos entendam a relação de dependência do ser humano e da natureza. Ou, ainda, fazê-los refletir mais antes jogar o papel de bala no chão.  

O fato é que os objetivos de um projeto na Educação Infantil são diversos, mas precisam estar claros no momento em que o educador vai planejar tal atividade. 

Falando em planejamento... 

Um bom planejamento 

Pensar nas etapas, no tempo de duração, na dinâmica, sempre levando em consideração os objetivos, as possibilidades e as condições estruturais e financeiras da escola, são pontos fundamentais na hora de criar um projeto. 

Lembre-se que é importante ter limites e saber até onde é possível ir com a proposta — até para não criar falsas expectativas nas crianças e, por consequência, decepção com a atividade.  

Vale pontuar que é fundamental considerar, também, o que os pequenos já sabem e no que eles demonstram mais interesse. Assim, é possível ter base e criar contexto. Além disso, integrar no processo de educação assuntos pelos quais os alunos manifestam simpatia é uma boa forma de prender a atenção deles. Mas, claro, nem sempre isso é possível, já que alguns conteúdos, ainda que sejam considerados "chatos", precisam ser trabalhados. 

O importante é saber ser flexível. Falando nisso...     

A flexibilidade 

Pensar nos objetivos, fazer um planejamento, traçar os passos, as etapas e as dinâmicas do projeto de Educação Infantil é essencial. Entretanto, não deixe de "nadar conforme a correnteza" — claro que sempre levando em conta a relevância e os benefícios das mudanças de caminho.

Avalie pelo que os alunos estão se interessando mais no momento das atividades, considere as sugestões deles e replaneje, se necessário. 

A interação e o produto final 

Um projeto na Educação Infantil precisa de interação, de conversa e atividades em grupo, de movimento, para prender a atenção das crianças.

Precisa também de um produto final, algo para segurar em mãos ou ser visto pelos pequenos como recompensa pelo trabalho e pela dedicação. Pode ser  uma colagem, uma galeria de fotos ou desenhos, uma história — dependendo do tema do projeto, o plantio de uma árvore, por exemplo, seguido pela proposta de cuidá-la e acompanhar o seu crescimento durante o ano. Enfim, as possibilidades, aqui, são muitas, só é preciso, mais uma vez, usar da criatividade.  

Também, se possível, faça registros do projeto através de imagens e vídeos. Assim, poderá despertar ainda mais o interesse dos pequenos, que poderão se ver em ação. Além disso, essa é uma forma de compartilhar com outros professores e gestores as boas práticas e ideias para melhorar a Educação Infantil no país. 

Sem esquecer que para que seja possível dedicar-se a criar bons projetos, é preciso uma gestão eficaz da escola, um trabalho a ser realizado e acompanhado por toda a comunidade escolar.

Quer uma dica que vai contribuir com a sua escola nesse aspecto? SophiA Educação Infantil — um sistema, desenvolvido pela empresa Prima, que auxilia em inúmeros processos, permitindo que professores e gestores tenham tempo para focar nos projetos e outros assuntos pertinentes diretamente ao ensino dos pequenos. 

Gostou desse conteúdo? Quer manter-se sempre atualizado sobre dicas e assuntos como esse? Então, continue acompanhando também o blog do SophiA e não perca a oportunidade de melhorar a qualidade de ensino da sua escola! 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.