Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog Atualizada em 19 AGO 2020 - 10H05

Ensino híbrido: o tradicional e o tecnológico juntos pelo melhor da sua escola

Revolucionando completamente ou introduzindo conceitos por etapas, é possível colocar o melhor da tecnologia a favor da sua instituição de ensino, adotando o ensino híbrido

Com a adoção do ensino remoto devido à pandemia, o termo “ensino híbrido” recebeu mais atenção da comunidade escolar. Mas qual seu significado? A rigor, criar algo híbrido significa fazer uma mistura entre dois objetos distintos dando origem a algo novo, que se utiliza do melhor dos dois objetos de origem para obtenção de mais benefícios.

A utilização desse conceito de hibridez nas escolas, portanto, vai muito além de criar uma mistura entre o ensino presencial e remoto. Alguns autores defendem, inclusive, que os modelos mais inovadores de ensino híbrido devem redesenhar todo o projeto de ensino, abrindo mão daquele modelo curricular padrão.

Mas, fique tranquilo! Se essa revolução toda não é o ideal para a sua instituição de ensino agora, saiba que é possível, ainda assim, fazer alterações progressivas – como sugere José Moran – e introduzir de forma suave a tecnologia ao currículo escolar, com muitas vantagens para profissionais, estudantes e pais ou responsáveis.

Repensando a gestão

Talvez você precise usar a tecnologia nos setores administrativo e financeiro da instituição antes de partir para o pedagógico. Se a sua escola ainda não automatiza a gestão escolar, com o uso de um software de gestão que integra dados e informações, esse pode ser o passo inicial para adentrar ao ensino híbrido. Conheça o SophiA Gestão Escolar: clique aqui.

Projeto de vida do aluno em foco

Com uma gestão escolar bem organizada, colocar o projeto de vida do aluno em foco pode ser o primeiro ponto de mudança pedagógica na sua escola. Pense no modelo curricular tradicional e imagine como muita coisa já mudaria simplesmente colocando foco no projeto de vida do estudante.

Isso significa buscar significado para que ele entenda a importância de estudar, de adquirir conhecimento. Só com esta mudança, já se abre um horizonte de possibilidades, mas, principalmente, o aluno começa a tornar-se o principal responsável por alcançar seus objetivos. Ele não estuda porque é obrigado, mas para chegar às metas que ele mesmo traçou para si. A escola, em sua vida, ganha um novo significado.

Métodos ativos combinados a tecnologias digitais

O que seria da teoria sem a comprovação prática? É claro que os conceitos básicos das disciplinas devem ser ensinados, mas o ensino híbrido propõe que isso seja unificado à prática. Nesse sentido, todas as afirmações feitas em sala de aula podem ser comprovadas por meio de experiências ou pesquisas feitas fora dela.

As ferramentas tecnológicas permitem que, hoje em dia, em uma aula de Biologia, por exemplo, um cérebro seja visto detalhe por detalhe, em 3D. Só de pensar, é possível entender como isso torna-se muito mais interessante do que simplesmente decorar todas as funções de um órgão para ir bem em uma prova, não é mesmo? A tecnologia, se bem utilizada, traz inúmeros benefícios ao aprendizado.

Estes três pontos já são um bom guia para iniciar a adoção do ensino híbrido na sua escola.

Para quem quer saber mais: sugestão de leitura e contato

O livro “Ensino híbrido: personalização e tecnologia na Educação”, organizado por Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto e Fernando Trevisani, é uma excelente obra para se aprofundar mais neste assunto e aprender a colocá-lo em prática na sua instituição. É possível adquirir a versão digital do livro a partir de R$ 45 em lojas online. Abaixo, a sinopse da obra:

Este livro apresenta aos educadores possibilidades de integração das tecnologias digitais ao currículo escolar, de forma a alcançar uma série de benefícios no dia a dia da sala de aula, como maior engajamento dos alunos no aprendizado e melhor aproveitamento do tempo do professor para momentos de personalização do ensino por meio de intervenções efetivas.

Veja comparação de preços aqui.

Para saber mais sobre as soluções do SophiA para adotar o ensino híbrido a sua escola, entre em contato com o nosso time: www.sophia.com.br/contato. 

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.