Por SophiA Em Blog

Ensino infantil ao ar livre - aposte nesta ideia!

Confira estas dicas para promover o ensino infantil ao ar livre e trazer um tom mais lúdico, dinâmico e divertido para seus alunos!



 

O ensino infantil ao ar livre é uma oportunidade diferente dos alunos aprenderem e se conectarem com a natureza.

Se você quer explorar o recurso, aqui estão algumas dicas e técnicas. Elas vão tornar toda aula ao ar livre uma experiência positiva, bem-sucedida e gratificante para todos.

Como organizar uma aula de ensino infantil ao ar livre

Levar seu conteúdo pedagógico para fora das salas de aula é uma boa prática. Especialmente nos dias de hoje, em que as crianças estão com altos níveis de tempo de tela.

Assim você cria novas oportunidades de interação e expande os horizontes das crianças através de um contato importante com a natureza.

Mas, como qualquer sala de aula, o ensino infantil ao ar livre precisa ter rotinas e expectativas.

Por isso separamos algumas dicas para ajudar a estruturar suas atividades ao ar livre – confira:

Planeje com antecedência

O ideal é conhecer primeiro o local onde você planeja praticar o ensino infantil ao ar livre.

Caminhe pelo espaço e explore o ambiente. Considere onde você vai parar, quanto tempo você vai gastar, quais conteúdos da sala de aula podem ser explorados ali – imagine falar sobre as estações do ano em um local cheio de flores, por exemplo.

Esse reconhecimento prévio do espaço permitirá explorar ao máximo todas as vantagens que essa inciativa tem a oferecer. E, ainda, a garantir a segurança de todos.

Optou pelo ensino infantil ao ar livre? Deixe as regras bem claras!

Você, sem dúvida, estabeleceu algumas regras para o comportamento dos alunos em sua sala de aula. É importante fazer isso também fora dela.

A dica é manter uma lista curta e positiva:

- Mantenha-se na área permitida,

- Acompanhe a turma,

- Jogue o lixo apenas nas lixeiras – e outras dicas de preservação ambiental,

- Preste atenção onde pisa. 

Outra dica é explicar que o grupo deve se movimentar como um sanduíche. O primeiro é uma fatia de pão. Quem estiver no final da linha é designado como a outra fatia de pão.

Assim, todo mundo deve ficar entre as duas fatias de pão. Essa dinâmica lúdica e simples é divertida e vai bem com os pequenos.

Dê à turma um pouco de liberdade

Uma das vantagens das atividades em meio à natureza é a oportunidade de deixar as crianças explorarem o ambiente. Algo que provavelmente não faz parte do cotidiano delas.

Mas para isso funcionar, é importante determinar uma senha, algo que permita fazer com que todos voltem para você, de forma rápida, fácil e com segurança.

Assim que ouvirem a palavra, os alunos devem parar o que estão fazendo e retornar o mais rápido possível. Finalmente, lembre-se de contar seu grupo regularmente.

Tenha o que você precisa e saiba o que você não precisa

Antes de sair, pense cuidadosamente sobre o que você vai fazer e quer realizar. Assim fica mais fácil reunir todos os materiais necessários.

Outro ponto importante para o ensino infantil ao ar livre é evitar levar muito peso. Se a aula exigir ferramentas mais difíceis de carregar, procure levá-las com antecedência para o espaço, deixando tudo organizado e pronto para uso.

Da mesma forma, recolha os itens após as crianças estarem seguras em um espaço fechado e na companhia de adultos responsáveis. Assim, fica mais fácil manter o controle sobre a turma e aproveitar a diferente experiência.

Além disso, garanta que as crianças estejam com as mãos livres. Se houver itens que as crianças devem ter para fazer uma atividade, use uma mochila.

Talvez o local não possua banheiros disponíveis. Se esse for o caso, é importante lembrar a todos (não importa a idade) para usarem o banheiro antes de seguir para a atividade.

Aposte na tecnologia para sua aula de ensino infantil ao ar livre

Seu smartphone pode se transformar em um recurso fantástico com o uso de um ou mais dos aplicativos úteis.

Muitos deles são ou possuem muitos recursos gratuitos (alguns dos quais estão disponíveis gratuitamente):

-SkyView: mostra a localização dos planetas e estrelas no céu – Apple Store / Google Play

-Seek: ajuda a identificar mais de 30 mil espécies de plantas e animais – Apple Store / Google Play

-Google Tradutor: pode ser usado para traduzir os nomes e mostrar a pronúncia dos mais diversos elementos e cores encontrados na natureza – Apple Store / Google Play

Além disso, sua câmera também é uma excelente ferramenta para documentar o que os alunos estão fazendo.

O ensino infantil ao ar livre pode ser incrível – para todos

Estas experiências em meio à natureza podem ser excelentes oportunidades de aprendizado para todos. Incluindo para você.

Por isso, não deixe que uma preocupação em não saber o nome de cada planta ou espécie atrapalhe o momento.

Pelo contrário: abrace as chances que surgem justamente quando você não sabe todas as respostas.

Então, se alguém fizer uma pergunta para a qual você não sabe a resposta, diga ao grupo: "Essa é uma pergunta maravilhosa. Vamos escrevê-la para pesquisar mais tarde”.

Tudo isso permite que uma aula de ensino infantil ao ar livre se torne uma experiência positiva e enriquecedora – para a turma e para si mesmo.

Você será capaz de trazer a natureza viva para os alunos. Além de dar-lhes experiências autênticas, que vai abrir-lhes os olhos para o mundo ao seu redor.

Criar aulas incríveis é o desejo de todos os professores, mas nem sempre o tempo colabora. Por isso, o apoio das soluções SophiA ajudará a otimizar sua rotina, deixando mais tempo para focar no desenvolvimento de seus alunos.

Gostou deste artigo, ele foi útil para você? Então você também goste desses outros artigos em nosso blog:

O brinquedo educacional no contexto escolar

Como aplicar a interdisciplinaridade na sua escola

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.