Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Blog

Ferramentas do CAEd auxiliam escolas públicas na pandemia

Há pelo menos 10 anos, o CAEd avalia o desempenho e desenvolve ferramentas para melhorias no ensino público brasileiro, em 2020, com a pandemia, esse trabalho só cresceu

Escrito por SophiA

26 JAN 2021 - 11H06 (Atualizada em 26 JAN 2021 - 15H16)

Pexels pexels-pragyan-bezbaruah-1720186 (Pexels)

O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), criado na Universidade de Juiz de Fora (UFJF), existe há muitos anos, mas agora, com a adoção do ensino remoto devido à pandemia, tem à frente novos desafios para a avaliação e implementações de soluções educacionais com foco não só no ensino presencial, mas no online – ou híbrido.

Na rede estadual de ensino de São Paulo, por exemplo, o CAEd viabilizou a criação do da plataforma do Programa de Recuperação e Aprofundamento, que tem como objetivo apoiar profissionais e estudantes da rede pública estadual no processo de ensino e aprendizagem, no que diz respeito principalmente a priorização curricular, atividades escolares, avaliação da aprendizagem, orientações pedagógicas e desenvolvimento profissional.

Programa de Educação Financeira

A ferramenta Aprender Valor, iniciativa do Banco Central, do CAEd e de outros órgãos públicos, oferece temas e conteúdos que estimulam alunos e docentes a alcançarem a cidadania financeira. Ele tem como objetivo estimular o desenvolvimento de competências de Educação Financeira nas crianças e adolescentes matriculados nas escolas públicas de ensino fundamental do país, para que possam estabelecer uma nova e saudável relação com seus recursos pessoais. Clique aqui para conhecer.

Programa de Alfabetização

No Programa Mais Alfabetização, o Ministério da Educação (MEC) e o CAEd se uniram para fortalecer e apoiar técnica e financeiramente as unidades escolares no processo de alfabetização de estudantes regularmente matriculados nos dois primeiros anos do ensino fundamental. O apoio técnico é realizado por meio da seleção de um assistente de alfabetização, a cargo das secretarias de educação, por um período de cinco ou dez horas semanais, para cada turma de 1º e 2º anos. Já o apoio financeiro às escolas se dá por meio da cobertura de despesas de custeio via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Clique aqui para conhecer.

Informatização é parte essencial do processo

A informatização de processos é parte essencial das ferramentas ofertadas pelo CAEd às instituições públicas de ensino. Por isso, é essencial que as escolas adotem estas e outras ferramentas disponíveis, como os softwares de gestão escolar. Programas que irão agilizar todos os aspectos da gestão escolar.

Leia MaisOs recursos disponíveis em um bom sistema de gestão escolar

O que é o CAed

O CAEd foi criado para operacionalizar a execução de programas de avaliação educacional em escolas públicas de todo o país, bem como o desenvolvimento de tecnologias de avaliação e administração escolar. O Centro mensura o rendimento dos estudantes em todo o país.

O objetivo principal é oferecer dados e informações úteis capazes de subsidiar as ações de melhoria da qualidade da educação e equidade nas oportunidades educacionais. E então, com base nas informações, cria e promove cursos de formação, qualificação e aprimoramento aos profissionais da Educação

O CAEd oferece ainda apoio para o desenvolvimento de projetos educacionais promovidos por iniciativas privadas, a exemplo de algumas ações da Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco e Fundação Oi Futuro.

pexels-ketut-subiyanto-4474005
Blog

Plano de estudo tutorado: o que é, como fazer e como aplicar nas aulas online

As escolas públicas de Minas Gerais, por meio de iniciativa do Governo Estadual, têm como apoio durante as aulas online (regimes de estudo não presenciais) os planos de estudo tutorados. São planos que vão da Educação Infantil ao Ensino Médio e consistem em diversos volumes de apostilas com sugestões de atividades que integram o aluno, sua família e a escola. Evidente que, com o estudo sendo realizado dentro de caso, os pais, responsáveis, muitas vezes, irmãos mais velhos ou outros parentes, tornam-se tutores dos estudantes, fazendo, de certa forma, uma parte do papel que o professor tinha na escola. E como exercer papel tão importante com excelência? É natural não saber como agir na maioria das situações, já que estas pessoas não têm formação para isso, como os professores. A criação do desse material da planos de estudos tutorados propõe, justamente, mostrar à família como auxiliar os estudantes neste complexo momento de aulas online. Acaba por unir ter importantes elos do ensino, que são: o aluno, a escola e a família. São sugestões de atividades que podem ser feitas em qualquer momento, quando for mais oportuno aos tutores familiares, não necessariamente seguindo à risca um plano de aula. Sabemos que nem sempre é possível acompanhar as crianças e os jovens quando as aulas são ministradas. Porém, os planos de estudo tutorados feitos pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, ficam aqui como uma sugestão do que fazer àqueles que já não têm mais ideias do que inventar para enfrentar esse longo período de distanciamento social e aulas remotas.

pexels-pixabay-4158
Blog

Ferramenta do Governo Federal promete auxiliar o processo de aprendizagem conectada

Só consegue garantir a aprendizagem conectada aquela escola que informatiza e integra seus processos de gestão escolar. Por isso que, além de ferramentas como estas oferecidas pelo Governos e outras da iniciativa privada, a sua instituição precisa também pensar em adotar um software de gestão escolar, uma agenda digital, assinaturas de contrato eletrônicas, novas formas de pagamento e por aí vai. O SophiA, além da melhor linha de sistemas de gestão escolar do mercado, possui outras soluções que incluem todos os itens citados.

pexels-julia-m-cameron-4144923
Blog

5 dicas para estudar em casa

Esse é aquele post perfeito para compartilhar com os alunos da sua instituição de ensino que estão com dificuldades de estudar em casa. A pandemia – ainda – não mostra sinais de melhora, mas os estudantes precisam continuar a acompanhar o conteúdo das aulas online, única opção segura e possível hoje. E agora, o que fazer? Veja soluções e dicas para colocar em prática.

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.