Blog

Ferramentas do CAEd auxiliam escolas públicas na pandemia

Há pelo menos 10 anos, o CAEd avalia o desempenho e desenvolve ferramentas para melhorias no ensino público brasileiro, em 2020, com a pandemia, esse trabalho só cresceu

Escrito por SophiA

26 JAN 2021 - 11H06 (Atualizada em 26 JAN 2021 - 15H16)

Pexels pexels-pragyan-bezbaruah-1720186 (Pexels)

O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), criado na Universidade de Juiz de Fora (UFJF), existe há muitos anos, mas agora, com a adoção do ensino remoto devido à pandemia, tem à frente novos desafios para a avaliação e implementações de soluções educacionais com foco não só no ensino presencial, mas no online – ou híbrido.

Na rede estadual de ensino de São Paulo, por exemplo, o CAEd viabilizou a criação do da plataforma do Programa de Recuperação e Aprofundamento, que tem como objetivo apoiar profissionais e estudantes da rede pública estadual no processo de ensino e aprendizagem, no que diz respeito principalmente a priorização curricular, atividades escolares, avaliação da aprendizagem, orientações pedagógicas e desenvolvimento profissional.

Programa de Educação Financeira

A ferramenta Aprender Valor, iniciativa do Banco Central, do CAEd e de outros órgãos públicos, oferece temas e conteúdos que estimulam alunos e docentes a alcançarem a cidadania financeira. Ele tem como objetivo estimular o desenvolvimento de competências de Educação Financeira nas crianças e adolescentes matriculados nas escolas públicas de ensino fundamental do país, para que possam estabelecer uma nova e saudável relação com seus recursos pessoais. Clique aqui para conhecer.

Programa de Alfabetização

No Programa Mais Alfabetização, o Ministério da Educação (MEC) e o CAEd se uniram para fortalecer e apoiar técnica e financeiramente as unidades escolares no processo de alfabetização de estudantes regularmente matriculados nos dois primeiros anos do ensino fundamental. O apoio técnico é realizado por meio da seleção de um assistente de alfabetização, a cargo das secretarias de educação, por um período de cinco ou dez horas semanais, para cada turma de 1º e 2º anos. Já o apoio financeiro às escolas se dá por meio da cobertura de despesas de custeio via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Clique aqui para conhecer.

Informatização é parte essencial do processo

A informatização de processos é parte essencial das ferramentas ofertadas pelo CAEd às instituições públicas de ensino. Por isso, é essencial que as escolas adotem estas e outras ferramentas disponíveis, como os softwares de gestão escolar. Programas que irão agilizar todos os aspectos da gestão escolar.

Leia Mais

O que é o CAed

O CAEd foi criado para operacionalizar a execução de programas de avaliação educacional em escolas públicas de todo o país, bem como o desenvolvimento de tecnologias de avaliação e administração escolar. O Centro mensura o rendimento dos estudantes em todo o país.

O objetivo principal é oferecer dados e informações úteis capazes de subsidiar as ações de melhoria da qualidade da educação e equidade nas oportunidades educacionais. E então, com base nas informações, cria e promove cursos de formação, qualificação e aprimoramento aos profissionais da Educação

O CAEd oferece ainda apoio para o desenvolvimento de projetos educacionais promovidos por iniciativas privadas, a exemplo de algumas ações da Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco e Fundação Oi Futuro.

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.