Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Blog

Ferramentas do CAEd auxiliam escolas públicas na pandemia

Há pelo menos 10 anos, o CAEd avalia o desempenho e desenvolve ferramentas para melhorias no ensino público brasileiro, em 2020, com a pandemia, esse trabalho só cresceu

Escrito por SophiA

26 JAN 2021 - 11H06 (Atualizada em 26 JAN 2021 - 15H16)

Pexels pexels-pragyan-bezbaruah-1720186 (Pexels)

O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), criado na Universidade de Juiz de Fora (UFJF), existe há muitos anos, mas agora, com a adoção do ensino remoto devido à pandemia, tem à frente novos desafios para a avaliação e implementações de soluções educacionais com foco não só no ensino presencial, mas no online – ou híbrido.

Na rede estadual de ensino de São Paulo, por exemplo, o CAEd viabilizou a criação do da plataforma do Programa de Recuperação e Aprofundamento, que tem como objetivo apoiar profissionais e estudantes da rede pública estadual no processo de ensino e aprendizagem, no que diz respeito principalmente a priorização curricular, atividades escolares, avaliação da aprendizagem, orientações pedagógicas e desenvolvimento profissional.

Programa de Educação Financeira

A ferramenta Aprender Valor, iniciativa do Banco Central, do CAEd e de outros órgãos públicos, oferece temas e conteúdos que estimulam alunos e docentes a alcançarem a cidadania financeira. Ele tem como objetivo estimular o desenvolvimento de competências de Educação Financeira nas crianças e adolescentes matriculados nas escolas públicas de ensino fundamental do país, para que possam estabelecer uma nova e saudável relação com seus recursos pessoais. Clique aqui para conhecer.

Programa de Alfabetização

No Programa Mais Alfabetização, o Ministério da Educação (MEC) e o CAEd se uniram para fortalecer e apoiar técnica e financeiramente as unidades escolares no processo de alfabetização de estudantes regularmente matriculados nos dois primeiros anos do ensino fundamental. O apoio técnico é realizado por meio da seleção de um assistente de alfabetização, a cargo das secretarias de educação, por um período de cinco ou dez horas semanais, para cada turma de 1º e 2º anos. Já o apoio financeiro às escolas se dá por meio da cobertura de despesas de custeio via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Clique aqui para conhecer.

Informatização é parte essencial do processo

A informatização de processos é parte essencial das ferramentas ofertadas pelo CAEd às instituições públicas de ensino. Por isso, é essencial que as escolas adotem estas e outras ferramentas disponíveis, como os softwares de gestão escolar. Programas que irão agilizar todos os aspectos da gestão escolar.

Leia MaisOs recursos disponíveis em um bom sistema de gestão escolar

O que é o CAed

O CAEd foi criado para operacionalizar a execução de programas de avaliação educacional em escolas públicas de todo o país, bem como o desenvolvimento de tecnologias de avaliação e administração escolar. O Centro mensura o rendimento dos estudantes em todo o país.

O objetivo principal é oferecer dados e informações úteis capazes de subsidiar as ações de melhoria da qualidade da educação e equidade nas oportunidades educacionais. E então, com base nas informações, cria e promove cursos de formação, qualificação e aprimoramento aos profissionais da Educação

O CAEd oferece ainda apoio para o desenvolvimento de projetos educacionais promovidos por iniciativas privadas, a exemplo de algumas ações da Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco e Fundação Oi Futuro.

pexels-cottonbro-3943716
Blog

Como lidar com os problemas de inadimplência na escola

Existem métodos diferentes para realizar a cobrança de clientes inadimplentes. Um deles é a Régua de Cobrança, você já ouviu falar? Essa é uma estratégia muito usada por instituições que trabalham com pagamentos recorrentes (que cobram mensalidades, como as escolas) para notificar os seus clientes de maneira adequada sobre as datas de pagamentos e evitar o não pagamento. Falamos sobre os métodos de cobrança porque existem diversos aspectos, principalmente no caso das instituições de ensino, que precisam ser observados quando cobramos clientes. Os alunos inadimplentes não podem ser impedidos de assistir às aulas, por exemplo. Veja algumas dicas de como fazer a cobrança da maneira correta em sua escola. E, aqui neste artigo, seguimos com foco na Régua de Cobrança. Você deve estar pensando, então, como pode aplicar a Régua de Cobrança em sua escola de maneira eficaz. O software de gestão escolar SophiA possui uma função que, além de enviar automaticamente as notificações de cobrança por e-mail aos seus clientes, permite a elaboração de mensagens personalizadas em cada fase da Régua de Cobrança.

pexels-rodnae-productions-6517387
Blog

Invista em cursos livres online, complemente sua formação e fortaleça o seu conhecimento

O SophiA, por exemplo, empresa líder em softwares para gestão de bibliotecas, escolas e acervos não-bibliográficos, é uma das empresas que passou a ofertar cursos online a partir de 2020. A cada mês, são mais e mais alunos aproveitando os benefícios de formações com grandes profissionais, como a bibliotecária Liliana Giusti Serra, além de cursos para aprofundar seus conhecimentos no uso dos sistemas, como é o caso do curso Gerador de Documentos, 100% online e exclusivo para clientes SophiA, ele mostra cada detalhe da criação de documentos, como relatórios, no modo avançado. Mas se você ainda está na dúvida sobre iniciar ou não o seu curso online, a gente preparou um infográfico que irá esclarecer todos os pontos vantajosos de aderir a esta modalidade. Antes de conferir a lista de cursos do SophiA, veja a imagem abaixo e tenha mais segurança para tomar a sua decisão!

pexels-thiszun-(follow-me-on-ig-fb)-1116302
Blog

Como celebrar o Dia Internacional da Amizade na sua escola

A escola é um dos primeiros contatos da criança com pessoas de fora do círculo familiar, muitas vezes, sua primeira chance de interagir e criar laços, fazer crescer os sentimentos de confiança, simpatia e, por que não, dificuldade de conexão com o outro, sendo este indivíduo alguém que não tem relação familiar ou próxima com a criança. O desenvolvimento dos laços de amizade na escola auxilia no acolhimento, no senso de coletividade e pertencimento. É o amor que a criança desenvolve por seus amigos, por seus professores, pelo seu cantinho na escola, que faz com que ela entenda os benefícios de se abrir para o mundo – assim como as dificuldades que isso pode trazer, mas com as quais será importante aprender a lidar.

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.