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Ferramentas online ajudam na dinâmica dos acervos

As funcionalidades do SophiA Acervo e do SophiA Biblioteca, além de outras ferramentas, permitem que parte do trabalho nos acervos seja realizada remotamente

As mudanças na rotina causadas pela chegada do coronavírus ao Brasil fizeram com que as empresas, de uma maneira geral, mas principalmente as bibliotecas, os museus e centros de memória, começassem a repensar os seus modelos de trabalho.

Muitas opções começaram a ser levantadas nesse cenário de incertezas, mas e depois? Será que não ficarão grandes aprendizados sobre como podemos otimizar os nossos modelos de trabalho para ter a tecnologia sempre a nosso favor? O artigo de hoje é também um convite a refletir sobre o lado positivo de algumas mudanças – nesse caso, impostas por força maior.

Aliar uma ferramenta que permita tours online ou acesso ao acervo digital com um sistema de gestão, por exemplo, pode ser uma solução para agora, mas também para o futuro, com bibliotecas, museus e centros de memória, públicos e privados, cada vez mais informatizados e oferecendo aos seus usuários maneiras novas de absorver o conhecimento, a cultura e a arte.

Talvez seja essa a melhor hora para investir em uma estrutura que suporte novas tecnologias e permita uma gestão de crise mais tranquila, para agora – e caso necessário, para o futuro. Confira algumas ferramentas que podem ajudar na gestão dos acervos, mesmo que de maneira remota, com benefícios a longo prazo, que irão perdurar mesmo depois, quando tudo começar a voltar ao ritmo normal.

Como realizar reuniões ou encontros remotos

Em algumas ocasiões, de fato, é importante que todos os profissionais estejam presentes fisicamente em reuniões da equipe. Mas já é possível notar como muitos assuntos podem ser tranquilamente tratados por conferências online. As ferramentas para a realização de encontros na web são inúmeras, algumas delas são Google Hangouts, Zoom, Microsoft Teams, Skype, entre outras.

Recentemente o Google liberou o Hangouts para a realização de reuniões com até 250 pessoas. É possível dar uma palestra online ao vivo, promover um debate sobre um tema relevante entre os usuários e visitantes ou mesmo indicar uma interação mais lúdica entre os espectadores da transmissão, para que conversem entre si. A criatividade também será essencial nesse momento!

Visitas ou consultas online

Os acervos não precisam e nem devem ser oferecidos unicamente na versão online, mas ter essa opção à disposição do público permite o acesso aos dados neste momento de mudanças, além de, a médio prazo, aumentar o acesso ao acervo do museu. Quem mora muito longe, tem dificuldade de se locomover ou mesmo não tem dinheiro para comprar um ingresso, consegue ter acesso às obras pela internet.

Investir na divulgação online, aliás, ajuda na divulgação de ações do museu, que pode passar a oferecer aos seus usuários o acesso a conteúdos extra, cursos da área, palestras, exibição de vídeos, entre muitas outras atividades que podem ser realizadas de maneira remota.

Sistema de catalogação híbrido: conteúdo físico e digital

Os softwares SophiA Acervo e SophiA Biblioteca são excelentes opções para a gestão de acervos híbridos, formados por obras no formato físico e digital. Além disso, os sistemas têm integração com provedores de conteúdo digital, como Odilo, Minha Biblioteca e Pearson. Veja abaixo mais alguns benefícios dos sistemas:

Terminal Web para consultas e empréstimos

A instituição pode configurar as informações que serão exibidas no Terminal Web, oferecendo aos seus usuários acesso às principais operações da biblioteca, do museu ou do centro de memória de forma online, como renovação e reservas, além de consultas ao acervo de maneira prática.

Painel de Gestão

O recurso Painel de Gestão permite a visualização de dados estatísticos por meio de gráficos, com a possibilidade de aplicação de filtros que facilitam ainda mais a rotina do funcionários que cuidam dos acervos, como bibliotecários e museólogos. Nas versões web do sistema SophiA, os dados podem ser acessados via web, por dispositivos com acesso à internet.

Agora que já vimos algumas das muitas vantagens de adotar um sistema de gestão, como o SophiA Biblioteca e o SophiA Acervo, que tal entrar em contato com nossa equipe para saber mais sobre essas soluções? Acesse e tire suas dúvidas: www.sophia.com.br/contato.

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