Ferramentas online ajudam na dinâmica escolar

As funcionalidades do SophiA Gestão Escolar e outras ferramentas permitem que parte do trabalho seja realizada remotamente, com benefícios para toda a comunidade escolar
Ferramentas online

As mudanças na rotina causadas pela chegada do coronavírus ao Brasil fizeram com que as empresas, de uma maneira geral, mas principalmente as escolas, começassem a repensar os seus modelos de trabalho.

Muitas opções começaram a ser levantadas nesse cenário de incertezas, mas e depois? Será que não ficarão grandes aprendizados sobre como podemos otimizar os nossos modelos de trabalho para ter a tecnologia sempre a nosso favor? O artigo de hoje é também um convite a refletir sobre o lado positivo de algumas mudanças – nesse caso, impostas por força maior.

Aliar uma ferramenta de ensino a distância com um sistema de gestão escolar, por exemplo, pode ser uma solução para agora, mas também para o futuro, com escolas públicas e privadas cada vez mais informatizadas e oferecendo aos seus estudantes maneiras novas de absorver o conhecimento.

Talvez seja essa a melhor hora para investir em uma estrutura que suporte novas tecnologias e permita uma gestão de crise mais tranquila, para agora – e caso necessário, para o futuro. Confira algumas ferramentas que podem ajudar na gestão escolar, mesmo que de maneira remota, com benefícios a longo prazo, que irão perdurar mesmo depois, quando tudo começar a voltar ao ritmo normal.

Sistema de ensino híbrido: presencial e EAD

A escola não precisa e nem deve adotar unicamente um sistema de ensino a distância, principalmente as instituições destinadas aos mais jovens, que tem na socialização e na convivência importantes aprendizados.

Mas assim como universidades já vêm usando 100% o sistema de ensino a distância, para graduações e pós-graduações, as escolas de Ensino Infantil, Fundamental e Médio podem usar das vantagens desta modalidade para oferecer aos seus alunos o acesso a aulas extra, cursos de idioma, palestras, exibição de vídeos, entre muitas outras atividades que podem ser realizadas de maneira remota.

Como realizar reuniões ou aulas remotas

Em algumas ocasiões, de fato, é importante que todos os profissionais estejam presentes fisicamente em reuniões escolares. Mas já é possível notar como muitos assuntos podem ser tranquilamente tratados por conferências online. As ferramentas para a realização de encontros na web são inúmeras, algumas delas são Google Hangouts, Zoom, Microsoft Teams, Skype, entre outras.

Recentemente o Google liberou o Hangouts para a realização de reuniões com até 250 pessoas. É possível dar uma aula online ao vivo, promover um debate sobre um tema relevante entre os alunos do Ensino Médio ou pré-vestibular ou mesmo indicar uma interação mais lúdica entre as mães e crianças dos ensinos Infantil e Fundamental. A criatividade também será essencial nesse momento!

Terminal Web para pais e alunos

A escola pode configurar as informações que serão exibidas no Terminal Web da instituição, dentre elas, exibição de avisos, consulta à situação financeira, impressão de boletos, arquivos de aulas e muito mais.

Ferramenta Professor

Lançar notas, frequência, disponibilizar materiais para os alunos, entre outras informações da rotina escolar podem ser lançadas no sistema por qualquer dispositivo com acesso à internet. Não é necessário estar na instituição, ou mesmo repassar essa tarefa para que a secretaria faça o lançamento. Com a configuração do perfil na ferramenta Professor, os próprios educadores têm acesso ao sistema para lançar as informações de maneira simples e ágil.

Agenda digital e quadro de horário automatizado

Agenda Edu e Untis, respectivamente, são as soluções parceiras e indicadas pelo SophiA para implantar a agenda digital e o quadro de horário automatizado nas escolas, ambas são 100% integradas ao SophiA Gestão Escolar. Saiba mais sobre essas ferramentas clicando nos links abaixo:

Agenda Edu é o aplicativo oficial do SophiA Gestão Escolar

Como automatizar a criação da grade de aulas

Agora que já vimos algumas das muitas vantagens de adotar um sistema de gestão, como o SophiA Gestão Escolar, que tal entrar em contato com nossa equipe para saber mais sobre essa solução? Acesse e tire suas dúvidas.

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.