Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog

Fortaleça o gestor escolar e o gestor da biblioteca

Esse profissional é uma chave para compartilhar motivação e conquistar resultados melhores

A gestão de todos os processos que envolvem o bom funcionamento de uma escola ou de uma biblioteca está acima de um importante pilar: o gestor. Uma peça-chave da sua instituição, esse profissional irá compartilhar ânimo e dedicação com os demais membros do time, cuidando dos processos para que metas sejam cumpridas com bom desempenho. Mas para isso, ele precisa receber incentivo, ser fortalecido pelos seus superiores.

Veja abaixo alguns pontos para avaliar se você quer fortalecer o gestor escolar e o gestor da biblioteca em sua instituição.

Comunicação

Você pode começar por comunicar a todos porque a posição de gestor é importante e essencial para a instituição. Esse profissional está diretamente ligado ao alcance de bons resultados dos indicadores de cada área. Por isso, invista em peças impressas e digitais, como cartazes e posts para divulgar nos canais internos, realmente explicando a finalidade do gestor: garantir que os objetivos e metas sejam atingidos, otimizando processos e facilitando a integração e interação dos times.

Esclareça que o gestor não é o mesmo que gerente. Este último tem foco no administrativo, já o gestor atua diretamente nas equipes, garantindo sua proximidade. Com a interação fluindo entre os colaboradores, ele garante processos mais eficientes. Basicamente, o gestor irá garantir que o planeamento estratégico traçado pelo gerente seja implementado pelo time de maneira harmônica, com processos que facilitam o dia a dia.

Desenvolvimento

É claro que, para ser um bom gestor, será preciso uma vasta bagagem técnica e teórica. Cabe à direção da instituição investir no desenvolvimento das habilidades deste funcionário, incentivando a realização de cursos de graduação e pós graduação, ou cursos livres no segmento. O gestor deve sempre estar em busca de novos conhecimentos e atualizações para lidar com o time e entender os melhores processos. Esse incentivo à evolução profissional do gestor deve vir de fora – suportada pela diretoria da instituição -, mas também de dentro. É o que vamos entender no próximo tópico.

Automotivação

O gestor precisa manter-se motivado, já que seu trabalho consiste também em compartilhar motivação com o time. Mas, a sua fonte de motivação não pode ser apenas externa. Na seleção de um gestor, então, é preciso levar em conta que uma das habilidades deste profissional precisa ser a capacidade de automotivação.

Ferramentas

Para exercer melhor o seu papel dentro da instituição, o gestor irá precisar de ferramentas que auxiliem no bom funcionamento dos processos. No caso das escolas e bibliotecas, será essencial a adoção de um sistema de gestão que integre as informações e torne-as acessíveis para todo o time. O SophiA Gestão Escolar, o SophiA Biblioteca e o Philos são os softwares de gestão ideias para dar suporte aos gestores em suas tarefas nas escolas e bibliotecas.

Você pode saber mais sobre eles acessando as páginas destes produtos em nosso site – basta clicar nos nomes dos sistemas acima – ou falando com nossa equipe: www.sophia.com.br/contato. 

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.