Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog

Gestão escolar: Quem são os responsáveis e como eles atuam

Para alcançar uma gestão escolar eficaz, as instituições de ensino precisam ter uma equipe multidisciplinar, que trabalha focada nas melhorias para a comunidade.

A gestão escolar envolve uma série de atividades diárias que, juntas, ajudam a garantir um ensino de excelência para os alunos, além de uma estrutura adequada para que eles possam se desenvolver de maneira saudável. Neste panorama, o papel do diretor é o que acaba ganhando maior destaque. No entanto, para que essa gestão escolar seja eficaz, as instituições de ensino precisam ter uma equipe gestora bem preparada, experiente e com profissionais multidisciplinares.

Cada membro do time possui funções e incumbências que são fundamentais para o progresso das instituições de ensino e dos alunos. Essas tarefas podem ser de cunho pedagógico, administrativo e financeiro. 

Na sequência deste artigo, vamos apresentar quem são os responsáveis pela gestão escolar e como eles atuam diariamente para garantir um ensino de ponta e uma estrutura diferenciada para toda a comunidade escolar.

Confira!

Quem compõe a gestão escolar?

Como mencionado no início, a gestão escolar envolve uma série de profissionais que desenvolvem um trabalho em conjunto e em prol dos alunos e da instituição de ensino. Cada membro dessa equipe tem um papel estratégico e desempenha funções essenciais para o funcionamento e progresso do colégio.

Vamos apresentar a seguir os cargos fundamentais para uma gestão escolar completa e assertiva:

Diretor escolar

A função do diretor é, talvez, a mais conhecida por todos. Responsável por gerenciar toda a administração da instituição de ensino, esse profissional foca o seu trabalho em ações que ajudam a garantir um aprendizado significativo dos alunos a partir de uma educação de excelência, com uma equipe de professores qualificados.

Na gestão escolar, o diretor também se apresenta como o responsável por atividades administrativas e financeiras, além de ser o supervisor do Projeto Político-Pedagógico (PPP) adotado pela instituição. Por ser o centro da gestão escolar, o diretor também cuida da sua equipe, auxilia na organização de eventos escolares e promove atividades que ajudam a envolver a comunidade escolar na rotina do colégio.

Vice-diretor

Algumas instituições de ensino contam com o cargo de vice-diretor. Esse profissional atua como braço-direito do diretor em questões pedagógicas e administrativas.O vice-diretor também é responsável por tomadas de decisões importantes e acaba sendo um elo fundamental entre o diretor e o corpo docente.

Coordenador pedagógico

Para os professores, a parceria com o coordenador pedagógico na gestão escolar é fundamental. Isso porque esse profissional é responsável por compreender os pontos fortes e fracos apresentados pela instituição de ensino, acompanhar o PPP, cuidar da formação continuada do corpo docente e analisar o nível de aprendizagem dos alunos.  O coordenador pedagógico também é bastante presente na rotina dos pais, seja em reuniões ou eventos pedagógicos.

Orientador educacional

Muitas instituições de ensino possuem em suas equipes de gestão escolar o profissional que atua como orientador educacional. Responsável pela mediação, o orientador auxilia diretamente na articulação entre alunos, professores e pais, contribuindo para o desenvolvimento integral do estudante e aprimoramento do desempenho de todos os que estão inseridos no processo de ensino-aprendizagem.

Quem mais participa dessa gestão? 

Vimos que a gestão escolar é realizada de forma multidisciplinar, com profissionais qualificados e que atuam focados na formação integral dos alunos, contemplando também toda a comunidade escolar. Mas, será que somente os diretores e vice-diretores, coordenadores e orientadores é que são os responsáveis pela gestão escolar?

Indiretamente, pais e alunos também atuam na gestão escolar. Por estarem inseridos na comunidade e serem bastante impactados por tudo o que é definido pelos profissionais, estudantes e seus familiares, muitas vezes, ganham espaço para participar de decisões estratégicas, que envolvem melhorias focadas no grupo.

Por isso, é comum que as instituições de ensino criem grupos de debate com pais e também promovam reuniões e outros eventos nos quais a comunidade consiga acompanhar de perto os trabalhos realizados pelos gestores. 

Pensar no melhor para os alunos e suas famílias, portanto, também é uma das principais tarefas da gestão escolar. Sendo assim, adotar um software como o SophiA Gestão Escolar é essencial para melhorar a comunicação entre as partes, dinamizar a interação com os alunos e otimizar processos administrativos e financeiros que estão diretamente ligados à comunidade escolar. 

Se você gostou do conteúdo e quer conhecer um pouco mais sobre as funcionalidades do SophiA Gestão Escolar, clique aqui e agende uma conversa sem compromisso com um de nossos consultores especializados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.