Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 08 OUT 2019 - 17H33

11 métricas para escolas que sua instituição deve acompanhar

Conhecer e aplicar as métricas para escolas adequadamente pode fazer a diferença ao garantir o sucesso de sua instituição de ensino.

As métricas para escolas têm um papel fundamental na hora de garantir o sucesso de sua instituição. Por meio delas, é possível entender se as suas estratégias para garantir novas matrículas, obter bons índices de aprendizado e o melhor aproveitamento de seus investimentos, entre outros indicadores, estão seguindo de acordo com o esperado.

À medida que você e sua equipe realizam o trabalho necessário para atingir as metas no período, é importante saber seu desempenho ao longo de cada processo.

Para isso, é preciso eleger as métricas para escolas que melhor se alinham com seus objetivos e gerar relatórios regularmente - isso permite fazer o acompanhamento e prever qualquer ajuste necessário para a obtenção dos resultados esperados.

Estes relatórios devem conter informações relevantes para ajudá-lo a responder às seguintes perguntas:

  • Suas estratégias são eficazes?
  • Essas estratégias estão ajudando sua escola a atingir seus objetivos?
  • Quais são os elos mais fortes e fracos do processo?

Entenda melhor o que são as métricas para escolas, como elas funcionam e quais são as mais indicadas para as instituições de ensino com a leitura desse artigo.

O que são as métricas para escolas?

Métricas são números que reportam informações importantes e estratégicas sobre um processo em questão. Eles informam medidas precisas sobre como o processo está funcionando e fornecem uma base para você ou outros especialistas sugerirem melhorias.

No geral, medir resultados analisando apenas uma única métrica não tem se mostrado uma estratégia suficientemente boa. O ideal é apostar em uma combinação de métricas para medir a eficácia do processo aplicado.

E saiba que existem centenas para escolher, porque isso engloba toda a instituição: falamos muito sobre métricas no marketing digital, mas as métricas podem ser aplicadas junto aos alunos, aos recursos, às campanhas de matrículas e até no departamento financeiro.

Para ajudar neste processo, listamos as principais métricas para escolas que você pode começar a acompanhar desde já – confira no próximo tópico.

Métricas para escolas relativas ao ensino:

1. Taxa de Graduação – esta métrica determina o número de alunos que concluíram seus estudos ou receberam um certificado de conclusão dentro do prazo normal. Isso ajuda na criação de uma política para rastrear transferências e repetências fora da curva;

2. Prêmios – esse indicador analisa o número de prêmios concedidos a estudantes e / ou professores e funcionários durante cada ano acadêmico por meio de participações em torneios esportivos e acadêmicos, concursos e do desempenho no ENEM e vestibulares;

3. Taxa de Frequência do Aluno – determinar o número de alunos que alcançaram, digamos, 90% de frequência durante um semestre ou ano acadêmico é essencial para acompanhar se eles serão bem-sucedidos dentro do cronograma previsto por sua escola.

Métricas para escolas relativas ao setor financeiro:

4. Porcentagem de estudantes com bolsa – essa métrica calcula o número de estudantes que recebem algum tipo de assistência financeira e seus impactos dentro do orçamento da instituição;

5. Custo líquido X bruto da mensalidade – esses números examinam o custo para cada aluno em uma determinada linha do tempo escolar (ou seja, um quarto ou semestre) para frequentar a instituição;

6. Custo por aluno – esse indicador aponta todos os custos que uma escola incorre para educar cada aluno. Isso pode incluir manutenção da infraestrutura, salários de professores e funcionários, custos de alguns recursos e muito mais.

Métricas para escolas relativas à tecnologia:

7. Porcentagem de turmas que usam tecnologia – sua escola deve acompanhar qual é a porcentagem de alunos que utiliza as tecnologias ou plataformas on-line que lhes foram fornecidas, a fim de determinar a provisão correta de investimentos para este fim;

8. Porcentagem de administradores que usam a tecnologia – os professores e administradores devem usar as tecnologias que foram fornecidas para lições, projetos ou atividades - e essa métrica deve informar se isso está acontecendo ou não;

9. Chamadas para o departamento técnico por período – este indicador pode funcionar como uma métrica de produtividade para o seu departamento de TI, mostrando quantas chamadas ele atende e quantas (se houver) ficaram sem resposta; que tipo de chamada é aberta e se os recursos estão sendo utilizados corretamente por alunos, professores e demais funcionários.

Métricas para escolas relativas ao planejamento de marketing:

10. Branding voice – essa métrica ajudará você a identificar comentários positivos, neutros ou negativos em relação à sua presença nas mídias sociais;

11. Retorno do investimento (ROI) – embora essa métrica esteja listada na parte de marketing digital, ela pode ser aplicada em todas as áreas que compõem a gestão de sua escola, pois ela determina se seus esforços estão resultando de acordo com as metas estabelecidas. Você e sua equipe podem periodicamente checar os números para determinar o que está funcionando e o que não está e deve ser ajustado.

Métricas para escolas ajudam sua instituição a se destacar da concorrência

A prática de acompanhar as métricas regularmente, mantendo uma visão geral, é uma parte essencial da sua estratégia. Sem esse cuidado, sua escola pode chegar ao fim do período letivo com desperdício de verba, baixos índices de aproveitamento e baixa produtividade.

E contar com um software como o SophiA Gestão Escolar pode ajudar nesta tarefa. Com ele, sua equipe otimiza processos de rotina, garantindo mais eficácia para a gestão pedagógica, acadêmica e financeira da instituição.

Aplicar as métricas para escola em sua instituição fica mais fácil e eficaz com o SophiA Gestão Escolar: clique e peça uma demonstração hoje mesmo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.