Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 29 AGO 2018 - 10H39

3 benefícios do sistema de gestão escolar na rotina do profissional de TI

Parceiro para otimizar as tarefas diárias, o sistema de gestão escolar permite que o profissional de TI se dedique a pontos realmente importantes para o colégio

Com a chegada dos recursos tecnológicos nas instituições de ensino há alguns anos, os profissionais da área de TI ganharam um espaço bastante significativo na parte gerencial e estrutural dos colégios. Por conta disso, a rotina dos colaboradores desta área costuma ser bastante agitada, mas muitas tarefas pontuais podem ser simplificadas quando a instituição adota um bom sistema de gestão escolar.

De forma geral, os profissionais de TI atuam nas escolas de maneira estratégica, ajudando na armazenagem, produção e transmissão de diversos dados fundamentais para a informatização do processo pedagógico e administrativo. Por isso, o número de vezes em que são chamados para resolver questões diversas não para de aumentar.

Para ajudá-los a dar conta desse grande volume de atividades, é importante que o colégio tenha um sistema de gestão escolar que atue como parceiro da equipe. Na sequência deste artigo, listamos 3 benefícios que esse recurso pode proporcionar para os colaboradores de TI. Confira a seguir.

A rotina do profissional de TI dentro da escola

Como mencionado no início, os profissionais de TI realizam uma série de tarefas diariamente, que envolvem desde o gerenciamento de processos estruturais até a resolução de problemas técnicos encontrados em toda a escola, como falhas nos computadores.

Aliás, é importante ressaltar que se essas demandas não forem atendidas a tempo, todo o processo da escola pode ser prejudicado, inclusive a realização de atividades pedagógicas que necessitam da tecnologia. 

Para exemplificar essa importância, vamos considerar que o professor de inglês decida fazer uma videoconferência com uma escola norte-americana para que os estudantes compartilhem informações sobre a cultura dos dois países e, claro, aprimorem o idioma. Se o software de videochamada não estiver funcionando corretamente e a internet não contar com uma boa conexão, essa atividade não poderá ser realizada. 

Por isso, os profissionais de TI ajudam os educadores a prepararem essa parte estrutural. Eles fazem testes e, muitas vezes, acompanham a realização da atividade, dando suporte caso surja algum problema. 

Para tirar a sobrecarga dos colaboradores não é preciso necessariamente contratar novos profissionais para ajudar na área, mas é essencial obter um sistema de gestão escolar de confiança, como mostraremos a seguir.

Os benefícios do sistema de gestão escolar

Vimos que os profissionais de TI são fundamentais para as escolas nos dias de hoje, o que aumenta ainda mais a importância de ter um bom sistema de gestão escolar para atuar como aliado da equipe. Mas, antes de escolher uma plataforma, é importante que os gestores saibam que softwares pouco intuitivos, instáveis e que exigem um acompanhamento técnico contínuo podem acabar sobrecarregando ainda mais a equipe de TI da sua escola, apresentando o efeito contrário.

Para fazer uma escolha assertiva, é importante analisar se o sistema de gestão escolar oferece os 3 benefícios que listamos a seguir.

1. Centralização das informações

Ao adotar um sistema de gestão escolar, todas as informações do colégio são centralizadas na mesma ferramenta. Além disso, é possível criar perfis de acesso para cada colaborador da instituição, evitando ter que liberar acessos toda vez que há a necessidade de pegar informações no sistema.

2. Suporte especializado

Um ponto importante oferecido por um bom sistema de gestão escolar à equipe de TI é o suporte especializado.

Grandes empresas desenvolvedoras de softwares educacionais contam com uma equipe altamente qualificada, que dá suporte durante a implantação da plataforma, esclarece as principais dúvidas dos profissionais de TI e ajuda a otimizar a rotina do departamento, pois auxilia os usuários no dia a  dia.

3. Praticidade no gerenciamento

Uma das principais incumbências dos profissionais de TI é cuidar da infraestrutura tecnológica da escola, que inclui computadores, rede, backups e servidores. Com um bom sistema de gestão escolar, a área de TI não terá que se preocupar com essa parte estrutural, pois a instalação e todo o gerenciamento do software é realizado de maneira simples e prática, não sobrecarregando a agenda da equipe.

Com as tarefas da rotina simplificadas com o sistema de gestão escolar, a equipe de TI poderá focar em questões realmente importantes, mantendo a escola em perfeito funcionamento.

Se você que ter esses e outros benefícios em sua instituição, entre em contato conosco e conheça todas as funcionalidades oferecidas pelo sistema de gestão escolar SophiA, que tem ajudado dezenas de escolas a terem uma área de TI mais eficiente e organizada, refletindo positivamente em todos os demais processos que envolvem as instituições de ensino.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.