Saber como deixar a escola mais atraente é a chave para fazer com que alunos e professores sintam cada vez mais prazer e entusiamo nesse ambiente!
Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 13 FEV 2020 - 16H17

3 dicas de como deixar a escola mais atraente para alunos e professores

Saber como deixar a escola mais atraente é a chave para fazer com que alunos e professores sintam cada vez mais prazer e entusiamo nesse ambiente!

Manter alunos e professores engajados pode ser uma tarefa difícil para qualquer administrador de instituição de ensino. Tarefa essa que pode tornar-se um pouco mais difícil quando o ambiente escolar não é estimulante o suficiente.

Se os alunos não estão prestando atenção, e suas mentes estão vagando, então eles não estão absorvendo nenhuma das informações passadas em sala de aula. E isso pode refletir em seus resultados – atuais e futuros.

Portanto, é essencial descobrir como deixar a escola mais atraente, desafiadora e propícia ao aprendizado - tanto para quem aprende quanto para ensina.

Saiba como garantir isso com as 3 dicas simples e diretas que daremos nesse artigo. Mas, antes, vamos a um ponto importante...

Elementos essenciais para melhorar o ambiente escolar

Fazer da escola um lugar feliz para os alunos é o resultado da melhor combinação entre pessoas, lugares e atividades.

As pessoas-chave são os professores: um sorriso acolhedor e um comportamento carinhoso por parte deles permitirão que cada aluno se sinta seguro e notado, além de ajudar a desenvolver a confiança. 

A atenção ao ambiente também é crucial, e infelizmente algumas escolas estão longe de ter ambientes interessantes, empolgantes e bem organizados.

Uma escola estimulante, com bons recursos tecnológicos, onde o trabalho e as atividades escolares são expostos nas paredes e onde as informações são facilmente visualizadas, cria a impressão de ser alegre, organizada, bem gerida e focada no aprendizado.

Atividades de aprendizado apropriadas e equilibradas, por sua vez, também são importantes. Alunos menores, por exemplo, não têm um longo período de atenção, por isso é importante estruturar muito bem tais atividades e lembrar que cada aluno têm habilidades diferentes.

Dicas de como deixar a escola mais atraente

Garantir um ano letivo mais produtivo também faz parte dos objetivos de quem busca saber como deixar a escola mais atraente, não é mesmo? Afinal, essa busca visa justamente criar um ambiente no qual todos se sintam à vontade e motivados, influenciando direta e positivamente nos resultados individuais e coletivos.

Veja a seguir três dicas importantes nesse sentido:

1) Preze pela apresentação

As escolas são consideradas a segunda casa de seus alunos e funcionários – afinal, boa parte do dia é passada neste local.

E como uma casa que realmente se importa com seus habitantes, sua instituição de ensino deve colocar o bem-estar e o desenvolvimento como prioridade mais alta.

As instalações são uma prova da estabilidade da instituição e da preparação de um ambiente educacional. Portanto, a melhor maneira de torná-las apresentáveis e atraentes para aqueles que frequentam o local é garantir uma boa manutenção, uma boa limpeza e organização.

A manutenção adequada e constante deve ser empregada mesmo durante as férias porque, sem este cuidado, as instalações e outras comodidades da escola podem degradar em qualidade, o que pode gerar custos extras para sua recuperação e normalização.

Invista também em questões que ajudem a tornar o local mais dinâmico e atrativo para os alunos, como um bom playground, bibliotecas modernas e bons recursos tecnológicos – dentro e fora das salas de aulas.

2) Utilize o aprendizado interativo

A adoção de uma abordagem interativa no ensino aumenta a motivação e dá aos professores a possibilidade de tornar o aprendizado muito mais divertido, incentivando os alunos a participarem cada vez mais das aulas.

Uma alternativa, nesse sentido, é aproveitar as possibilidades oferecidas pela tecnologia, sendo interessante que cada escola providencie o acesso a recursos como tablets e lousas interativas. Mas é claro que a interatividade dentro da sala de aula pode, e deve, ser aproveitada também de outras formas, como simplesmente permitindo que os alunos manuseiem os materiais estudados.

É um exemplo simples, mas capaz de surtir bastante efeito.

3) Aposte na tecnologia

A tecnologia acima citada é, de fato, uma das soluções em relação a como deixar a escola mais atraente, então utilize-a sempre que possível: 

- Em vez de manter os professores apenas em frente à sala com aulas expositivas, tente usar projeções 3D ou um monitor interativo e verá que o interesse de todos será automaticamente maior.

- Promova visitas a museus e outros centros culturais de todo o mundo por meio de recursos como o Google Arts & Culture.

Tecnologia deve ser aplicada em todas as áreas do ambiente escolar

Além dos recursos em sala de aula, é importante que as escolas modernizem também as demais áreas da instituição - e o setor administrativo é um deles.

Processos otimizados, mais agilidade no envio de boletos e cobranças de matrículas e controle do estoque escolar são algumas das funções que uma solução tecnológica pode facilitar no dia a dia.

O SophiA Gestão Escolar é uma ferramenta pensada sob medida justamente para escolas como a sua: com ele você irá otimizar tarefas administrativas, oferecer mais recursos para professores, pais, responsáveis e alunos, reduzir o tempo de cada tarefa e trazer mais agilidade para todos.

Entre em contato e descubra como o SophiA Gestão Escolar pode ajudar a modernizar e otimizar a rotina, deixando sua escola ainda mais atraente!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.