Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar

3 dicas de como fidelizar os pais dos seus alunos

Para superar o desafio de fidelizar os pais dos seus alunos é preciso se aproximar das famílias e oferecer a elas recursos que ajudem a dinamizar a comunicação.

Ao criar uma instituição de ensino, os gestores assumem grandes responsabilidades com os alunos e seus pais. Além do compromisso de oferecer uma educação de excelência para crianças e jovens, as escolas precisam se apresentar como parceiras das famílias no longo e desafiador processo de formação integral do estudante.

Essa parceria é essencial para fidelizar os pais dos seus alunos, já que o número de instituições de ensino de ponta não para de crescer no Brasil. De acordo com dados divulgados pelo Censo Escolar, em 2016 o país contava com cerca de 186,1 mil escolas em atividade de educação básica com matrículas de escolarização.

Com essa informação é possível perceber o quanto é preciso se destacar dos concorrentes, afinal ao menor sinal de insatisfação os pais podem mudar seus filhos de escola. Continue a leitura desse post para saber como evitar esse problema.

O que fazer para fidelizar os pais dos seus alunos

O desafio de apresentar diferenciais que possam destacar a sua instituição de ensino, portanto, é real. É importante ressaltar ainda que não basta somente priorizar a educação de qualidade, mas também saber incluir a família nesse importante processo. 

Se você está em busca de ideias para aprimorar a sua gestão escolar, conseguindo fidelizar os pais dos seus alunos, recomendamos que confira a seguir nossas 3 dicas para alcançar esse objetivo:

1. Permita o acompanhamento da rotina escolar

Sabemos que os pais possuem uma rotina bastante agitada que inclui trabalho, estudos e cuidados com a família. Por isso, é comum eles não terem muito tempo disponível para visitar a escola dos filhos, mas esse não pode ser um pretexto para a sua instituição de ensino deixar de promover ações com o objetivo de fidelizar todos eles.

Para que as famílias consigam enxergar todos os benefícios que a sua gestão escolar traz para a educação das crianças e jovens, é preciso que os pais acompanhem esse processo. Eventos diversos, incluindo feiras e reuniões, são ótimas oportunidades para apresentar um pouco do trabalho realizado pela instituição.

Por conta da correria, a dica é que sejam realizados aos finais de semana ou mesmo após o horário comercial, assim as chances dos pais dos seus alunos participarem são muito maiores.

2. Mantenha a escola receptiva e aberta para a família

Vimos que é importante convidar os pais para os eventos escolares, pois assim eles podem verificar de perto o trabalho que a instituição está fazendo para educar os seus filhos. Esse é um passo importante para fidelizar as famílias, mas é necessário incluir outros complementos nesta relação.

Uma dica é deixar a escola aberta e receptiva, isto é: sempre que os pais precisarem de uma orientação relacionada à educação e comportamento do filho, poderão procurar pela instituição de ensino e conversar com especialistas, como psicólogos e pedagogos.

Além disso, boas escolas que visam fidelizar os pais também realizam encontros com educadores renomados para debater os desafios da formação dos alunos. Essa troca ajuda a estreitar o relacionamento entre as famílias e a instituição, estabelecendo um vínculo de confiança que é fundamental para a fidelização.

3. Priorize a boa comunicação para fidelizar os pais dos seus alunos

O processo de fidelizar os pais dos seus alunos exige que a sua instituição pense em cada detalhe da interação a ser feita. Como mencionado no início, é bastante complicado para os pais acompanharem de perto a vida escolar dos filhos, por isso é fundamental que as escolas tenham uma comunicação clara e eficiente com as famílias.

O uso de recursos tecnológicos é imprescindível para aprimorar e facilitar essa comunicação entre os pais e as instituições de ensino, que podem contar com softwares de gestão escolar como seus aliados, uma vez que estes oferecem módulos específicos para o relacionamento entre todas as partes do processo de aprendizado, incluindo os alunos.

Para dinamizar a troca constante de informações entre pais e educadores, softwares como o SophiA Gestão Escolar contam também com aplicativos móveis que possuem diversas funcionalidades, como:

•Apresentação de todas as notas do aluno, agrupadas pela divisão anual escolhida pela escola (bimestral ou trimestral);

•Calendário escolar completo com todos os eventos escolares, desde provas e reuniões de pais e mestres até excursões, feiras e competições que os estudantes irão participar;

•Alertas de ocorrências sobre o comportamento do aluno, atrasos ou incidentes;

•Visualização de arquivos e links disponibilizados pelos professores com conteúdos relativos às aulas ministradas;

•Acesso à ficha financeira do aluno e visualização de boletos.

Esse dinamismo na comunicação é fundamental para fidelizar os pais dos seus alunos, pois eles perceberão que se trata de uma instituição de vanguarda que valoriza a educação dos filhos e a participação das famílias neste importante processo.

Se você gostou das 3 dicas que apresentamos neste artigo, te convidamos para ampliar ainda mais os seus conhecimentos sobre o assunto, baixando o nosso guia completo Otimize a comunicação com os pais dos seus alunos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Ligamos para você

Menu
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.